Empresários que desejam planejar ações para seus negócios com base no comportamento dos consumidores e do mercado podem recorrer ao Guia de Tendências 2022-2023, lançado este mês pelo Sebrae-PR.
Voltado principalmente para micro e pequenos empreendedores, o guia tem como tema as transformações do mercado em “Tempos pandêmicos e a previsão pós-pandemia”.
O conteúdo é dividido em dois blocos principais: um que fala sobre comportamento e consumo, abordando hábitos, mentalidades e motivações do público consumidor, e outro focado em mercado e gestão, que trata de cenários, soluções e novos padrões para os negócios.
Em cada segmento foram elencadas macro e microtendências. Ao todo, são apresentadas nove macro e mais de 40 microtendências, além de explicações sobre o contexto em que vivemos e os elementos que o compõem, como a convivência de gerações, a digitalização da informação, a preocupação com saúde mental, etc.
O Guia de Tendências 2022-2023 pode ser baixado ou acessado por navegadores. Na versão on-line, ele é mais detalhado e conta com recursos como a categorização das tendências em coleções e uma ferramenta para planejar a aplicação das tendências no negócio.
-
Ato de Bolsonaro no Rio reforça reação à censura e busca união da direita nas urnas
-
Entenda o papel da comissão do Congresso dos EUA que revelou os pedidos sigilosos de Moraes
-
PF usou VPN para monitorar publicações de Rodrigo Constantino no exterior
-
Brasileiro é o maior pagador de impostos do Paraguai: “É fácil de entender e mais barato”
Brasileiro é o maior pagador de impostos do Paraguai: “É fácil de entender e mais barato”
Meta fiscal mais frouxa do governo Lula piora expectativas e mercado joga juros para cima
Rebaixamento da meta aumenta desconfiança sobre as contas do governo Lula
Incertezas do Brasil fazem exportador deixar dólar no exterior e elevam pressão sobre câmbio