i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Por que você vai ler sempre as mesmas coisas (mas não aqui) sobre a live de Felipe Neto e Barroso

  • [30/07/2020] [13:52]
Infindáveis análises sobre Felipe Neto e Luís Roberto Barroso: um pesadelo do qual faço questão de acordar.
Infindáveis análises sobre Felipe Neto e Luís Roberto Barroso: um pesadelo do qual faço questão de acordar.| Foto: Divulgação

Fui ao mercado nesta manhã gelada de quinta-feira. Como a mexerica está cara, hein? O limão então…! No caixa, sou interpelado pela mocinha de belos olhos escuros e de um sorriso igualmente lindo, imagino, sob a máscara rosa. Conversa vai, conversa vem, ela me pergunta se vou assistir à live do ministro Luís Roberto Barroso e do YouTuber Felipe Neto. “Não vejo a hora”, diz ela, toda empolgadinha.

Claro que isso não aconteceu nem jamais acontecerá. No mundo real, para além das sombras projetadas na parede da caverna, a menção a Felipe Neto e personagens do gênero é comumente recebida com um “não sei direito quem é, mas já ouvi falar”. Já os ministros do STF são vistos como habitantes de uma realidade distante na qual as pessoas comem lagosta no café da manhã, falam um idioma todo especial, vestem-se como supervilões e habitam salões amplos e frios.

E, no entanto, imersos que estamos nessa realidade paralela, também conhecida como “bolha”, temos a impressão de que Felipe Neto e Luís Roberto Barroso são pessoas ultra-hiper-mega-importantes e que as palavras deles vão mudar os destinos do país. Mas por que temos essa impressão? Por que fomentamos, conscientemente ou não, a tal da bolha? Não seria muito mais inteligente e proveitoso relegarmos essas pessoas ao ostracismo ou à influência tangencial que eles possam exercer em quem vê graça em imitação de foca ou em quem curte um Vade Mecum?

De volta para casa, rezando a cada passo para que as sacolas de plástico não se rompam no meio da rua, fico me perguntando o que teria acontecido ao país se, naquela época pré-redes sociais, déssemos ouvidos às opiniões políticas da Carla Perez ou do, sei lá, Trio Los Angeles. Você consegue imaginar Paulo Francis comentando a mais recente opinião política bombástica do Silvio Santos?

Técnica Ludovico

E, no entanto, é justamente isso o que estamos fazendo neste momento: dando ouvidos à Xuxa da vez. O que, reconheço, tem lá seu encanto – talvez mais para quem escreve do que para quem lê. Como mosquitinhos fritados na luminária, somos atraídos pela fascinante imagem de um Jim Carrey sem talento fazendo caras e bocas para falar de políticas públicas e posando de jovem aos 32 anos.

De que vale, contudo, propor uma dúvida, lançar um questionamento ou ainda dar uma pretensa rasteira argumentativa em personagens que, do alto de seu assento na Suprema Corte ou ainda empunhando a legitimidade de milhões de seguidores no YouTube, estão seguros da verdade que professam? É de um masoquismo inútil tentar encontrar uma fissura nessas porcelanas (made in China) de sapiência.

Muito se falará e se escreverá sobre esta e as estripulias futuras de nossas celebridades, sejam elas YouTubers ou ministros do STF. Um falatório que só serve para reforçar a impressão de que habitamos um pesadelo do qual está difícil acordar. Pior: parece que estamos diante de uma realidade da qual não podemos desviar o olhar, como naquela cena horrenda de Laranja Mecânica na qual Alex é submetido à repulsiva Técnica Ludovico de condicionamento psicológico.

Uma noite bem dormida

Pois hoje, no mercado, entre ovos, pães e garrafas de Coca-cola, me peguei pensando no que escreveria sobre a live de Felipe Neto e Luís Roberto Barroso. Será possível que desse diálogo saia (“tenha saído”, se você está me lendo no dia seguinte) uma única ideia aproveitável? E, diante do estado beligerante dentro da bolha, é possível ser generoso a ponto de ver os personagens desta discussão com outros olhos que não os nublados pelo cinismo, quando não pela má vontade explícita?

Albert Camus, no clássico O Estrangeiro, descreve como ninguém essa sensação de aprisionamento. Também pudera. No romance, Mersault, um homem enfadado, tão distante quanto possível de seus semelhantes, até mesmo da mulher que ele acha que ama, está sendo julgado por ter assassinado um homem só porque, se me lembro bem, a luz do sol se refletiu numa pedra, cegou-o por um segundo e, bom, tudo aconteceu.

Uma vez preso, ele reflete sobre a vida cativa, que de certa forma é também uma bolha. Diz ele que, ao ser preso, “o mais difícil era que meus pensamentos ainda eram os de um homem livre”. Aos poucos, contudo, ele se acostuma à prisão e passa até a desejar essa realidade, porque aprende a ser feliz (?) nela. Num dos trechos mais pungentes do livro, Mersault se distancia de todo o burburinho em torno do julgamento que o condenará à morte.

"Em meio aos salões e tribunais, dava para ouvir um sorveteiro tocando seu apito lá fora, na rua. Fui tomado por lembranças de uma vida que não era mais a minha, uma vida na qual eu havia encontrado a mais simples e duradoura das alegrias: os odores do verão, a região da cidade que eu amava, certo céu noturno. Os vestidos de Marie e a risada dela. A falta de sentido em tudo o que eu fazia ficou presa em minha garganta e eu só queria acabar com aquilo, voltar para a minha cela e dormir".

É mais ou menos o que sinto ao entrar nas redes sociais pela manhã e me deparar com as infindáveis análises (inclusive as minhas) sobre o que dizem e falam Felipe Neto, ministros do STF e quetais. Como se, por puro acaso, só porque a luz do sol incidiu sobre a pedra em determinado ângulo, minha liberdade me fosse tirada e eu acabasse sugado para dentro dessa realidade ridícula na qual lunáticos debatem entusiasmadamente sobre o meu destino.

Justo eu (e você e a mocinha do mercado) que só quero mesmo ter uma noite bem dormida depois de um dia inteiro passeando pelas muitas trilhas das memórias e devaneios.

[Se você gostou deste texto, mas gostou muito mesmo, considere divulgá-lo em suas redes sociais. Agora, se você não gostou, se odiou com toda a força do seu ser, considere também. Obrigado.]

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • L

    Luiz Carlos da Silva

    ± 4 dias

    Acho que a importância deste debate foi definida pela quantidade de likes e deslikes que o evento teve. Ponto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gabriel Rebello

    ± 4 dias

    Normalmente não concordo plenamente com seus textos, mas desta vez você me acertou em cheio! Ainda hoje estava discutindo com meu irmão essa questão do excesso de "opiniões" ruins declaradas por pessoas ou movimentos de grande expressão; ao contrario, aqueles que desejam uma discussão aberta e tranquila sobre temas importantes não têm espaço e muitas vezes nem interlocutores para tal, ja que qualquer palavra em falso pode ser usada para o seu "cancelamento".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos de Albuquerque Regina

    ± 4 dias

    Escreve bem como poucos este Jovem Jornalista. Parabéns a ele por este e todos os outros textos aqui publicados e à Gazeta pela escolha deste profissional. Leituras sofisticadas da fossa séptica (cheia) que virou nossa realidade, graças aos personagens citados e tantos outros de iguais honestidades intelectuais e cheiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arthur Piccolomini de Azevedo

    ± 4 dias

    Texto brilhante, como sempre. A Gazeta e a Oeste são hoje alguns dos raros suspiros de vida inteligente em Banânia. O resto é de uma mediocridade constrangedora. Obrigado por fazer meu dia mais feliz. Há esperança.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo David

    ± 4 dias

    Excelente!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago Freitas

    ± 4 dias

    Pensei que falaria da live em si. Apesar de descordar bastante de algumas falas do Felipe Neto, achei a live bastante ponderada. Elogiaram o conservadorismo de Churchill, diferenciando do reacionarismo. Apontaram falhas na Lei das Fake News. Mas, Felipe Neto me pareceu hipócrita ao dizer que não quer censurar quem pensa contra o que ele acredita. Pois, vimos a reação dele ao Hotmart não aceitar mais cursos como Brasil Paralelo, Brasil sem Medo e afins. Mas lá, continua os cursos progressistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel

    ± 4 dias

    Muito boa a análise. Com profundidade e leveza.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO LESSA CEZAR

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 4 dias

    Paulo, "não se avexe," como diria um conterrâneo lá do nordeste. Daqui a pouco vc vai acordar - tal como o Gregor Sansa - metamorfoseado num inseto gigante. Kafka nunca foi tão atual. Felipe N, o pensador, Barroso, o constitucionalista? nestes últimos 40 anos parimos essa gente, prezado Polzonoff. Russel Kirk, nos EUA, Roberto Campo, por essas bandas tupiniquins, alertava-nos da decadência que viria. E o paulofreirismo e sua "pedagogia" do oprimido? Deu no que deu, hein?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nissim lopez

    ± 4 dias

    Excelente texto, Paulo, com boa análise e apresentação bem conduzida como costuma acontecer em suas colunas. Obviamente quem cultua os descerebrados da atualidade reclamará de suas conclusões .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    justo verissimo

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      J.A.O

      ± 4 dias

      Polzonoff, ou Bolzonoff como disse, é um cara que usa a espada da verdade para desnudar as mentiras contadas diariamente nas redes espalhadoras de fake news (chamadas de grande mídia). Essa espada travestida na forma de palavras deixa até os metidos a intelectuais com vergonha de se se exporem para comentar, pois estão NÚS da mentira. qualquer coisa que falarem, serão desmascarados e deslaikeados(Palavra não existe) assim como as narrativas desses aos quais vc apoia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 4 dias

    Este rapaz deu um show no New York Times. Falou escancaradas verdades com uma clareza impressionante. Agora o que resta aos bolsonaristas é usarem a única coisa que sabem fazer bem, suas já intrínsecas fake news, para tentar desacreditá-lo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      J.A.O

      ± 4 dias

      O cara acha que por ter falado ao NYT é garantia de sucesso. Não amigão, DEFINITIVAMENTE NÃO É!. Basta perguntar a uns poucos Novaiorquinos p perceber que ninguém la sabe quem é essa figura bizarra, alienador de criancinhas. O que vc diz é o mesmo que a Deputada Alexandria Ocasio-Cortez do partido democrata americano vir ao BRASIL se utilizar das paginas ou lentes do ESTADÃO p tentar desqualificar nosso presidente, seria um fiasco. Ainda mais lá onde os cidadãos são PATRIOTAS, o resultado é FOI inverso amigo. causou repulsa. E digo mais, TRUMP reeleito, cabelo colorido perde o visto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Meg Litton

      ± 4 dias

      Para pessoas como você, deve ter sido realmente um "show"... Lamentável!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Geraldo Emanuel Prizon

    ± 4 dias

    Muito bom Paulo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais

    ± 4 dias

    Gostaria muito que fosse assim e que houvesse, de fato, consequências práticas dessa LIVE. Mas infelizmente surpreendo-me a cada dia com pessoas que afirma que seus filhos adolescentes seguem e concordam com o dito rapaz. Ou que crianças são continuamente guiadas por seu modo de pensar. Não tenho esse problema com meus filhos, Graças a Deus. Mas não são poucas pessoas que me relataram isso. Alguns desses adolescentes e jovens já votam. Essas crianças votarão brevemente. E levarão em conta o modo de pensar dessa rapaz sobre a vida, o mundo e a política.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais

      ± 4 dias

      Desculpe, que não houvesse

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    A.C.T.

    ± 4 dias

    O mal pior e covarde, afetam nossas crianças, a ideia é levar o caos ao futuro do planeta a todo custo tentam quebrar a principal estrutura do ser humano que é a família!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 4 dias

    Na mesma senda (literária e cinematográfica): isso tudo é muito barulho por nada. Som e fúria, significando nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • J

      J.A.O

      ± 4 dias

      Esse Infeliz de cabelos de LED, foi recrutado pela esquerda por atuar justamente onde a tática esquerdista foi orientada a se infiltrar. Na meste das crianças que estão no 1º estagio de formação intelectual. Após esse esse estagio de alienação, essas crianças serão como zumbis que só houvem o que vier dos CANAIS indicados nas Redes Sociais. Os pais passam a ser coadjuvantes ou até empecilho em sua jornada de revolta contra o mundo, a vida e tudo mais. Esses coitados se acordaram quando adultos, isso é se a atrofia mental impostas já não os tiverem impossibilitado de enxergar a realidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo

      ± 4 dias

      Obviamente falo do comentário, não do artigo, que achei fantástico!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo

      ± 4 dias

      Perfeita tática esquerdista: sem argumentos, atacam a pessoa já que as ideias não conseguem fazer. Shame on you!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      TIAGO SILVA

      ± 4 dias

      *influenciador digital

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luís

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      Eduardo

      ± 4 dias

      Obviamente falo do comentário, não do artigo, que achei fantástico!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo

      ± 4 dias

      Perfeita tática esquerdista: sem argumentos, atacam a pessoa já que as ideias não conseguem fazer. Shame on you!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      TIAGO SILVA

      ± 4 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denilson Gomes Privado

    ± 4 dias

    Que habilidade com as palavras! Sensacional!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Tadeu Araujo

    ± 4 dias

    São as nulidades triunfantes. Camus ainda continua sendo lido e admirado. As modinhas durarão até o próximo verão e então outra modinha virá para substituí-las. Como diz o poeta "eles passarão, eu passarinho"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eliana

    ± 4 dias

    Não consigo parar de ler seus textos, um melhor que o outro. Embora alguns eu não entenda por completo, grande parte traduz o que penso e o que sinto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valdenize

    ± 4 dias

    Muito bom!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    ± 4 dias

    Toda manhã tem sido muito angustiante a partir do momento em que cedo à tentação de me informar. Dá vontade de buscar refúgio numa prisão, numa bolha, como o personagem de Camus. E rever as doces lembranças não perfeitamente percebidas que se foram. Dentre os pesadelos diários que nos submetem, que sejamos libertados de um diálogo entre um ministro de cabeça igual a biruta de aeroporto e um zumbi que se faz de retardado para envenenar nossas crianças. Filme de terror vira comédia...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 4 dias

    Perda de tempo escutar esquerdista falando. Todos tem as mesmas idéias equivocadas, truculentas e malucas, sem exceção. Tenho um preconceito danado contra essa gente. A única coisa que eles não cogitam é assumir as consequências de seus dogmas marxistas, tipo assim, uma temporada como trabalhador em Cuba... Já eu prefiro a paz, LIBERDADE e a prosperidade do capitalismo e de países como a Suíça.... A esquerda está errada de A a Z...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Eduardo

    ± 4 dias

    Live do onanista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabricia Pena Figueiredo

    ± 5 dias

    Os ministros do STF cada vez mais se apequenam . Triste realidade . Se preocupam em calar pessoas que mostram a indignação e a insatisfação com as decisões políticas e levianas que tem tomado . Porque não mostram o seu trabalho ? Tantos processos parados , prescritos e nada .... triste STF ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Martinelli

    ± 5 dias

    Um é um ditador absolutista, o outro, tem influência sobre 30 milhões de crianças. Parar de falar deles não vai fazer eles desaparecerem. Pelo contrário, quando acordarmos poderá ser tarde demais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Batista Dos Santos

    ± 5 dias

    Ufaaa... Descobri, agora, lendo o texto do meu xará, Paulo Polzonoff Jr., que não sou a única voz a pregar no deserto. Passou da hora de pararmos de dar importância para quem não tem. Estamos sendo levados a valorizar o supérfluo e negligenciar o essencial. Criaturas do pântano cultural como esse youtuber e o (M)Sinistro em questão (prefiro não citar os nomes para não dar ainda mais mídia), são modinha, passageiros, logo estarão esquecidos, com no máximo uma notinhas no rodapé da História, portanto não merecem atenção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marta M S Kogut

    ± 5 dias

    Muito bom o seu texto. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzalvo

    ± 5 dias

    19:54, até o momento 153 mil dislikes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 5 dias

    As nulidades de hoje brotam igual praga. Pior: um ministro do STF prestar a esse serviço mostra sim o grau de mediocridade dele. O outro nem conheço e só de ser militante também mostra que não vale a pena perder nosso tempo. Contudo, insisto no Ministro: também seria ele um militante? Grotesco eu sei que ele é. E adora um palanque, um holofote. Merece um troféu melancia, portanto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSIL

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RoCS

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 5 dias

    Verdade, Paulo! Afinal, quem é felipe neto (em minúsculas) mesmo????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Robson Eduardo

    ± 5 dias

    Inspiradíssimo! Você foi "o cara" nesse artigo. A sensação que tenho é essa mesmo: estou preso aqui. Ouço rádio e, o tempo todo, retorna alguém falando do Foca Neto. Há pouco tempo foi a Grita... digo Greta. Temos os ministros se julgando editores de (pense só!) um povo. Temos um PGR dizendo que a maior operação (em termos de resultados) da história do país precisa ser interrompida, sabe-se lá por quê...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alex

    ± 5 dias

    Parabéns pelo artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 5 dias

    Acho que quem realmente da trela para esse Felipe Neto são vcs mesmo da direita, que precisam alimentar o ódio das pessoas contra quem pensa diferente. Sei lá quem é esse cara , mas do jeito que vcs estão incomodados com ele , estou começando a simpatizar com o rapaz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Robson Eduardo

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      Helio de Souza

      ± 5 dias

      Nossa essa doeu!!! "A direita que precisa alimentar o ódio das pessoas que pensam diferentes". e´como dizia o adestrador mor esquerdista ‘Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é’:

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alessandra Regina da Silva

    ± 5 dias

    Gostei muito do texto!! A esquerda usa esse " imitador de foca" para fazer a cabecinha das novas gerações que estão crescendo.....dos meus filhos ele não faz! Além de td um rapaz vazio......

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Maria de Lima jmariadelima

    ± 5 dias

    Parabéns gostei muito do seu texto é a pura verdade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Siqueira

    ± 5 dias

    Certa feita estava numa "barbearia raiz" (há 50 anos do mesmo dono) quando na TV surgiu o tema sobre novos tipos de trabalho e falam do "influenciador digital", o destaque era esse Felipe Neto. Eu e outros "clientes raiz" rimos daquilo e comentamos que trabalho de verdade era o do professor, pedreiro, e outros... nisso um rapazola de seus 30 e poucos anos, indignado, nos interrompe e diz que o tal era um grande "influenciador" e blá, blá, blá... nos entreolhamos, meio que abismados, demos uma boa risada e continuamos o nosso papo. O sujeitinho não gostou nada, e saiu da barbearia pisando duro e bufando. É esse o tipo de gente que dá trela para esse Felipe Neto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      Elvira Souza de Sampaio

      ± 4 dias

      Parabéns pela lucidez do artigo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      J.A.O

      ± 5 dias

      KKKKK...Verdade Siqueira! Esses jovens de hoje não conseguem debater olho no olho, nesse tipo de dialogo na dá p mandar emoji de carinha, gestos e/ou coisa pior. Olho no olho é papo para quem realmente tem conteúdo intelectual e ou conhecimento dos fatos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Meg Litton

      ± 5 dias

      Perfeito!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.