i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Um texto para ser lido antes que o dono da bola decida acabar com o jogo

  • 23/02/2021 17:36
Orgulhosa e perfeitinha para uns, cheia de arestas para outros, a democracia não pode estar imune a críticas.
Orgulhosa e perfeitinha para uns, cheia de arestas para outros, a democracia não pode estar imune a críticas.| Foto: Pixabay

Criticar a democracia é um esporte que venho praticando há algum tempo. Sou, contudo, atleta amador. Isto é, não pretendo escrever nenhum tratado sobre os defeitos da democracia. Tampouco sou jogador de várzea como Daniel Silveira, o deputado preso que, de acordo com o entendimento inquestionável do ministro Alexandre de Moraes, saía dando botinadas na canela de instituições inatacáveis como o Supremo Tribunal Federal.

Nesse esporte que, mesmo em sua versão mais nobre, educada, ponderada, tranquila e zen, está prestes a cair na clandestinidade, sou um perna-de-pau de inspirações as mais variadas. A começar pelo Jules Rimet da crítica à democracia, Tocqueville, que acompanhou a Revolução Americana temendo ver o recém-nascido governo do povo, pelo povo e para o povo transformado numa ditadura da maioria.

Mas me inspirou também a frase atribuída a Winston Churchill, segundo a qual “a democracia é a pior forma de governo, à exceção de todas as demais”. Sendo bem sincero, nunca engoli direito essa frase. Ela soa como a democracia da primeira metade do século XX tivesse sido o apogeu da Civilização. (E talvez tenha sido). Como se ela fosse imutável e eterna. (Talvez seja). E como se simplesmente tivéssemos desistido de apertar um ou outro parafuso da democracia que temos em mãos, mesmo diante do ruído do motor e de sinais evidentes de um vazamento de óleo. (Talvez tenhamos desistido mesmo).

De qualquer forma, foi a vontade meio infantil de confrontar o clichê do titio Churchill o que me levou, desde jovem, a questionar a superioridade, ou melhor, a suposta infalibilidade de uma forma de governo que nos legou aberrações como Fernando Collor e Lula, sem falar em deputados, senadores, vereadores e membros do Poder Incriticável que eu não sou nem louco de nomear aqui.

Não que eu tenha uma alternativa à democracia. O objetivo das minhas críticas, proferidas em palanques imaginários e em comícios imaginários de mim para mim, nunca foi esse. Até porque tenho louça para lavar. Se fosse, eu estaria agora na academia, redigindo uma tediosa nota de rodapé. Não, essa coisa de ser revolucionário não é a minha. Nunca foi. Como disse, nesse esporte sou atleta amador. Daqueles que ficam na lateral torcendo para a bola nunca chegar até ele. Deus me livre dar um dibre. Deus me livre marcar um gol.

Didi para Mané para Didi para Pelé

As pessoas de bem, aliás, não celebram os gols neste esporte. Golpes e as consequentes tiranias são vistos com desprezo pela torcida. Que, no entanto, tende a admirar as garrinchices daqueles que se perguntam, só pelo prazer de se perguntar, se democracia é mesmo “a pior forma de governo, à exceção de todas as demais”. Pelo simples prazer de pensar, digo.

E é para isso que servem jogadores como Simone Weil, Murray Rothbard e, mais recentemente, já nos acréscimos do século, por assim dizer, Bryan Caplan.

A primeira escreveu um belo livro em que propõe nada menos do que o fim dos partidos políticos. Mas, por favor, fica só entre a gente. Porque, se o Alexandre de Moraes fica sabendo, é capaz de mandar prender a autora e este jornalista mui subversivo aqui. Em “Pela Supressão dos Partidos Políticos”, Weil critica sobretudo a escravização do espírito humano pelo coletivismo rasteiro próprio das agremiações políticas. Se fosse viva, contudo, talvez Weil, depois de uma passadinha pelas redes sociais e depois de se deparar com as hashtags #BolsonaroTemRazão e #Dilmonaro, estendesse sua crítica à democracia representativa como um todo.

Rothbard é mais complicado. Enquanto libertário, digamos que ele não seja fã de nenhuma forma de governo que não uma espécie de anarquia regulada pelas forças mercado. Alguém mais afoito pode dizer até mesmo que as ideias rothbardianas chegam bem perto dos impropérios proferidos por Daniel Silveira. Em “Anatomia do Estado”, por exemplo, Rothbard explica tintim por tintim para que serve uma Suprema Corte: para legitimar o poder de coerção do Estado. Como se vê, nem o velho Murray conseguiu prever que, um dia, num país sulamericano abençoado por Deus e bonito por natureza, a democracia seria subvertida a tal ponto que os legitimadores da coerção se tornassem agentes coercitivos.

Bryan Caplan, por sua vez, e já familiarizado com os aspectos mais contemporâneos da democracia, reforça a imagem da dita-cuja como um mero concurso de popularidade entre pessoas que defendem ideias economicamente equivocadas, mas que fazem uma cosquinha na alma do povão. O povo que não entende, por exemplo, como os preços das commodities são formados. Nem as consequências da emissão de moeda. E por aí vai.

O que mais gosto em Caplan é vê-lo caminhando sempre na beiradinha do abismo, quase propondo um governo controlado por uma espécie de rei-filósofo economicamente esclarecido, capaz de passar por cima da vontade popular simplesmente porque é o certo a fazer. Mas sem nunca, em nenhum momento, se jogar nesse abismo. Para o alívio de você-sabe-quem.

Por vias indiretas, e antes que eu me esqueça, Alan Jacobs, um dos meus preferidos, usa os estudos literários (quem diria que poesia serviria para uma coisa dessas, hein?) para também rir da prepotência com que o Ocidente trata os defeitos e contradições inerentes à democracia. Como se eles pudessem ser resolvidos à moda Alexandre de Moraes. Como se prisão ou essa forma contemporânea de degredo que é ordenar a derrubada das redes sociais de um pobre-diabo fossem capazes de eliminar a sensação incômoda de que há algo de errado (talvez até de muito errado) com a forma de escolhermos nossos líderes.

59 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 59 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    Joxi

    ± 1 minutos

    By-the-way: a foto do garoto no campinho de terra com trave de madeira , pronto para bater o penalty, é impagável. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Joxi

      ± 3 minutos

      Paulo, obrigado por mais esse texto. Adoro "vê-lo caminhando sempre na beiradinha do abismo" do abismo progressista meio assustador, mas nunca caindo nele, ao contrário, resgatando o bom senso com senso de humor que beiram a genialidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Adami

        ± 1 horas

        Democracia é um cheque em branco para "alguém" tomar decisões em nosso lugar. Ideal seria um tipo de governo onde os governantes fossem obrigados a estudar e se especializar para assumir o poder. Igual concurso público. E a cada 6 meses deveriam existir referendos para permitir demitir governantes ruins. #Sonho

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Anna

          ± 7 horas

          Se democracia for isso que nosso país diz que tem, defendido por esses urubús que a gente sabe quem sāo e o que podem fazer, pelamor o que nos resta?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Anna

            ± 7 horas

            Se democracia for isso que nosso país diz que tem, defendido por esses urubús que a gente sabe quem sāo e o que podem fazer, pelamor o que nos resta?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Cético

              ± 23 horas

              Vivemos uma democracia distópica conduzida por todos-sabem-quem, nesse país os super-deus-me-livre de citar o nomes, decidem tudo, opinam sobre tudo, etc. Tudo sabem por intermédio daquele procedimento investigatório que vocês-sabem-qual, mas ninguém nunca viu um único volume sequer. Nós vivemos em constante ameaça, e a constituição, essa é apenas um detalhe deixado de lado. Sobreviveremos?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                EDUARDO

                24/02/2021 19:58:54

                Na lista de aberrações faltou uma inigualável...a dilmanta!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • P

                  Polzonoff

                  24/02/2021 20:29:16

                  Oi, Eduardo. Faltaram muitas. Abraço!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                Joviana Cavaliere Lorentz

                24/02/2021 18:21:05

                Parabéns. Repito aqui Olavo. “São valores que constroem a democracia e a defesa da democracia é a defesa de valores.” Sem valores a democracia é um nada nada admirável.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  MARCO

                  24/02/2021 18:15:12

                  Ótimo artigo. Problema maior não é a forma como escolhemos nossos líderes mas quando os escolhem por nós. O você- sabe - quem do supremo(semelhança total ao Valdemort) tem sido o maior exemplo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • H

                    HENRIQUE ARANTES

                    24/02/2021 18:09:31

                    Como sempre um texto muito bom. Apenas um comentário: concordo q collor, lula e muitos outros são aberrações. Mas ñ acho q sejam resultado de uma forma democrárica de governo. Haver alguns elementos próprios a uma democracia - no caso o voto a cada 4 anos - ñ signifca q haja uma democracia de fato. Democracia é quando o pagador da conta manda no estado, ñ o oposto disso, q é exatamente onde estamos. Qdo o povo tem o poder de admitir e também de demitir quando quiser, aí sim temos uma democracia. O q temos hoje é um feudalismo escravocrata dissimulado e sem regras, já q estas dependem da conveniência dos líderes dessa grande máfia corrupta q protege os seus enqto suga todo o sangue da plebe.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • M

                      Mauricio M

                      ± 23 horas

                      Exato. A democracia exige ferramentas específicas que não temos no Brasil. Voto distrital puro, recall de mandato (inclusive para afastar juízes), confirmação pelos eleitores sobre novas leis que impliquem em aumento de impostos, eleição de delegados e promotores de Justiça e muito mais. Com essas ferramentas teríamos mais chances de edificar uma grande nação.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Fernando Bolonhezi Giannasi

                    24/02/2021 15:52:48

                    Excelente!!! Leiam Hans-Hermann Hoppe

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • P

                      Polzonoff

                      24/02/2021 17:46:51

                      Oi, Fernando. Não citei o Hoppe porque, sinceramente, é panfletário demais. Jogador de várzea como o Daniel Silveira. Abraço.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Giba12

                    24/02/2021 15:25:14

                    Aqui no Brasil, democracia é o passaporte para Cleptocracia.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      pedro cruz

                      24/02/2021 15:00:46

                      Democracia é um sistema que exige aperfeiçoamento diário. País que tem agentes públicos eleitos, nomeados e concursados se locupletando de dinheiro da massa trabalhadora está muito longe de se considerar democrata. Impera o patrimonialismo com briga de foice para meter a mão nos cofres públicos, seja pela lei ou fora da lei. STF é puxadinho dos partidos políticos que perderam as eleições. Todos os 11 não passam de serviçais, futuras nefastas, arrogantes, desqualificados. Imprensa e artistas estão em crise de abstinência. Lideranças do congresso nacional só pensam em cargos de grande orçamento no executivo. Classificar essa coisa de democracia é ofender quem tem mais de 10 neurónios

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • P

                        Polzonoff

                        24/02/2021 17:46:05

                        Oi, Pedro. É uma democracia com sobrenome. Mas o sobrenome você escolhe aí porque eu tenho medo. :-) Abraço.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MAURO FONSECA DE MACEDO

                      24/02/2021 14:55:56

                      Concordo com o velho Churchill, mas isto não significa que a democracia não possa ser aprimorada. Aliás, como a democracia engatinha em solo pátrio, ainda temos um longo caminho de aprimoramento a ser trilhado. São com os próprios erros que o povo aprende! Sigo otimista, pois olhando para um passado remoto (30 anos), um reles deputado sequer seria cassado por crimes de corrupção. Hoje temos até ex-presidente condenado e preso pela prática de corrupção. Sinal de que as coisas estão mudando, lentamente, mas estão mudando... e o povo? Me parece que esteja acordando! Via a democracia!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • P

                        Polzonoff

                        24/02/2021 17:45:08

                        Oi, Mauro. Mas há 30 anos um deputado tampouco seria preso por fazer críticas ao STF. Abraço.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Daniel Guillermo Neira

                      24/02/2021 13:53:11

                      Acho que o caminho para fazer a nossa democracia melhor deve começar por os partidos se auto sustentarem, ou seja se a plataforma política deles, ( planejamento real para diminuir as macelas do país), for boa, terão quem os banque, não podemos nos povo ignorante, ficar escolhendo obrigatoriamente, " outra aberração" .entre este ou aquele incompetente, só porque formou um partidete e decorou o mesmíssimo discurso dos outros.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • P

                        Polzonoff

                        24/02/2021 17:44:20

                        Oi, Daniel. É uma ideia. O problema é que, para ser posta em prática, é preciso que a democracia atual, carcomida, funcione. Ou seja. Abraço.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Rui Portugal Bacellar

                      24/02/2021 13:27:20

                      Bom de ler...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • Y

                        Yuri

                        24/02/2021 13:21:12

                        Democracia sempre levará a versão distorcida caracterizada pela demagogia ou anarquia. Os antigos filósofos gregos estavam certos quando conceberam o caráter cíclico das formas de governo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • P

                          Polzonoff

                          24/02/2021 17:43:36

                          Oi, Yuri. Então quer dizer que rumamos para uma forma qualquer de tirania? Já ouviu falar de epistemocracia? Abraço.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Aaron Maltz

                        24/02/2021 13:17:07

                        Aplausos, Polzonoff!! São textos com essa qualidade que justificam a Assinatura da Gazeta.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • P

                          Polzonoff

                          24/02/2021 17:42:42

                          Oi, Aaron e Rubin. Obrigado. Means a lot. Abraço!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rubin

                          24/02/2021 15:00:04

                          Aaron, faço minhas as suas palavras. Não tenho formação acadêmica para avaliar o texto com profundidade, mas a formatação é irretocável!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Rodrigo Webler

                        24/02/2021 13:05:18

                        Essa frase do Churchill é usada muitas vezes fora do contexto em que foi proferida. O Bulldog ponderava que os políticos tendem a chamar de democracia o que na verdade é tirania. All this idea of a group of super men and super-planners, such as we see before us, "playing the angel," as the French call it, and making the masses of the people do what they think is good for them, without any check or correction, is a violation of democracy. Many forms of Government have been tried, and will be tried in this world of sin and woe. No one pretends that democracy is perfect or all-wise etc. api.parliament.uk/historic-hansard/commons/1947/nov/11/parliament-bill#column_206

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          FRANCIELY

                          24/02/2021 12:56:53

                          ótimo texto!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • W

                            Wanderley menezes de almeida

                            24/02/2021 12:39:39

                            Muito bom.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo

                              24/02/2021 12:35:39

                              Perfeito

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • G

                                Gercilio Gomes

                                24/02/2021 12:11:01

                                Belo texto meu caro Polzonoff, nomezinho ruim de se escrever, hein, e aínda é Jr. Tentarei tecer meu comentário, há, melhor não, o Alexandre de Morais, o grande! Poder ver e mandar pro xilindro' nós dois.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • P

                                  Polzonoff

                                  24/02/2021 17:41:52

                                  Oi, Gercilio. Ou seria Gersilho? Ou Gercilio? Com ou sem acento? Ah, esqueci o que eu ia responder. :-))) Abraço e desculpas adiantadas pela brincadeirinha.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • M

                                marcio

                                24/02/2021 11:37:46

                                Brilhante, Paulo! Uma diferença que observo na tua coluna é que ela atrai comentaristas de melhor nível. É um prazer a leitura das tuas observações e também dos leitores. PastorRosevaldo, concordo 100% com sua opinião.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • P

                                  Polzonoff

                                  24/02/2021 17:40:47

                                  Oi, Márcio. Coluna da Bruna Frascolla também tem ótimos comentários. Dá uma passadinha lá. Abraço.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • J

                                João Teixeira Pires

                                24/02/2021 11:36:06

                                Trago para ajudar a reflexão a referencia de Robinson & Acemoglu , denominada "Por que as nações fracassam". Nossas instituições são "extrativas", tendo sido moldadas ao longo do tempo para extrair recursos da sociedade e não disponibilizá-los. O contrário seriam instituições que favoreceriam a liberdade e o empreendedorismo, o que infelizmente não temos no Brasil de forma efetiva. Sigamos no caminho de buscar esta transformação! É de longo prazo! Quem sabe nossos netos usufruirão algo....

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • P

                                  Polzonoff

                                  24/02/2021 17:40:13

                                  Oi, João. A questão é saber se teremos paciência. (Eu terei). Abraço.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • P

                                PastorRosevaldo

                                24/02/2021 10:55:49

                                Democracia eleitoral só funciona com povo educado, civilizado e com alto grau de informação. No mais, se restringe a dar certa legitimidade para grupos e indivíduos de "caráter duvidoso" achacarem os recursos públicos e terem a sensação de poder, mesmo que efêmero.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • E

                                  Eduardo Carvalho

                                  24/02/2021 11:27:30

                                  Perfeita definição, ainda que amarga...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Alvaro

                                24/02/2021 10:51:19

                                Nosso maior problema foi a república, que não tem um Poder Moderador. Res publica, em latim, significa COISA PÚBLICA mas os republicanos que perderam os escravos entenderam isso como VACA PÚBLICA e mamam até hj nas tetas do erário, para compensar essa "perda histórica". No império não teríamos um legislativo e um judiciário dessa estirpe torpe.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • P

                                  Polzonoff

                                  24/02/2021 11:27:25

                                  Oi, Álvaro. Talvez, talvez. Abraço.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luiz

                                24/02/2021 10:47:51

                                Boa Polzonoff, texto para reflexão. Vc pergunta se há algo de errado na escolha de nossos políticos. Eu aqui na minha ignorância, talvez ache que sim, talvez ache que não, ou muito pelo contrário. Mas que anda se revirando mesmo, Polzonoff, é nosso grande democrata Tocqueville. Independência entre os poderes? Pois é, ainda não inventaram nada melhor que a tão vilipendiada democracia, já dizia Churchill. Mas por essas bandas bananeiras inventaram sim, prezado. É a novíssima forma de governo inventada pelos "democratas tiranetes" lá do STF. Eles mandam e acabou o papo. Se vc não se calar? cadeia. Ainda mais se vc for bolsominion, hein? Paulo, há algo de muito errado sim. Podes crer bicho!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • P

                                  Polzonoff

                                  24/02/2021 11:26:51

                                  Oi, Luiz. O STF está sempre certo. Lembre-se disso. Abraço.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • I

                                Ido Alves

                                24/02/2021 10:45:23

                                Genial novamente, mas, não sei porque, fiquei sentindo falta de uma conclusão. Uma resposta a existir uma alternativa à democracia.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • P

                                  Polzonoff

                                  24/02/2021 11:25:47

                                  Oi, Ido. A única alternativa que conheço (de ouvir falar, ainda bem) é a tirania. No fundo é por isso que a democracia é tão "sagrada". Abraço.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • N

                                NAHIM ADAS NETO

                                24/02/2021 10:35:39

                                Bom Dia Paulo! Gosto muito dos seus textos, me inspiram...e, hoje, arrisco um comentário.: o problema nunca foi, apenas, os tipos e formas de governo.....o problema sempre foi a falta de Ética, Moral e Caráter! De todos nós! Enquanto se achar normal, atravessar a rua fora da faixa de pedestres, nada será corrigido!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • N

                                  NAHIM ADAS NETO

                                  24/02/2021 16:22:18

                                  Exatamente isto Paulo!!! Se, como ser humano, não consigo ser ético o suficiente para atravessar uma rua da forma correta e segura, como poderei ser ético para saber escolher um representante??....Claro, isso é muito mais profundo do que estas simples palavras...e nem tenho o conhecimento para uma discussão desse nível....

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Polzonoff

                                  24/02/2021 11:24:52

                                  Oi, Nahim. Mas a forma como escolhemos nossos líderes não reflete também um pouquinho da nossa ética? Abraço.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Roberto Fakir

                                24/02/2021 10:18:17

                                Paulo, o que ficou provado nesse século foi que gente hoje com mais de HUM BI DE DÓLARES querem o "comunismo" porque já chegaram onde queriam. Veja os donos das bigtechs. Antes jogaram a isca da liberdade de expressão e quando o povo engoliu a isca, tiraram o doce da boca da criança. Já tinham ficado muito ricos para que continuar dando palanque para quem pode tirar o MEU DOCE. Hoje, gente desse tipo está tentando mudar o estado das coisas que foram construídas com muito sangue nas guerras e nis muros de Berlin. Tirar a autonomia dos Estados livres para se tornarem províncias de um governo global dirigido por quem? Por eles. Bem fez a Rússia que se FECHOU.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • R

                                  Roberto Fakir

                                  24/02/2021 14:12:04

                                  Paulo, também não, mas em determinada situações do cada um por si ficou provado que não é hora dd se abrir. Veja a questão das vacinas. Farinha pouca meu pirão primeiro. Nosso mundo está muito estranho hoje e é preciso desconfiar de tudo. Kkkkk

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Polzonoff

                                  24/02/2021 11:24:10

                                  Oi, Roberto. Não tenho certeza se o isolacionismo é a solução. Abraço.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • A

                                ABFeitoza

                                24/02/2021 9:38:06

                                Argumentos bem ilustrados. Muito bom.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  Diego Goulart Teixeira

                                  24/02/2021 3:45:59

                                  Meu caro, que texto! Muito, muito bom.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    LSB

                                    24/02/2021 1:52:09

                                    Muito bom!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Carmo Augusto Vicentini

                                      24/02/2021 1:41:42

                                      Belo passeio. Gostei muito.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        RONAN W. BOTELHO

                                        24/02/2021 0:44:18

                                        Paulo, dentre tanta coisa boa que escreve, este texto superou, ele é muito bom. Sobre partidos, há um luz nesta escuridão, acha o Mandado de Injunção 7232 no STF, sobre candidaturas avulsas, deixei aberto para mexer daqui 4 meses. Agora estou organizando uma tese para obrigar partido político a licitar dinheiro do fundo partidário.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • P

                                          Polzonoff

                                          24/02/2021 11:22:39

                                          Oi, Ronan. Mas mesmo uma candidatura avulsa precisaria dos partidos para governar, não? Abraço.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marcos Grein

                                        23/02/2021 22:42:39

                                        Talvez escolhêssemos melhor nossos representantes através de uma disputa de pênaltis, de um concurso de poesia, de um jogo de sudoku ....

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • P

                                          Polzonoff

                                          24/02/2021 11:21:34

                                          Oi, Marcos. Não sei qual a melhor forma nem me proponho a descobrir. Mas gostei da ideia do Sodoku. Abraço.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      Fim dos comentários.