Após cinco meses abaixo da média brasileira, o índice da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Paraná voltou a superar o indicador nacional. O levantamento é feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
Com 109,3 pontos, o ICF paranaense teve aumento de 4% em janeiro na comparação com dezembro. A pontuação nacional ficou em 105,9 pontos, com queda de 0,5% na variação mensal.
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Os fatores que mais contribuíram para essa elevação no estado foram Perspectiva de Consumo (9,7%), Perspectiva Profissional (8,8%) e Momento para Duráveis (7,9%). Os demais aspectos avaliados na pesquisa também tiveram aumento, ainda que moderado: Nível de Consumo Atual (3,2%), Emprego Atual (1,1%), Renda Atual (0,9%) e Acesso ao crédito (0,8%).
O indicador teve a maior alta mensal nas famílias com renda até dez salários mínimos, entre as quais ficou em 107,8 pontos, com aumento de 4,2% na comparação com dezembro. Já entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, a pontuação é de 116 pontos, com crescimento mensal de 3,4%.
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