| Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Ouça este conteúdo

Após cinco meses abaixo da média brasileira, o índice da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Paraná voltou a superar o indicador nacional. O levantamento é feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

CARREGANDO :)

Com 109,3 pontos, o ICF paranaense teve aumento de 4% em janeiro na comparação com dezembro. A pontuação nacional ficou em 105,9 pontos, com queda de 0,5% na variação mensal.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

Publicidade

Os fatores que mais contribuíram para essa elevação no estado foram Perspectiva de Consumo (9,7%), Perspectiva Profissional (8,8%) e Momento para Duráveis (7,9%). Os demais aspectos avaliados na pesquisa também tiveram aumento, ainda que moderado: Nível de Consumo Atual (3,2%), Emprego Atual (1,1%), Renda Atual (0,9%) e Acesso ao crédito (0,8%).

O indicador teve a maior alta mensal nas famílias com renda até dez salários mínimos, entre as quais ficou em 107,8 pontos, com aumento de 4,2% na comparação com dezembro. Já entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, a pontuação é de 116 pontos, com crescimento mensal de 3,4%.