• Carregando...
Paraná é o estado da região Sul que mais utiliza cartões de dupla função
| Foto: Divulgação

O número de empresas usando o mesmo plástico para benefícios e gastos corporativos cresceu dez vezes entre janeiro e dezembro de 2023, segundo levantamento realizado pela Flash, plataforma de gestão da jornada de trabalho, com mais de 29 mil clientes ativos. O percentual de empresas que usam o cartão de dupla função na região Sul é de 20%, ficando atrás somente do Sudeste. Dentro deste universo, 44% das empresas estão no estado do Paraná.

Na análise por setores da região Sul, 53,70% são do segmento de Serviços, seguida por Indústria com 27,78%, Comércio 12,96% e Construção Civil 5,56%.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

A tendência ganha força com a retomada das reuniões presenciais, dos almoços de negócios e das viagens corporativas e resolve o gap de profissionais que não possuem cartões corporativos — embora 88% das empresas utilizem a modalidade, por dificuldades de gestão e questões de compliance, esses cartões costumam ficar concentrados nas mãos de poucos funcionários.

Com a tecnologia de dupla funcionalidade, aqueles que não possuem cartão de crédito corporativo podem usar o mesmo plástico do vale-alimentação para pagar deslocamentos, encontros com clientes e diárias de hotel, por exemplo. Além de desonerar os trabalhadores, eliminando o pesadelo dos reembolsos corporativos, a solução resolve fraudes na prestação de contas e elimina o risco de um eventual adiantamento ser reconhecido como salário.

“Nem todos os profissionais precisam de um cartão corporativo no seu dia a dia de trabalho. Porém, há muitas situações pontuais em que é necessário realizar gastos pela empresa. Nestes casos, basta os gestores ativarem a função de cartão corporativo no cartão de benefícios que o empregado já possui. Isso significa menos processos burocráticos para a companhia e também para o colaborador”, explica o diretor-geral da unidade de negócios de gestão de despesas da Flash, Aldo Caterina.

Como o cartão funciona no modo pré-pago e é integrado ao SaaS de gestão de despesas, todos os dados, tanto de benefícios quanto de gastos corporativos, ficam disponíveis no app da Flash. “Fizemos uma pesquisa recentemente que mostrou que 76% das empresas no país consideram complexo gerir as despesas internas. Os principais motivos são ‘dados imprecisos’ (39%), ‘falta de conscientização dos departamentos sobre seus gastos’ (37%), ‘ausência de números estratégicos’ (33%) e ‘informações dispersas’ (30%). Um cartão inteligente resolve todas essas questões”, pontua o executivo.

Tendência entre PMEs

Em 2023, as pequenas e médias empresas representaram cerca de 86% do volume de empresas que utilizaram o cartão de dupla função. Mesmo com a prevalência entre PMEs, 14% das organizações que utilizam o cartão já são de grande porte (com mais de 1.000 funcionários).

Na visão de Caterina, a expansão da tecnologia será rápida. Isso porque, as organizações colocam o cartão de benefícios na mão de 100% de seus funcionários, mas apenas um quinto delas ativam hoje a função de cartão corporativo. “Nossa expectativa é que cerca de 10 mil empresas de todos os portes passem a utilizar o plástico de dupla função até o final de 2024”, diz.

Os setores que mais utilizam o cartão de dupla função hoje são os de serviços e comércio, com 30% da base. Além disso, 70% das empresas estão localizadas nas regiões Sudeste e Sul, enquanto os outros 30% estão no Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]