• Carregando...
Tilápia
Indústria da Copacol, no Paraná, uma das cooperativas produtoras de tilápia| Foto: Jonathan Campos/Aen

Com mais do que o dobro da produção do segundo colocado, o Paraná não só lidera o ranking dos peixes de cultivo como cada vez mais se firma como um case de sucesso na piscicultura. No Anuário Peixe BR 2020, um levantamento da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), divulgado nesta segunda-feira (22), o estado foi novamente o grande destaque no país, com uma produção de 172 mil toneladas no ano passado; enquanto São Paulo, vice-líder, produziu 74,6 mil toneladas.

Para Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR, o segredo do estado é a concessão mais rápida de licenciamentos ambientais. Assim como um produtor agropecuário, o piscicultor precisa de documentação para poder usar suas águas, mitigando impactos ecológicos. "O modelo do Paraná é vitorioso, por isso os outros estados e empresários estão se voltando para esse modelo", diz.

"O estado fez uma política, com apoio dos órgãos agrários, para a legalização dos produtores", destaca o presidente. O anuário aponta que, desde 2019, o licenciamento para tanques em pequenas e médias propriedades "estão menos burocráticos". Isso é importante porque, de acordo com Medeiros, "exste disponibilidade de recursos [linhas de financiamento, por exemplo] para a aquicultura, mas tem que ter licenciamento [para que a verba seja liberada]".

Em 2019, por exemplo, o Paraná foi responsável por mais de 30% de todo o custeio federal destinado à atividade; em 2020, esse porcentual subiu para mais de 50%, de acordo com números da Peixe BR. O estado captou R$ 152 milhões para custeio e mais R$ 29 milhões para investimentos no ano passado, segundo o Banco Central.

Com mais dinheiro no bolso, produtores do estado puderam investir em integração. Segundo Medeiros, a tradição cooperativista do estado ajudou a aproximar o produtor de peixes das cooperativas e agroindústrias, o que profissionalizou o Paraná como nenhuma outra unidade da federação no país. "Enquanto no resto do Brasil o pequeno produtor queria a ajuda do governo, o paranaense não queria saber. Queria saber de indústria para parceria ou integração", destaca o presidente da Peixe BR.

Tais características têm refletido em crescimentos constantes da produção paranaense, que é puxada principalmente pela tilápia -- o principal peixe de cultivo no país. Só desta espécie, foram 166 mil toneladas produzidas nos tanques do estado em 2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]