A Cativa tem, atualmente, 136 produtos – entre a linha de maquiagem, cabelo, corpo e banho, entre outros – cinco lojas e 600 pontos de venda pelo Brasil.| Foto: Priscilla Fiedler.

A manauara Rose Bezecry é o que podemos chamar de "empreendedora raíz". Ela começou o negócio próprio do zero, há onze anos, sem expertise comercial ou cursos na área, sem coaching, na cara e na coragem. Usou o faro de quem acredita no que está fazendo e com muita dedicação, organização e foco, criou a primeira rede de lojas brasileira a comercializar cosméticos com insumos orgânicos rastreados. E a unidade de estreia da companhia não abriu em Manaus, não. Foi em Curitiba e no Mercado Municipal - onde existe até hoje.

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"Sou socióloga por formação e não sabia vender um palito sequer", contou Rose ao Paraná S/A. Meio ao acaso, meio não, a história da Cativa Natureza envolve sorte e oportunidade. É que a ex-servidora pública federal veio a capital paranaense à trabalho e, ao tomar café da manhã no hotel e ler o jornal, deu de cara com um edital que abria um leque de possibilidades frente aos produtos que vende hoje. Resolveu abandonar uma carreira certa, porém que não andava fazendo-a feliz, por algo incerto, mas que ela poderia colocar toda a vontade de transformar. "Viver verdade", nas palavras dela.

Assim, entre frutas e verduras, enquanto o setor de orgânicos do Mercado não abria, ela conquistou o primeiro espaço comercial, vendendo, no começo, óleos essenciais. Depois, sabonetes e argilas. E só cresceu. A Cativa tem, atualmente, 136 produtos - entre a linha de maquiagem, cabelo, corpo e banho, entre outros - cinco lojas e 600 pontos de venda pelo Brasil. A marca busca difundir o conceito de cosméticos livres de substâncias agressoras à saúde e ao meio ambiente e não utiliza espécies de frutas e flores em extinção. Também não utiliza testes em animais. É uma marca vegana.

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Reconhecimento

Recentemente, a marca de Rose recebeu o Prêmio Sebrae Empresas de Alta Performance. O título destaca os critérios de gestão, inovação, crescimento de mercado e resultados econômicos, o que faz a empresária querer ainda mais. Sobre o Prêmio, ela conta orgulhosa que deve o feito a uma somatória de fatores: um gerenciamento de todos os processos, um propósito, ajuda da tecnologia para o acompanhamento de dados de crescimento e uma equipe multiprofissional e engajada. "Grandes empresas já quiseram comprar a minha pequena. Mas enquanto eu conseguir crescer, levando o meu produto a um público ainda maior, sigo", declarou.

O público da Cativa, segundo a empresária, é da classe A e B. Também pessoas alérgicas, como celíacos. "Meu público é aquele já tem uma consciência sustentável e procura pelos meus produtos", disse. Em Curitiba, além da sede, há também uma unidade no Park Shopping Barigui. Rose também tem uma loja móvel que percorre as feiras orgânicas da cidade.