• Carregando...
Painéis fotovoltaicos da primeira usina solar flutuante instalada no Paraná
| Foto: Divulgação

O centro de ciência e tecnologia Lactec e a empresa de energia Elejor, controlada pela Copel, inauguraram no Paraná a primeira usina solar flutuante da Região Sul.

A estrutura, desenvolvida por meio de um projeto que integra o Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi instalada no reservatório da Usina Hidrelétrica Santa Clara, entre os municípios de Candói e Pinhão, no Sudoeste do Paraná. A energia gerada ali é usada pela própria hidrelétrica.

Chamada de Ilha Solar Flutuante, ela conta com 276 módulos fotovoltaicos, instalados sobre uma estrutura metálica flutuante que ocupa uma área de 1,1 mil metros quadrados. A estrutura está ancorada a aproximadamente 250 metros da margem da represa. A potência instalada é de 100,7 quilowatts-pico (kWp).

Para ser usada, a corrente elétrica é convertida de contínua para alternada em um eletrocentro instalado em solo, ao qual a usina é conectada. Com isso, entrega energia a uma rede de média tensão de 34,5 quilovolts (kV).

De acordo com os pesquisadores envolvidos no projeto, um dos principais desafios - e também uma das principais contribuições - foi criar um mecanismo dinâmico de ancoragem que permitisse que a usina acompanhasse as oscilações do nível de água. Eles afirmam ainda que usinas solares flutuantes têm vantagens em relação às instalações em terra. Elas, por exemplo, não usam áreas que poderiam ser destinadas a outros fins, dispensam investimentos em aquisição e adequação do terreno, e são mais seguras contra furtos e vandalismos.

Além da unidade recém-instalada no estado, há outras usinas solares flutuantes no país. A primeira fica na Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no interior da Bahia, e a segunda, em uma fazenda em Cristalina, no estado de Goiás.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]