i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

“Com base na ciência”: o consenso artificial e uma juíza no reino das opiniões proibidas

  • 04/01/2021 15:33
Advogado usa a tal da “ciência” para silenciar a voz dissonante da juíza Ludmila Lins Grilo no Conselho Nacional de Justiça.
Advogado usa a tal da “ciência” para silenciar a voz dissonante da juíza Ludmila Lins Grilo no Conselho Nacional de Justiça.| Foto: Reprodução/ Twitter

Calma. Inspira, expira. Inspira, expira. Você lê a notícia de que um advogado pediu ao Conselho Nacional de Justiça que investigasse e punisse a juíza Ludmila Lins Grilo por exaltar aglomerações em meio à pandemia. E, nessa de ler as coisas rápido demais, vai logo concluindo que o CNJ abriu uma investigação contra a juíza e que ela será punida por suas opiniões pessoais.

Para o prestativo e obediente advogado, a juíza não poderia expressar uma opinião dissidente do “consenso científico” sem que isso acabasse por respingar na imagem da magistratura. Lindo, isso. Pena que, se a imagem da magistratura está maculada, não é por opiniões controversas de uns juízes, e sim pelo ativismo político de outros. Sem contar as famosas “aposentadorias compulsórias” dadas como punição pelo CNJ – talvez a maior prova de que, no Brasil, o crime compensa.

Só que, até aqui, a notícia se refere apenas aos argumentos do advogado na ação contra a juíza, e não a uma punição pelo CNJ. Não que ela seja impossível. Ainda mais sendo a juíza Ludmila Lins Grilo personagem de alguma constância no noticiário, mais por seus posicionamentos fora da corte (ela seria pró-Bolsonaro, fã de Olavo de Carvalho e está associada a canais bolsonaristas no YouTube) do que por sua atuação profissional. Ainda bem para Grilo. Imagine figurar no noticiário como uma juíza que deu liberdade a uma vegana presa porque ela, a vegana, não tinha alimentação adequada na cadeia.

Fui ler o pedido do obsequioso e diligente advogado. E, logo no começo, me deparei com um trecho no qual o causídico revela, talvez inconscientemente, como certa casta privilegiada e dada a se vangloriar das próprias virtudes se vê. “A partir do mês de março do ano de 2020, este e Conselho Nacional de Justiça adotou uma série de medidas com o objetivo de prevenir o contágio dos servidores do Poder Judiciário e da população em geral pelo COVID-19”. A distinção entre as classes “servidores” e “população em geral” salta aos olhos – quase tanto quanto o estilo literário do autor.

Continua o doutor argumentando que “as determinações deste Conselho Nacional de Justiça vieram ao encontro das orientações das autoridades sanitárias, que, com base na ciência, recomendaram, desde o início da pandemia, e continuam recomendando, especialmente neste momento em que o número de casos e de mortes estão em franco crescimento, o distanciamento social como medida de prevenção ao contágio da população”. E aqui sou obrigado a interromper a sacolejante leitura dessa exuberância de vírgulas para um entretítulo urgente.

Com base na ciência

Mais do que uma possível punição a um indivíduo pelo crime, oh!, hediondo de defender que as pessoas se aglomerem livremente, o que incomoda no argumento do prestimoso advogado é o uso da ciência para justificar o que não passa de um óbvio cala-boca.

A que ciência você se refere, egrégio jurisperito? Àquela que me obriga a manter distanciamento de meus companheiros de voo na hora do embarque, só para me deixar coladinho a eles dentro do avião? Ou aquela que fecha escolas e libera bares e restaurantes?

Ou seria ainda àquela ciência que proíbe aglomerações festivas de banhistas nas lindas praias brasileiras, mas não vê problema algum numa aglomeraçãozinha política, desde que seja para defender o aborto? Ah, não. Deve ser àquela ciência que fecha os mercados aos domingos para lotá-los aos sábados. A ciência dos modelos matemáticos. A ciência da mui crível OMS. A ciência dos Átilas da vida.

Aglomerações “ilegais”

De volta ao caso da juíza Ludmila Lins Grilo, confesso que também senti um calorzinho no coração ao ler as notícias de que, em Búzios (RJ) e Manaus, a população finalmente se cansou das medidas restritivas inúteis e autoritárias que tiram das pessoas um dos direitos humanos mais básicos que existem: o direito ao trabalho e autossustento. Fiquei feliz também ao ver que, até por uma questão de bom senso, nas praias os banhistas se aglomeraram “ilegalmente”. Afinal, o que é o novo coronavírus perto de todas as doenças que se pode pegar nas nossas águas?

À medida que a população for vacinada, com ou sem polêmicas quanto à eficácia e obrigatoriedade da imunização, cenas como essas ficarão mais comuns. Neymar dará festas cada vez maiores. Bruna Marquezine alugará mais ilhas. Até Felipe Neto sairá para mais peladas – sem o medo de ser flagrado por um cinegrafista.

Com alguma sorte, as máscaras serão jogadas no lixo, acabarão no fundo dos oceanos, e Greta Thunberg voltará a nos repreender por alimentarmos as tartarugas. E então teremos aprendido da pior forma uma lição que não será esquecida por nossos filhos e netos nas pandemias vindouras: a de que, apesar dos doutores Frankenstein por aí, a ciência do medo não pode ser usada para se conter o ímpeto humano nem para se criar um novo futuro utópico e estéril.

126 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 126 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    Glaucia Beatriz Reis de Souza Passos

    ± 6 horas

    Glaucia Passos Excelente texto, parabéns ao jornalista! E quero crer que teremos nossa liberdade de volta, ainda que tardia!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • I

      irineu umberto librenza

      ± 9 horas

      É isso aí mano, liberdade, libera geral, aglomera, sem máscara, futebol com estádio cheio, que venha logo o carnaval, passeatas de apoio ao nosso Mito; liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Maria Isabel dos Reis de Almeida Garrett Lapa

        12/01/2021 22:55:19

        Excelente artigo! Parabéns pela informação da verdade!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Auri Tartari

          12/01/2021 18:24:01

          Parabéns!!!! Colunas como esta e sempre acompanhando o trabalho da Dra Ludmilla, nos sentimos mais presentes, menos achacados pela campanha desmedida do medo (tão desonestamente defendida pela grande imprensa). Esta é uma grande fraude inventada!!! Tudo para desestabilizar as nações ao redor do mundo. O Brasil tem mais de 97% de recuperados!!! Vamos acordar, gente!!!! Trabalho e economia, também é vida!!! Auri

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Alexandre Augusto Angioletti

            12/01/2021 18:22:00

            Advogado é uma raça que não gosto (opinião pessoal) e, com atitudes como essa, só corroboraram minha falta de sintonia com esse tipo profissional, que se acha mais que outros seres.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              José Aparecido Callegari

              12/01/2021 17:56:29

              Parabéns pelo texto. falou tudo!!!!!.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • K

                kukafe

                06/01/2021 12:54:26

                Boa Paulo. A família do meu marido é toda de esquerda com o velho e bom discurso doriana e adivinhe?! Estávamos todos bem aglomerados na praia de Xangri-lá! 22 pessoas, sem máscaras e se abraçando. O discurso é um, a prática é outra! - Em tempo: Pena que não encontrei o Eduardo Bolsonaro lá, fiquei sabendo que estávamos bem próximos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • Z

                  Zyss

                  06/01/2021 12:31:32

                  Boa paulo, exatamente, além da hipocrisia e da falsa ciência precisamos lidar com a covardia que virou um atributo moral genuíno.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Ricardo Villar Ruas Gaiony Rodrigues

                    06/01/2021 10:11:54

                    Que texto tosco e sem nexo. Seu único interesse ao escrevê-lo foi de fato "mitar". Que diferença há entre você e um militante esquerdista que adora "lacrar" na internet? Nenhuma. Seu texto é pobre, sem graça, feito só para você aparecer e cumprir sua meta de artigos com o jornal. Coisa a nível de tiozão que passa o dia inteiro no WhatsApp compartilhando correntes sobre vacina com microchip e marca da besta. Essa direita brasileira é muito burra mesmo, adora se rebaixar ao mesmo nível de demência dos seus oponentes políticos. Por isso, se continuar assim, levará nabo eternamente.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • P

                      Polzonoff

                      06/01/2021 17:13:08

                      Oi, Ricardo. Obrigado por sua crítica incisiva e suas sugestões. Em minha defesa, tenho a dizer que escrevo para um jornal. O objetivo do meu texto é ser lido e, com alguma sorte, "rido". Nunca tive pendores acadêmicos porque me dá sono. Abraço.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Ricardo Villar Ruas Gaiony Rodrigues

                      06/01/2021 10:22:32

                      Além disso, suas críticas à ciência são ridículas. Não diferem nada das, como citadas anteriormente, correntes de "zapzap" dos tiozões aposentados. Você já leu pelo menos o básico de epistemologia para tecer uma crítica minimamente adequada à ciência, de modo a demonstrar que sabe distinguir os limites, aplicações e consequências dela, além do que é falso e verdadeiro em matéria de conhecimento? "Ah, mas eu não preciso disso, estou emitindo opiniões sobre um fato observável!" Precisa sim, cara. Senão, vai agir da mesma forma que o pessoal que você tanto crítica: adotando cegamente ideias sem conhecimento nenhum. Estude antes de falar besteiras e "mitagens", por favor.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Giba12

                    05/01/2021 19:38:54

                    Muito bom o texto. As "autoridades" sanitárias estaduais e municipais são de uma idiotice a toda prova. Ex: Fechar uma das portas de entrada do supermercado, aglomerando a entrada e saída por um só porta. Felomenal!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      ALBINO CEZARIO HERNANDES ZANATTA

                      05/01/2021 19:21:50

                      Lucidez, bom senso, fina ironia e acima de tudo honestidade.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Ana Luiza

                        05/01/2021 18:51:05

                        Pelo que conheço de corporativismo, possivelmente o CNJ que foi atrás do advogado, e não o contrário.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luca Brasi

                          05/01/2021 18:04:22

                          Paulo, sensacional!!! Agora, cadê as "feministas" para defenderem a Ludmilla? Aaaaaahhhhh, já sei... Como ela não é da "patota" do selo azul, ela deve ser execrada.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • P

                            Polzonoff

                            05/01/2021 18:20:35

                            Oi, Luca. Verdade. Não me ocorreu isso. Obrigado.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • A

                          AMAURI

                          05/01/2021 17:42:47

                          Para que ciência, quando se tem Bozo?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • P

                            Paulo H.

                            05/01/2021 18:04:41

                            Que ciência, cara-pálida?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Reinaldo de Oliveira

                          05/01/2021 17:42:42

                          Ótimo texto Paulo. Não faço apologia a aglomeração e respeito os familiares e ceifados pelo COVID, mas, a HIPOCRISIA já chegou no limite do suportável.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • O

                            Otacilio

                            05/01/2021 17:36:02

                            Texto genial, parabéns! E parabéns a brilhante juíza que vem remando contra uma maré que enxerga uma dita ciência como "incontestável". Ora, vejam a que ponto chegamos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eduardo

                              05/01/2021 17:06:09

                              Quem dera o referido advogado tivesse a mesma preocupação e zelo com posições e comentários que os ministros do STF se dão ao direito de despejar sobre a gente quase todo santo dia.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulo H.

                                05/01/2021 16:33:43

                                O busílis da questão não é a opinião da juíza sobre o lockdown, mas a ameaça, aliás, mais do que isso, a tentativa prática de coerção (via CNJ no caso) à liberdade de opinião e expressão dessa juíza. Este é o ponto.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • P

                                  Paulo H.

                                  05/01/2021 17:20:51

                                  Deixando de lado o "detalhe" de se tratar de mera resolução do CNJ (recheada de aberrações aliás, mas não vem ao caso agora), qual artigo teria sido infringido? Algum que diga "não aglomerarás!"?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Rodrigo Martins

                                  05/01/2021 17:05:09

                                  O ponto é que há um código de conduta imposto por meio de Resolução do CNJ que deve ser observado.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marco A d G Pereira

                                05/01/2021 15:56:37

                                Dentre todas as tiranias, uma tirania exercida pelo bem de suas vítimas pode ser a mais opressiva. Talvez seja melhor viver sob um ditador desonesto do que sob onipotentes cruzadores da moralidade. A crueldade do ditador desonesto às vezes pode se acomodar, em algum ponto sua cobiça pode ser saciada; mas aqueles que nos atormentam para o nosso próprio bem irão nos atormentar indefinidamente, pois eles assim o fazem com a aprovação de suas próprias consciências. C. A. Lewis

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Rômulo Viel

                                  05/01/2021 15:28:16

                                  É isso aí.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • W

                                    WILSON MUGNAINI

                                    05/01/2021 15:07:06

                                    Alguns comentarios criticam o artigo e pregam o isolamento espontâneo. Devem ser respeitados, é claro, dentro do princípio respeitoso de entender e respeitar as divergências. Entretanto, se for seguido rigidamente o que diz a "ciência" como ficariam aqueles que se aglomeram todos os dias compulsoriamente pra atender, inclusive, os que criticam? Empregados de farmácias, supermercados, postos de saúde, hospitais, postos de gasolina, correios e tantos outros? Todos os serviços deveriam ser obrigatoriamente fechados apenas para atender os pseudo "cientistas"? Ora, nos poupem!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      DENISSON HONORIO DA SILVA

                                      05/01/2021 15:16:26

                                      Pela primeira vez, senti o Polzonoff sem aquela ironia tão aguçada. Está irritado Paulo?Calma. Também perco a paciência às vezes. Acho que a juíza não deve se manifestar, aliás sobre qualquer assunto. O problema é que ministros do STF, há muito perderam a compostura e que deviam ser exemplos não dizendo bobagens na mídia. Agora, o que é ciência ou não!!? Li, muitos filosofos:Kant, Bacon, Hume, Hegel, Sócrates, Platão, Adorno, Aristóteles, Descartes e outros. Sou farmacêutico, profissão que agrega exatas e biológicas. Digo -lhe não há certeza absoluta em muita coisa. Mas tomemos cuidado. Quando ingressei na faculdade, discutia-se entre leigos se o tabaco era cancerígeno.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • A

                                        Alberto Abreu

                                        05/01/2021 23:53:06

                                        Permita-me discordar, há uma diferença crucial entre manifestar-se como cidadã e com juíza. Em momento algum, ao que me consta, as opiniões foram dadas em uma audiência judicial ou solenidade em que ela estivesse representando a magistratura.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Polzonoff

                                        05/01/2021 15:06:50

                                        Oi, Denisson. Nem todo dia é dia de estrogonofe. Mas não estou irritado, não. Abraço.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marçal

                                      05/01/2021 14:57:24

                                      Temos quase 200.000 (duzentos mil) mortos em menos de um ano de covid19. Enfileire os corpos e vamos e voltamos de Curitiba para Ponta Grossa. E ainda temos “iluminados” pregando as aglomerações e desacreditando a ciência e os órgãos internacionais de saúde. Negacionismo é politização da ciência.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      4 Respostas
                                      • M

                                        Marçal

                                        07/01/2021 3:51:11

                                        Não Sr Paulo, lockdown é a melhor forma que a ciência encontrou para não sobrecarregar os sistemas de saúde de todos os países.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • S

                                        sebastião orlando machado

                                        05/01/2021 18:58:33

                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Ernani

                                        05/01/2021 15:11:43

                                        Se vc não precisa trabalhar, comer, pagar as contas, fique em casa! Não está fazendo falta" Melhor, vai abraçar o Mandeta, o Dória (em Miami). Hipócrita! Depois vai se aglomerar no mercado; depois pede comida via Moto Boy...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Polzonoff

                                        05/01/2021 15:09:21

                                        Oi, Marçal. Lockdownismo também é politização da ciência. Abraço.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • S

                                      SERGIO DA SILVA BENTO

                                      05/01/2021 14:53:40

                                      É LULA, É BOLSONARO, É O FIM DO CAMINHO.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Mathias

                                        05/01/2021 14:48:46

                                        Sensacional Paulo, um tapa na cara dos pseudo defensores de uma ciência que, na verdade, é uma ideopatia canalha.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Claro

                                          05/01/2021 14:28:58

                                          Caro Paulo, por favor no seu próximo artigo defina para nós o que é ciência. Quem faz ciência e como ela funciona. Acho muito interessante o jornalista julgar o que ele chama de consenso científico baseado em nada. Vivemos mesmo na área da pós-verdade onde o que importa e ser do contra, ser raivoso, simplesmente porque ser o status quo não dá like.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • P

                                            Polzonoff

                                            05/01/2021 15:11:29

                                            Oi, Claro. Seu comentário é epistemologicamente incorreto. De resto, não há raiva aqui. Só um desejo enorme de poder respirar com liberdade novamente. Abraço!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          SILVIO MACIEL ROCHA

                                          05/01/2021 14:26:08

                                          Brilhante e lúcido.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • E

                                            Eleide Santana Oliveira

                                            05/01/2021 13:55:10

                                            Fabuloso! É hora de gente sensata tomar as rédeas da situação. Chega de HIPÓCRITAS e controladores da vida alheia! Vão arranjar o que fazer!!!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Silvio Roberto Schnaibel de Carvalho

                                              05/01/2021 13:41:04

                                              Li esse texto pasmo com a opinião do nobre jornalista... mas quando vim ver os comentários... fiquei desolado, nosso país está sendo dominado por uma ideologia egoísta e cega. Triste.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • P

                                                Patricia

                                                05/01/2021 14:18:41

                                                Qual seria essa ideologia?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • H

                                              Hugo

                                              05/01/2021 13:17:03

                                              Excelente ! Defendo as liberdades individuais , o resto é um mundo abstrato cheio de utopias .

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • S

                                                Sid Santo

                                                05/01/2021 13:09:25

                                                Excelente texto.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  FRANCIELY

                                                  05/01/2021 13:08:52

                                                  geralmente, quem entra com pedidos assim deve estar desesperado, precisando de dinheiro e de holofotes para si. Se isolamento resolvesse alguma coisa em abril de 2020 a pandemia já teria acabado no Brasil

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    João Viggiani

                                                    05/01/2021 13:04:28

                                                    Desde o início eu disse: Não é por causa do vírus.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    3 Respostas
                                                    • P

                                                      Polzonoff

                                                      05/01/2021 16:47:03

                                                      Oi, Claro. Respondendo à sua pergunta: gazetadopovo.com.br/idei…te-feliz-com-a-pandemia

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Carmo Augusto Vicentini

                                                      05/01/2021 14:56:51

                                                      Eu respondo: a questão é sobre cumprir uma agenda ideológica, avançando sobre as liberdades individuais, usando o medo como ferramenta.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Claro

                                                      05/01/2021 14:30:19

                                                      Com toda a sua sabedoria e entendimento sobre vírus por favor explique para nós e para o mundo inteiro qual a resposta? Nao vale colar do whatsapp.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Luiz Gomes Jardim

                                                    05/01/2021 12:52:07

                                                    Perfeito!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      FERNANDO LUIZ POZZOBON

                                                      05/01/2021 12:41:51

                                                      Excelente texto. Acerta em gênero e grau. Mas, especificamente sobre as medidas de prevenção do contágio não poderiam ser diferentes pois diante do desconhecido como agir? Imagine abrir escolas e de repente milhares de crianças morressem pelo vírus? E mais, mesmo que seja questionável por exemplo o distanciamento oi o isolamento está atitude é educativa. A meu ver se nada fosse feito seria um caos. Ainda bem que o pensamento da juíza não aconteceu na prática.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        FERNANDO LUIZ POZZOBON

                                                        05/01/2021 12:41:43

                                                        Excelente texto. Acerta em gênero e grau. Mas, especificamente sobre as medidas de prevenção do contágio não poderiam ser diferentes pois diante do desconhecido como agir? Imagine abrir escolas e de repente milhares de crianças morressem pelo vírus? E mais, mesmo que seja questionável por exemplo o distanciamento oi o isolamento está atitude é educativa. A meu ver se nada fosse feito seria um caos. Ainda bem que o pensamento da juíza não aconteceu na prática.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • B

                                                          Bamberg

                                                          05/01/2021 12:28:28

                                                          Nesta Era do mimimi, daqui a pouco, pensar será questionado! Pois, expressar opiniões já apresentam classificações de crimes.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • V

                                                            Valter Luiz Demenech

                                                            05/01/2021 12:26:16

                                                            Extraordinário o texto!!! Parabéns, Paulo!!!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Eden Lopes Feldman

                                                              05/01/2021 12:12:00

                                                              Excelentes observações sobre a inconsistência das chamadas regras de lockdown. Apenas acrescentaria em que houve um período que fecharam tudo, mas os ônibus urbanos estavam com passageiros amontoados que ao descerem tinham que manter a distancia social de 2 metros..........e aliás, os ônibus continuam assim.....Texto genial de Polzonoff. Como sempre. E parabéns a esta jovem juíza pela coragem e correta percepção da realidade.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                Mario José Javarys

                                                                05/01/2021 12:08:28

                                                                Mais um articulista que nos garante permanecer assinante neste corajoso e honesto jornal. Juíza Ludmila continue sua luta em favor da democracia. Advogado ,tome juízo.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • E

                                                                  Eduardo Prestes

                                                                  05/01/2021 12:07:03

                                                                  O mundo que a esquerda quer criar é essa coisa pavorosa, um bando de formiguinhas obedientes à casta governante, dependentes de esmolas estatais, miseráveis, de máscaras, com censura de opiniões, com perseguição de dissidentes e opositores, com vizinhos e familiares fiscalizando e denunciando qualquer ato de rebeldia. Assim é o bizarro comunismo, o sistema político dos sonhos dessa gentalha que vive papagaiando que todas essas maluquices são "ciência, ciência, ciência"...

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  2 Respostas
                                                                  • P

                                                                    Polzonoff

                                                                    05/01/2021 12:23:44

                                                                    Oi, Eduardo. Não é à toa, isso. Afinal, o comunismo nada mais é do que o planejamento centralizado de todos os aspectos da vida - com o devido apoio da "ciência". Abraço.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • M

                                                                    Marco Polo

                                                                    05/01/2021 12:08:49

                                                                    Perfeito, prezado Eduardo!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • C

                                                                  Claudio Rosa de Camargo Junior

                                                                  05/01/2021 11:58:30

                                                                  Texto muito bom. Verdade nua e crua

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Angelo M. Palmeira

                                                                    05/01/2021 11:49:41

                                                                    Polzonoff mais uma vez justificando minha assinatura da Gazeta. Texto extraordinário, como de costume.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • I

                                                                      IvoHM

                                                                      05/01/2021 18:50:40

                                                                      E a cada dia, a ciência vai descobrindo como se porta o vírus chinês. Já sabemos que ele só ataca as pessoas quando estão de pé, seja nas filas de embarque dos aviões ou ao entrar em restaurantes. Basta sentar, que ele é despistado. Agora, descobriu-se que, nos shopping centers, basta andar com uma garrafa de água na mão, ou tomando um sorvete. Ao que parece, ele tem aversão a essas substâncias. O enigma ocorre nas partidas de futebol, quando, em campo, os jogadores podem se chocar, abraçar ou agarrar sem problema algum. O risco é quando ficam sentados no banco. Paradoxos que talvez a ciência ajude a desvendar.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.