Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo| Foto:

Tem uma coisa que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula sabe fazer muito bem: estabelecer a sua narrativa da política brasileira. O conto do momento é que o de que ele planeja ser candidato a presidente em 2018 e o juiz Sergio Moro tenta evitar que o PT retorne ao poder.

CARREGANDO :)

Petistas já consideram Lula fora do páreo, mas ele desautorizou seus pares divulgar rumores sobre outro candidato ou sobre uma possível chapa com Ciro Gomes. A ordem é espalhar que Lula é a única opção para a eleição do ano que vem.

Mas Lula não quer ser candidato. Disputar a eleição seria terrível para ele porque nenhum resultado é satisfatório. Se perder, será um vexame. Em 2015, Lula deixou revelar que tem medo de acabar como Brizola na eleição de 1994, que ficou em quarto lugar e perdeu até para Enéas Carneiro. Mesmo se ficar em segundo lugar, será desautorizado pelo povo numa eleição direta.

Publicidade

Se ganhar, pior ainda. Todos os holofotes se virarão para seus escândalos e os do seu partido, que já é uma terra arrasada de presos, processados e acusados de corrupção. Lula viverá mais quatro anos do inferno de demandas populares, crise econômica e delações da Lava Jato. Será uma figura apagada e envergonhada em conferências internacionais. Com pouca força no Congresso, correrá o risco enfrentar processo de um impeachment como Dilma. Não: Lula não quer se candidatar e muito menos ganhar a eleição.

Lula deve torcer, neste momento, para que o Tribunal Regional Federal o livre da pena de prisão mas o mantenha inelegível. Assim poderá desfrutar a aposentadoria em calma e continuar dando discursos inflamados na sede do PT em São Paulo. Dirá que foi vítima de uma conspiração judicial e que o povo brasileiro foi impedido de exercer sua livre escolha e reelegê-lo presidente da República.