i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Crônica

Artistas se reúnem para pedir liberdade de Oswaldo Eustáquio*

  • 28/12/2020 14:11
Manifestantes dão as mãos para cantar “Imagine” na versão de Odair José.
Manifestantes dão as mãos para cantar “Imagine” na versão de Odair José.| Foto: Agência Brasil

*Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.

Foi bonita a festa, pá. Liderados pelos veteranos Caetano Veloso e Chico Buarque, dezenas, não!, centenas, não!, milhares de artistas se reuniram em frente à Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, para pedir a libertação do jornalista, não!, blogueiro, não!, jornalista Oswaldo Eustáquio. “A interdependência da estaquilização e da oswaldilização num prisma de repressão anarcojurídica me preocupa. Ou não”, afirmou Gilberto Gil, para delírio da plateia que, entre os atos, gritava “vem pra rua! Covid não pega ativista!”.

O ato começou tímido, por volta das 18 horas. Só depois das palmas para o pôr-do-sol no Arpoador é que o centro do Rio de Janeiro começou a se encher de camelôs vendendo miçangas para aquela gente compromissada com a democracia e as liberdades individuais – e que sabia de cor a letra de Circuladô de Fulô. De acordo com o Datafolha, às 21 horas o ato reunia 5 mil pessoas. Segundo os organizadores, eram 50 mil.

Querelas matemáticas à parte, o fato é que todos se emocionaram quando Márcia Tiburi subiu ao palco enrolada na bandeira brasileira e puxando o Hino Nacional na versão do Olodum. “Musicalmente horrível, mas politicamente menos horrível”, disse a cantora Zélia Duncan. Depois do Hino, Tiburi encarnou a incansável professora para explicar a todos que o “tecnoturbomachofascismo” também está no centro da decisão que mandou prender Oswaldo Eustáquio por promover “pautas antidemocráticas” – se é que foi por isso mesmo.

Logo em seguida, subiu ao palco o escritor João Paulo Cuenca. “Também eu estou sendo perseguido por pastores evangélicos. Mas por que o STF não vem aqui me prender? Porque eles sabem que estou do lado certo da história, que faço parte dessa esquerda privilegiada, com voz dentro das redações de jornal”, disse ele. No dia seguinte, o discurso de João Paulo Cuenca seria visto como “um marco da autocrítica necessária ao PT”. Já o PCO considerou o discurso “coisa de burguês”.

Os atos pedindo a liberdade de Oswaldo Eustáquio continuaram com artistas de maior ou menor relevância, todos expressando seu compromisso com a democracia, o Estado de Direito e, claro, a liberdade de expressão. “Liberdade de expressão aqui? Ha/ Não existe/ Eu fiz "hoje eu tô feliz" e fiquei triste/ Pois já não posso mais nem sair em paz/ Os fdp confundem artistas com marginais/ Mas eu não sou um marginal/ Isso é um grande erro/ Sou apenas um artista como todo brasileiro/ E o meu erro foi dizer o que não devia/ Acreditei que existia o quê: democracia”, cantou Gabriel o Pensador. Que, infelizmente, saiu do palco vaiado após se recusar a cantar “Lôraburra”, com medo de ser cancelado.

Por volta das 22 horas, um homem usando roupas pretas subiu ao palco, causando desmaios entre a multidão que, segundo os organizadores, já passava de milhão. Era o ex-juiz, ex-ministro e ex-indicável ao STF Sergio Moro. Pela primeira vez na vida, Moro abandonou os cincunlóquios e o juridiquês com sotaque maringaense para dizer com todas as letras que Oswaldo Eustáquio merece a liberdade e que o inquérito secreto do Supremo é, no mínimo, imoral. “E, para reforçar a mensagem, chamo para o palco meu amigo Luiz Inácio Lula da Silva!”, anunciou Moro. Mas era só uma brincadeira.

Por fim, Chico Buarque e Caetano Veloso entraram juntos no palco. Gilberto Gil, que pretendia entoar refrões como “Andá com fé eu vou/ Que a fé não costuma faiá”, infelizmente passou mal no camarim ao comer um churrasco de melancia preparado por sua filha Bela. Preta Gil se ofereceu para substituir o pai, mas os organizadores acharam melhor não. Alguém gritou que era gordofobia e, por alguns minutos, o kissuco de dendê ferveu nos bastidores. Os ânimos se acalmaram depois que Fernanda Montenegro, impostando a voz sempre muito grave, lembrou a todos, recitando um filósofo/poeta qualquer cujo nome me foge agora, que “a liberdade de nossos inimigos políticos é causa mais nobre do que esse negócio de gordofobia aí, tá ligado?”.

Caê foi o primeiro a falar. E falou e falou por duas horas. Contou suas agruras na prisão, reconheceu o caráter antidemocrático da esquerda déliciosamente festiva daquele tempo e afirmou estar aprendendo muito com “esse menino” Jones Manoel, antes de gritar: “Eustáquio Livre!” Já Chico preferiu pegar o violão e simplesmente entoar um “Apesar de você/ Amanhã há de ser outro dia”.

O ato terminou com todos de mãos dadas cantando “Imagine” em português, na versão de Odair José. A multidão se dispersou tranquilamente, cada qual em paz, consultando o Twitter de segundo em segundo e ansioso pela notícia de que Oswaldo Eustáquio finalmente seria libertado. O que, até o fechamento desta edição, não aconteceu.

76 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 76 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • N

    Nely

    01/01/2021 20:04:38

    Parabéns PP, você é genial e só enriquece essa plêiade de ótimos.jornalistas que enriquecem a GP.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Claudia Aragão

      01/01/2021 16:02:44

      É tão preciso que seja a ser cirúrgico ! Parabéns !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Claudio Santos

        01/01/2021 14:07:45

        Tirando 2 ou 3 colunistas esquerdófilos, que nem leio, a GP tem um timaço de craques. Sou assinante novo e aproveito cada centavo da assinatura. Parabéns Polzonoff.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          PTRLC

          01/01/2021 10:59:26

          Sensacional! Conseguiu colocar em seu devido lugar os artistas e pseudo-intelectuais, aliás todos mequetrefes, mas que se acham importantes e famosos, só se for na Esbórnia de Pindorama, porque no plano internacional não passam de pessoas insignificantes.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Antonio Carlos Neves

            31/12/2020 19:30:16

            Caramba, esta Gazeta esta me surpreendendo com seu jornalismo independente e com tipos como Paulo que faz com perfeição essa irônica manifestação da classe artística em defesa da liberdade do jornalista Oswaldo Eustáquio.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Adileia da Silva Azevedo

              30/12/2020 15:45:59

              É conseguir rir de raiva e tristeza!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Eden Lopes Feldman

                30/12/2020 12:34:26

                Como é bom termos a certeza que a inteligência está ao lado da racionalidade. Como é o caso de Polzonoff. Que com sua ironia revela a irrefutável hipocrisia da esquerda. Acho que faltou muita gente nesta "festa" , mas não fará a mínima diferença. Afinal, não se trata de defender um jornalista ou blogueiro, que esteja certo ou errado, mas de uma injusta prisão provocada por uma militância judicial. De um STF que deveria defender a democracia, mas a ofende.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • P

                  Polzonoff

                  30/12/2020 15:05:37

                  Oi, Eden. Obrigado. Seu comentário é muito generoso. Abraço!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                José Maria de Lima

                29/12/2020 23:31:58

                Parabéns muito divertido

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Eudo

                  29/12/2020 22:13:28

                  Polzonoff, mais um texto arrebatador. A fina ironia e a crítica a nossos "artistas " foi no ponto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marta M S Kogut

                    29/12/2020 21:03:08

                    Divertido!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Arnaldo Rubinstein

                      29/12/2020 20:51:59

                      Por mim deixava esse Oswaldo apodrecendo na cadeia. Não é jornalista po rra nenhuma. Não passa de um blogueiro disseminador de fake news. Texto irônico de um direitista bolsominion. Todos farinha do mesmo **** .

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      3 Respostas
                      • P

                        PTRLC

                        01/01/2021 10:50:43

                        Você é um BOÇAL como todo esquerdista, não sabe ler e muito menos interpretar um texto. Você, sua ANTA, foi lido e nem se deu conta do que estava escrito, foi ofender o PR que não tem participação alguma na crônica. Vá encher o seu ânus de rolas num canavial!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • T

                        Teodoro Jacob Winkler

                        30/12/2020 11:22:24

                        Deixar apodrecendo na cadeia sem o devido processo legal? E se fosse você?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luciano Müller

                        30/12/2020 14:21:56

                        Que seja blogueiro disseminador de fake news. Em qual crime se enquadra pra estar preso?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcelo Gurgel

                      29/12/2020 20:29:12

                      Muito divertido, sensacional!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • O

                        Omar Dias

                        29/12/2020 20:28:53

                        Artistas são geralmente como os comunistas: criticam os conservadores e a realidade da qual conhecem muito pouco e sonham com um mundo utópico, do qual não sabem explicar absolutamente nada.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • N

                          Nara

                          29/12/2020 20:20:34

                          Texto delicioso, a mais genial ironia! Aplausos!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • T

                            TIAGO SILVA

                            29/12/2020 20:12:30

                            Queria um pouco do que o PP bebe, cada trip que tah loko. E ainda e pago pra isso, salve salve Bolsominions

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Remulo B Fonseca

                              29/12/2020 19:30:14

                              ...nossos artistas democratas de mão única!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                E.NETO

                                29/12/2020 19:22:49

                                Vamos rindo enquanto o PCChinês não toma conta...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Manoel Cesar Romero

                                  29/12/2020 19:09:51

                                  Churrasco de melancia foi excelente, parabéns, muito bom.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    João Carlos Carvalho

                                    29/12/2020 18:40:42

                                    A hipocrisia e a mentira constantes são estratégias habituais dos esquerdistas ! Nunca vi um esquerdista que falasse a verdade e não fosse hipócrita !

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      André

                                      29/12/2020 17:55:55

                                      É rir para não chorar. Ou não.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        J. MOACIR

                                        29/12/2020 17:50:08

                                        PP , Sensacional ! Você se supera ! Leitor assíduo !

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Mário Niehues de Farias

                                          29/12/2020 16:50:17

                                          Essa é a prova q faltava provando q o Eustáquio é mais um canhoto...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • P

                                            Polzonoff

                                            29/12/2020 17:33:32

                                            Oi, Mário. A prova que faltava para essa teoria era a minha crônica?! Uau. Abraço!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          fekrneiro

                                          29/12/2020 16:30:14

                                          Genial. Tô rindo sem máscara!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Meg Litton

                                            29/12/2020 16:08:07

                                            Seus textos irônicos são inigualáveis!!! Parabéns, Polzonoff!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Edney

                                              29/12/2020 15:16:58

                                              A hipocrisia da classe artística só não é pior do que o silencio cínico da mídia...colaborou com os militares em 64 e agora apoia, colabora e participa ativamente do golpe ora em curso, o dos togados.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marcus Vinicius de Andrade

                                                29/12/2020 15:08:07

                                                Polzonoff, tu és fera! Kkkk

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  elifas theodoro de souza

                                                  29/12/2020 14:40:20

                                                  Muito bom. Hipócritas nojentos ou simplesmente "esquerdalha".

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • B

                                                    BP

                                                    29/12/2020 14:28:43

                                                    Parabéns! Só a existência do "processo do fim do mundo", ilegal, arbitrário, inquisitivo e secreto, conduzido pelo STF com a conivência omissiva e criminosa do Senado, já seria vergonhosa para qualquer jurista ou congressista brasileiro, além de uma verdadeira ameaça à democracia e à população. Perceber que a maior parte da imprensa também é conivente com essa barbaridade, por conveniência política, mesmo quando um jornalista é preso, nos mostra ainda que o "grande idealismo, sério compromisso com a correta apuração dos fatos, cultura de profissionalismo e seriedade, onde todos [os jornalistas] querem fazer a coisa certa" (Cunha Pereira, manifesto da GdP) é apenas uma miragem corporativa.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • B

                                                      BP

                                                      29/12/2020 19:47:17

                                                      Caro Polzonoff, penso que o jornalista Cunha Pereira não manifestou uma crença, mas fez uma afirmação. Dela continuo discordando, apesar de aplaudir os valores mencionados no manifesto e a defesa da pluralidade de ideias no jornal. Cancelei assinaturas no meu Estado e assinei a Gazeta por isso. Jornais ou jornalistas que manipulam permanentemente os fatos não merecem ser lidos e a Gazeta tem mesmo se mostrado diferente neste quesito. Assim, é preciso ler e refletir sobre ideias diferentes, desde que intelectualmente honestas, comentando apenas o que lemos. Seus textos são instigantes e merecem a leitura, concordemos ou não com esse ou aquele pensamento. Obrigado pela atenção!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • P

                                                      Polzonoff

                                                      29/12/2020 15:18:40

                                                      Oi, BmK P, acho que o simples fato de você estar lendo meu texto na Gazeta do Povo contradiz seu argumento de que a crença num jornalismo de qualidade é "miragem corporativa". Abraço e obrigado pela leitura.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • D

                                                    DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                    29/12/2020 14:33:19

                                                    Sou obrigado a contar um fato risível. Estive também no Arpoador no pôr do sol. Fui convidado com outros colegas por uma amiga médica, vegana, para a praia. Não sabia o que significava. Ao redor do lugar, pessoas de mãos dadas, cantando não sei que tipo de música até o momento sublime. Palmas para o deus Sol. Foi um mico, ao redor sentia -se um nauseante cheiro de maconha. Bom, Polzonoff. Isto é o que caracteriza a nossa brilhante esquerda. Liberdade para o Osvaldo!!! Antes que a maconha acabe.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • G

                                                      Gonzaga

                                                      29/12/2020 14:21:19

                                                      Beleza de sátira...pra mim faltou representantes internacionais como Jane Fonda, Roger Waters...kkk

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • H

                                                        Hugo

                                                        29/12/2020 14:15:08

                                                        muito bom !

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Afonso Celso Frega Beraldi

                                                          29/12/2020 13:12:47

                                                          Excelente texto. A esquerdalha pira!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • A

                                                            Adriano

                                                            29/12/2020 12:38:48

                                                            Excelente! hahahaha ;)

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              Marco Bertoldo

                                                              29/12/2020 12:25:14

                                                              Perfeita análise sobre o dever de defender a liberdade de expressão e o sinismo sujo desta guerra fria orquestrada pela social democracia.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              2 Respostas
                                                              • M

                                                                Meg Litton

                                                                29/12/2020 16:13:50

                                                                Cinismo sujo desta guerra fria: realmente...

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • P

                                                                PARREIRAS RODRIGUES

                                                                29/12/2020 14:30:31

                                                                Sinismo é uma nova tendência política? Emanada das torres das catedrais?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • G

                                                              Geraldo F.

                                                              29/12/2020 12:13:20

                                                              A frase do pseudo intelectual adorado pela midia e ex ministro da Cultura Gilberto Gil refete toda a mediocridade do mesmo, diz nada com coisa nenhuma.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • R

                                                                renato mello

                                                                29/12/2020 12:02:11

                                                                Só mesmo você, Polzonoff, para nos fazer rir diante de algo tão triste. Esses Ministros que eram para nós proteger do abuso do Estado são os primeiros a cometerem todo tipo de monstruosidade. Pobre Oswaldo, acho que ele deveria seguir o conselho da Bruna Fraschiola e virar esquerdista de carteirinha. Só assim ele será liberado pelo Alexandre de Morais. Parabéns pelo excelente texto.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • C

                                                                  Carlos

                                                                  29/12/2020 11:41:11

                                                                  Kkkkk..... hipocrisia no dos outros é refresco.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    ANTONIO

                                                                    29/12/2020 11:23:38

                                                                    O cara e um palhaço.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • C

                                                                      Ciro Santos

                                                                      29/12/2020 11:19:39

                                                                      A ironia perfeita para esse caso kafkiano.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.