• Carregando...
Mistério evolutivo
| Foto:
David Reich/Reuters

O molar ao lado pertenceu a uma garota humana primitiva que viveu há 30 mil anos, de acordo com cientistas americanos que analisaram o DNA do dente e de um osso de dedo mínimo descobertos na caverna Denisova, na Sibéria. A descoberta, que recebeu destaque da Deutsche-Welle, surpreende porque há evidências de que a espécie teve descendentes com ancestrais dos atuais habitantes da Melanésia. Uma novidade, visto que não havia indícios de que os “denisovanos” mantiveram relações com os ancestrais das populações que hoje vivem na Eurásia. A pesquisa foi publicada na revista Nature, e os cientistas estão convencidos tratar-se de forma separada de humano extinto, e não do mesmo neandertal encontrado na Alemanha. Os estudos, feitos pelo instituto Max Planck, indicam que de 4% a 6% do material genético do atuais habitantes da Melanésia é comum ao do Homem de Denisova.

O novo revisitado

O mundo tecnológico vem evoluindo mais rápido do que os bolsos ou gostos dos consumidores podem acompanhar. A novidade agora, segundo o site do The New York Times, é “vestir” os novos aparelhos com um visual mais retrô. Entre os lançamentos encontrados hoje no mercado, pode-se comprar um notebook que se parece com uma máquina de escrever ou mesmo um aparelho de som estéreo de última geração com cara daqueles gabinetes antigos da década de 1950 e 1960. Em suma, os designers vêm mudando a aparência de seus projetos para agradar à onda nostálgica que parece ter assolado os consumidores mais “antenados”.

Internet pela Tevê

No site do jornal argentino Clarín, onde usualmente o internauta encontra enquetes e pesquisas de opinião relevantes, a pergunta da semana é a seguinte: Você estaria disposto a pagar por um equipamento que navegue pela internet a partir de seu televisor?

Até agora, 52% dos argentinos que responderam à enquete são contrários à cobrança. E qual a sua opinião? Envie seu comentário: mundo@gazetadopovo.com.br.

10 anos em 85 segundos

Robyn Beck/AFP

Outra nota no site do Clarín tem despertado bastante a atenção dos internautas. Um inglês teve a ideia de retratar sua família – quase diariamente – por 10 anos. Desde o começo da vida da pequena Natalie Starting, o pai fotografou sua filha. Juntando as quase 3.000 imagens registradas nesse período, o pai da garota fez um vídeo de 85 segundos que hoje é um dos maiores sucessos do YouTube. O vídeo que mostra a evolução e o crescimento da pequena já foi assistido quatro milhões de vezes no site do serviço.

No Twitter

“A descoberta de um campo de gás em Neuquén garante uma reserva de 50 anos e nos permitirá substituir as importações do produto.”
Cristina Fernández Kirchner, presidente da Argentina, sobre a recém-descoberta reserva de gás na região da Patagônia.
@CFKArgentina

“Somos uma nação que acredita que todos são iguais. Esses são os ideais que afirmamos hoje.”
Barack Obama, presidente dos EUA, sobre a admissão de gays nas forças armadas do país.
@BarackObama

“Olá, meus candangueiros! Começou a entrega dos presentes para as crianças dos refúgios. Chegou o Menino Jesus.”
Hugo Chávez, presidente da Venezuela, sobre a distribuição de brinquedos e presentes em orfanatos de Caracas.
@chavezcandanga

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]