i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

O supremo amigo secreto do STF (parte 3 e final – a revelação)

  • 22/12/2020 16:12
Amigo secreto do STF? Não quero nem ver…
Amigo secreto do STF? Não quero nem ver…| Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Chegou o dia da revelação. Todos se sentaram em volta de uma mesa farta de lagostas e os melhores espumantes que o Tesouro é capaz de comprar. “Não tem escargot?”, perguntou o ministro Dias Toffoli em meio à balbúrdia típica de Natal (ou Hanukkah). “Tô viciado nisso!”, completou, mas ninguém lhe deu ouvidos.

“Vamos começar? Vamos começar?”, perguntou uma ansiosa Rosa Weber. “Está ficando tarde”. Cármen Lúcia concordou e já logo emendou o “Quem começa? Quem começa?”. Lewandowski aconselhou uma consulta ao Regimento, ao que Fux rexpondeu: “Deixa disso, mermão! Sou presidente aqui. Xá comigo!”. Vênia vai, vênia vem, ficou decidido que a revelação começaria, novamente, pelo caçula da turma, e depois seguiria a ordem natural das revelações de amigo secreto. “Vai que é tua, Kassio Nunes”, gritou alguém lá do fundo, não deu para ver direito, mas acho que foi o ministro Barroso.

Kassio Nunes se levantou. Pigarreou. “Meu amigo secreto é...” começou ele. Todos esperavam por uma daquelas descrições passivo-agressivas, mas Nunes, inexperiente nessa coisa de supremo amigo secreto, entregou o mistério logo de cara, ao dizer que seu amigo secreto andava ouvindo muito rap. Para o ministro Marco Aurélio se encantar ainda mais com a própria imagem, ele lhe deu um par de espelhos venezianos do século XIX que ele viu em promoção na Sotheby’s.

Marco Aurélio ficou em silêncio. Abriu aquele semissorriso que o brasileiro ainda está tentando identificar se é de escárnio, de felicidade genuína ou só um tique. “Meu amigo secretah...” começou ele, “é um dos poucos que ainda fala presidentah”. Todo mundo olhou para Lewandowski, que ainda tentava entender a referência. Ao dar por si, Lewandowski se aproximou para receber um lindo quebra-cabeça de 50 peças com a estrela do PT.

Lewandowski pediu desculpas. Disse que não era bom com essa coisa de fazer piadinha. E, além do mais, seu amigo secreto era novo na turma... Todos olharam imediatamente para Kassio Nunes, que se levantou para receber um insosso cheque de R$10 mil. “Desculpe, é que não te conheço direito”, disse Lewandowski, que está até agora tentando entender como os colegas adivinharam tão rápido seu amigo secreto.

E agora? A sequência dos amigos secretos tinha chegado ao fim. Alexandre de Moraes, que estava amuado num canto, chamou para si a responsabilidade de dar continuidade à brincadeira. “Meu amigo secreto anda triste, agora que a Lava Jato saiu de moda”, disse ele. Todos olharam para Gilmar Mendes. Um ou outro olhou para Fux. No íntimo, contudo, Edson Fachin sabia que o colega falava dele. Ao exibir a todos o presente (um daqueles livrões de arte da Taschen com fotos de militantes do MST retratados por Sebastião Salgado e autografado por João Pedro Stédile), Fachin comentou: “Anda sumido o Stédile, hein?”

Edson Fachin levou as mãos ao bigodinho à la Tavares de Nelson Rodrigues. Ele estava nervoso não pelo que ia falar, e sim por causa do presente que comprara para Gilmar Mendes: um novíssimo e utilíssimo Habeas Corpus Automator. “Isso é altíssima tecnologia, mas não sei se vai funcionar”, disse ele quase se desculpando ao ver Gilmar Mendes se aproximar com os lábios curvados para baixo.

“Palhaçada”, sussurrou Gilmar Mendes ao pegar o presente tabajara de Fachin e, sem delongas, continuar com a brincadeira. “Meu amigo secreto não gosta muito de mim”, disse. “Mas eu gosto muito dele”, mentiu. Para Luís Roberto Barroso, ele comprou a recém-lançada biografia de Barack Obama. “Para você aprender progressismo com quem entende do negócio”, disse, não sem uma pontinha de maldade.

A tensão se abateu sobre a festa. Mas, como sempre, Mendes e Barroso trocaram apenas rosnados inofensivos. Continuando, porque o texto já está longo demais, Barroso contou a todos que tinha comprado para seu amigo secreto um quimono de jiu-jitsu costurado à mão pelo próprio Hélio Gracie, mas que, à luz dos acontecimentos recentes, achou melhor dar a Luiz Fux um exemplar das obras completas de Carlos Drummond de Andrade.

“Na condição de presidente, vou me abster de delongas”, disse Fux, já se delongando, para surpreender a todos dizendo que seu amigo secreto era “o amigo do amigo de meu pai”. Dias Toffoli não gostou muito da brincadeira, mas tampouco recusou o presente: xxx xxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xxxxxx (trecho censurado). Aproveitando o embalo desses meus últimos parágrafos escritos apressadamente, Toffoli revelou que seu amigo secreto era ninguém menos do que Alexandre de Moraes. Que ganhou um inquérito secreto novinho em folha para usar contra os “inimigos da honra” em 2021.

Novamente a brincadeira chegou a um beco sem saída. “Minha vez, minha vez!”, gritou Rosa Weber, já se levantando e chamando Cármen Lúcia para perto de si. As duas dançariam ao som de Alcione, se houvesse música no recinto. “Que bom pegar você". O cronista agradece também. "E é só uma lembrancinha, viu?”, disse ela, entregando à colega um embrulho daquela loja cujo slogan é “De mulher para mulher”.

Sem se afastar, Cármen Lúcia percebeu que, coincidentemente, só restava a ela presentear Rosa Weber. Numa coincidência maior ainda, ela também presenteou a colega com um embrulho daquela loja cujo slogan é “De mulher para mulher”. Ao abraçar Rosa Weber, contudo, Carminha lhe confidenciou no ouvido: “Não foi coincidência coisa nenhuma. É que o cronista não quer ser cancelado. Muito menos preso”.

[FIM]

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MARCELO

    ± 0 minutos

    Excelente! Ironia fina para quem debocha do Brasil diariamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • U

      Uiliam da Silva Grizafis

      26/12/2020 14:07:09

      Essa crônica já valeu minha assinatura!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Fernando

        23/12/2020 21:53:01

        A crônica ficou engraçada, mas a realidade é triste! Terminou da melhor forma possível! Parabéns!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Ricardo Guinsburg

          23/12/2020 20:53:45

          Excelente, fino Humor Cáustico. Cinematográfica roteirização desta casa de Vossas Excelências, sempre à serviço de Bancas Amigas e nada à serviço de Proteção de nossa Ferida Constituição!!!Parabéns PolzonoFF.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            MARIA CELINA W M DA CUNHA

            23/12/2020 19:12:27

            Ganhei 2020 com essa Crônica.Limpou minha alma.Genial.Um toque de acidez,umas pitadas de ironia e o tempero exato das especiarias do carâter de cada um dos Ministros,especialmente das Humm..."Supremetes '.Parabéns!!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Camargo

              23/12/2020 18:31:17

              Esse artigo do Polzonoff já pagou o valor da minha assinatura anual.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcelo Gurgel

                23/12/2020 18:22:54

                Irônica e muito divertida.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • T

                  Tatiana

                  23/12/2020 16:52:58

                  Se sua crônica fosse filmada seria melhor ainda......kkkkkk para que todos possam compreender. Têm pessoas que não entenderam a ironia do texto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    João

                    23/12/2020 16:00:55

                    Muito bom, Polzonoff. Que você não seja preso!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      J.A.

                      23/12/2020 14:34:10

                      Ótima trilogia kkkkk parabéns!!!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Claudio Cesar dos Santos

                        23/12/2020 13:46:58

                        Olá querida, põe cachaça, açúcar e gelo, porque o limão já está... kkkk

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luiz

                          23/12/2020 13:45:36

                          genial !!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Margarete Kolczycki Borges

                            23/12/2020 13:41:43

                            É muita "abobrinha" pagar por um jornal para ler isso

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • P

                              Polzonoff

                              23/12/2020 21:36:46

                              Oi, Margarete. A tradição das crônicas jornalísticas de humor é bem antiga. Às vezes as pessoas simplesmente precisam de um respiro. Mas a Gazeta também tem muito conteúdo com uma proposta diferente. Espero que você aprecie os demais textos do jornal. Abraço!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Ricardo Guinsburg

                              23/12/2020 20:55:51

                              Tú gosta muito de um STF Amigo...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Carmo Augusto Vicentini

                              23/12/2020 18:55:20

                              Então deixe de ser assinante. Fácil! Viu?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Margarete Kolczycki Borges

                            23/12/2020 13:41:43

                            É muita "abobrinha" pagar por um jornal para ler isso

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              DJ Edertech

                              23/12/2020 13:22:50

                              Muito bom esse alívio cômico diante de tantas tragédias provocadas pelo STF

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Carlos

                                23/12/2020 12:50:52

                                Foi divertido. Um pouco de humor pra desanuviar o fim de um ano pra ser esquecido

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Robson Eduardo

                                  23/12/2020 12:10:38

                                  Eu gostei da trilogia. Mas não gostei do final. De todo modo parabéns pelo trabalho.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    Geraldo Lucio Kroeff

                                    23/12/2020 11:25:05

                                    Muito divertido. Tem como fazer os onze lerem? Se é que já não leram. E se leram, vão admitir que gostaram ou o Alexandre de Morais vai fazer o Polzonoff passar o Natal com tornozeleira?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Eudo

                                      23/12/2020 11:00:46

                                      Polzonoff, só nos resta rir de nossas mazelas, e infelizmente o STF é mais uma delas.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • S

                                        Sr. Walker

                                        23/12/2020 10:53:24

                                        Obrigado Polzonoff, ficou mais fácil enfrentar mais um dia de inferno. Muito obrigado..

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • G

                                          Gustavo Silva

                                          23/12/2020 10:46:17

                                          Como diria Fucsi ficouu xou ..

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Llelis

                                            23/12/2020 10:21:10

                                            Excelente! Tomara que o cronista nao seja preso pois espero continuar lendo suas matérias.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • D

                                              Diva Cordeiro

                                              23/12/2020 9:54:52

                                              Excelentes as 3 partes. Infelizmente as brincadeiras são verdadeiras e só nos resta rir. Conheci teus textos recentemente e não deixarei mais de ler. Ótimos!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • D

                                                Didmar Duwe

                                                23/12/2020 11:20:08

                                                Textos aprimorados . Precisamos de textos objetivos como estes 3. Lembrei da frase “brincando se contam as verdades”

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.