i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

O supremo amigo secreto do STF (parte 1)

  • 20/12/2020 21:50
Amigo secreto do STF? Não quero nem ver…
Amigo secreto do STF? Não quero nem ver…| Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Foi ali no cafezinho do Supremo Tribunal Federal que o ministro Kassio Nunes, o caçulinha da turma, teve a ideia de fazer o amigo secreto. Cármen Lúcia logo o corrigiu, dizendo que o correto era amigo oculto. Teve início, então, uma pequena e morna discussão, encerrada depois que o presidente da casa, ministro Luiz Fux, brincou dizendo que levaria a questão a plenário. Todos riram da piada do chefe.

Por 10 votos a 1 (Marco Aurélio Mello nunca decepciona), os ministros concordaram com o amigo secreto/oculto. A dosimetria dos presentes ficou estabelecida em meros R$10 mil. “Mas, amiúde a generosidade dos egrégios colegas, pode ser mais. Ou menos”, disse o ministro Gilmar Mendes, numa tentativa de humor. Conhecido por exigir até um centavo de troco na padaria, Mendes era o terror do supremo amigo secreto.

Rapidamente Kassio Nunes chamou um capinha, que providenciou uma licitação a jato para a compra de papeizinhos com filetes de ouro. Também foi contratado um calígrafo e um doutor em Agitação de Saquinhos formado pela Universidade de Coimbra. Depois de o calígrafo desenhar em cafonas letras góticas douradas os nomes dos ministros, os papeizinhos foram dobrados segundo as normas da ABNT e jogados dentro do saquinho por ordem de senioridade.

Antes do sorteio, os ministros se perfilaram para cantar o Hino Nacional. Ao ficar sabendo da realização do supremo amigo secreto, a bancada do PSOL entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade, evocando o artigo da Constituição que veda o anonimato, a desigualdade social, a Convenção de Genebra ou algo assim. Marco Aurélio ficou como relator da ação, o que pôs a brincadeira em risco. Mas, como gosta sempre de surpreender, o ministro dos eles pronunciados com a língua no céu da boca indeferiu a ação.

Kakay, o advogado das estrelas, que por acaso estava ali perto, bem à vontade, trajando suas icônicas bermudas, peticionou diretamente o ministro Gilmar Mendes, argumentando que, diante da intimidade que desfrutava com os ministros, também tinha o direito de participar da brincadeira. Com algum constrangimento, Gilmar Mendes negou o pedido do super esquire.

Por ordem inversa de senioridade, os ministros sortearam seus amigos secretos. Pelo olhar do ministro Dias Toffoli ao abrir o papelzinho já deu para ter uma ideia de quem ele tirou, né, Alexandre de Moraes? Ou será que não? Fux fez uma cara de muxoxo. Ou talvez nem tenha feito, mas é tão bom escrever “muxoxo”. E Lewandowski pediu vênia aos colegas para dizer que não era possível entender o nome escrito. Mas logo percebeu que o papel estava de ponta-cabeça.

Ainda naquela noite, a bordo de seu carro oficial, o ministro Marco Aurélio confidenciou ao motorista concursado que considerava o supremo amigo secreto uma afronta à isonomia entre os poderes, um desperdício de recursos públicos e uma infantilidade indigna da mais alta corte do país. Afinal, no Olimpo nunca teve essas jeguices. “Mas diz aí, seu doutor, quem foi que o senhor pegou?”, perguntou o motorista, todo empolgado.

“Isso é um segredo de Estado!”, esbravejou Marco Aurélio, fingindo-se ofendido. De si para si, contudo, e recostando-se no conforto do carro, admirando as luzes de Natal qual João de Santo Cristo, ele pensou que precisava se certificar de que sua assinatura da Gazeta do Povo estava em dia para ler a coluna de Paulo Polzonoff Jr. amanhã.

[CONTINUA...]

35 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 35 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Doc

    23/12/2020 23:08:23

    Para o momento em que confirme o que for dito , vai preso e pode ser massacrado pela polícia , foi o mais longe que podia . Mas sabemos claramente ,até onde nos repugna essa instituição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando

      22/12/2020 14:08:07

      Melhor texto do Natal da Gazeta do Povo! Parabéns!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paula Asinelli

        22/12/2020 0:19:13

        Uma CORJA da PIOR ESPÉCIE!! Só rindo desse monte ESTRUME que temos no Supremo !!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Ciro Santos

          21/12/2020 20:03:43

          Há, há, há....a nossa vingança é rir deles. Ansioso pelo desfecho da estória.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            Sérgio Guerra

            21/12/2020 18:57:53

            data venia, ministro polzonoff

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • T

              TIAGO SILVA

              21/12/2020 17:29:08

              Sofrível (CONTINUA)

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Raimundo Nonato Moraes costa

                21/12/2020 17:21:18

                Boa Paulo!! Esses SINISTROS do STF são mesmo ridículos!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                  21/12/2020 16:27:29

                  Quanto pior a política, melhores as piadas. Como o STF transformou justiça em sinônimo de política, a frase acima aplica-se ao brilhante texto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    L. Luz

                    21/12/2020 15:43:48

                    Hahahaha Gran finale :^)

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Manoel Cesar Romero

                      21/12/2020 13:30:28

                      Excelente Paulo. Você só perde para as estórias(com e mesmo) do Lulaptladrão.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • W

                        WesFig

                        21/12/2020 13:24:32

                        Nem sei se é pra "kkk" ou pra muxoxo, de minha parte, dada a possibilidade de que pelo menos 50% seja verdade...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • H

                          Hugo

                          21/12/2020 13:17:14

                          kkkkkkkkkkkkkk muito bom !

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Pzig

                            21/12/2020 12:19:50

                            Transformou uma pequena parcela do nojo que sentimos por eSTFes ditadores em bazófia.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • N

                              Nara

                              21/12/2020 12:11:09

                              Em momentos de desesperança, o humor serve como a válvula que nos alivia do sofrimento. E um humor muito bem construído como esse nos faz rir das verdades que nos insultam diariamente. É como se pudéssemos dizer aos que nos ferem que eles são ridículos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luiz

                                21/12/2020 11:43:13

                                STF e seus ditadorezinhos. aguentá-los, combatê-los? Só com muita galhofa e escarnio, hein?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  José Maria de Lima

                                  21/12/2020 11:32:16

                                  Parabéns gostei

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    joão José Augusto Mendes

                                    21/12/2020 11:31:40

                                    Essa é a nossa Suprema Turma de Facínoras.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Maria José Marcondes Domingues de Souza

                                      21/12/2020 10:48:44

                                      Texto que deixa claro "quão ridicula" é essa corte dita suprema (com minúsculas mesmo)!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • G

                                        Gustavo Silva

                                        21/12/2020 10:25:47

                                        Muito bom artigo.. muito triste esta nação

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Fernando Colli

                                          21/12/2020 10:24:07

                                          Covarde, identifique-se

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Fernando Colli

                                            21/12/2020 10:21:47

                                            Ótima, me diverti

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Suzana

                                              21/12/2020 9:46:00

                                              Se continuar nessa pegada criativa, vou mudar minha avaliação , e reconhecer como o melhor da Gazeta e um dos melhores do Brasil.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                ABFeitoza

                                                21/12/2020 7:10:58

                                                Gostando muito da paródia..rsrsrs

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Magaly

                                                  21/12/2020 6:32:53

                                                  Muito bom ler um texto leve e divertido em meio a notícias preocupantes e tristes. A esperança é a última que morre

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    J. Neto

                                                    21/12/2020 3:25:56

                                                    Parabéns, Paulo! Texto bastante criativo! Saiu da rotina de quererem apontar sempre as decisões esdrúxulas da nossa corte suprema. Você não soube porque escreveu “muxoxo” e nem eu sei por que chamei a corte de “suprema “. É só porque soa bem. Suprema. Só por isso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CSG

                                                      21/12/2020 1:45:54

                                                      Nao adianta alimentar o ódio contra o STF, vcs não tem é jamais terão competência para acabar com o tribunal. . De resto um texto debochado é de mal gosto

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      5 Respostas
                                                      • P

                                                        Polzonoff

                                                        21/12/2020 21:44:20

                                                        CSG, onde vc viu deboche eu só vi a tentativa de transformar os ministros em seres extraordinariamente comuns. Abs

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • T

                                                        Tio Sam

                                                        21/12/2020 17:45:18

                                                        Kkkkkkkkiikkkkkk

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • R

                                                        Rose Inez

                                                        21/12/2020 13:58:33

                                                        De "mal gosto"? Bom, deixa pra lá, se fosse de "bem gosto" seria ruim também!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Ana

                                                        21/12/2020 3:37:28

                                                        Ninguém quer acabar com o tribunal. Só com as pessoas que, atualmente, fazem parte do tribunal. É a composição mais desacreditada desde a redemocratização. São políticos fingindo ser juízes. Quem é da área sabe. Ninguém acredita mais no STF como norte júridico.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Carmo Augusto Vicentini

                                                        21/12/2020 1:50:09

                                                        Senta lá! Outra coisa: assina seu nome verdadeiro. Coragem! Você consegue! Tenho fé em você.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • W

                                                      wesley emediato abreu

                                                      21/12/2020 1:28:06

                                                      Parabéns, muito...muito bom.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • K

                                                        Kauê Conti

                                                        21/12/2020 1:26:03

                                                        Muito bom

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          PAULO GUSTAVO PINTO CESAR DE CARVALHO

                                                          21/12/2020 1:22:51

                                                          Ótimo!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • S

                                                            Stefan

                                                            21/12/2020 1:15:50

                                                            Só rindo desse STF!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.