i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Renan Santos

Foto de perfil de Renan Santos
Ver perfil

Guedes quer comprar ‘povão’ com seu dinheiro

De tão bizarra, sua proposição foi ridicularizada até por Bolsonaro.

  • PorRenan Santos
  • São Paulo
  • 26/08/2020 15:57
Guedes quer comprar ‘povão’ com seu dinheiro
| Foto:

O anúncio do “Renda Brasil”, na última terça-feira, foi revelador. O ministro da economia, mais palestrante que gestor, trouxe à baila sua curiosa engenharia de gastos, cavucando espaço inexistente no orçamento para bancar o plano de reeleição de seu amo — mais candidato que presidente da república.

Guedes propôs, em síntese miúda, arrochar a classe média produtiva em prol do distributivismo eleitoreiro; quer acabar com as restituições de educação e saúde no imposto de renda, gerando “espaço fiscal” (leia-se malabarismo) para gastos na casa da centena de bilhão no Bolsa Família vitaminado de Bolsonaro.

Aqui explano: a conta chegaria para você, trabalhador formal, pequeno empresário ou autônomo. Você que carrega o Brasil nas costas, paga impostos escorchantes e não recebe nada em troca; você que gasta o pouco que resta do seu orçamento mensal em uma escola para seus filhos ou plano de saúde para sua família. É você, especialmente você, quem pagará esta conta. Para Guedes, você financiará a reeleição de Bolsonaro.

O plano morreu cedo. Em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, o presidente espinafrou a sugestão do seu ministro; afirmou que o “pobre não pode bancar o paupérrimo”, de olho no impacto político da medida em seu eleitorado. Mas em essência, o que o presidente propõe é quase o mesmo: a “geração de empregos” e investimentos — concentrados no Nordeste — irá impactar, ao fim do dia, nos mesmos setores produtivos da sociedade. Só não soará tão óbvio.

Imagino o espanto daquele eleitor do centro-sul, convicto na palavra do “capitão”, quando entender o recado que trago aqui. Sei que muitos vacilarão, tratando de atacar o mensageiro mesmo diante de importante alerta. Mas a verdade se impõe quando a conta chegar. O Bolsonaro que dizia que “a mamata acabou”, que “os vagabundos iriam pagar”, tornou-se artífice do maior estelionato eleitoral da história do país. Um estelionato de deixar qualquer um atônito. O torpor causado por sua mentira — o espanto de tamanha enganação — deixará seu (antigo) eleitorado paralisado por algum tempo. Simplesmente não conseguirão processar o que se sucedeu. Mas ajudo a decifrar o estratagema — e o trauma político.

A vitória eleitoral de Bolsonaro foi, antes de tudo, uma vitória do anti-petismo. Foi triunfo de um Brasil derrotado sucessivamente nas eleições pregressas, vítima de um populismo sectário e polarizador. Melhor dito, um lulismo de resultados que cindiu o Brasil em 2: o norte e nordeste petista, beneficiário do assistencialismo e das obras públicas; e o sul e sudeste “fascista”, que deveria pagar a conta e fazer-se representado por um anêmico tucanato.

Tal modelo político colapsou sobre suas próprias contradições. Veio 2013 e a rebelião da classe média, indisposta com a corrupção e já sentindo os efeitos da crise econômica; em 2016 este mesmo grupo apeou Dilma Rousseff do poder; em 2018 elegeu seu representante. Esperava-se, portanto, uma mentalidade diferente a governar o Brasil: a ideia de que deveríamos atacar privilégios, favorecer os que produzem, promover o crescimento através do trabalho.

A trinca Bolsonaro-Moro-Guedes representava, no imaginário do eleitor, a imposição da visão de mundo dos vencedores — natural em uma democracia — em detrimento da perspectiva dos vencidos. Chegara a hora de um novo caminho. Iniciava-se a “Nova Era”.

A traição

À primeira vista soa pueril esperar que um sindicalista dos militares, que jamais trabalhou na iniciativa privada e sempre votou favorável a seus privilégios, iria liderar tamanha revolução. Mas urnas são urnas, e o eleitorado se enamorou por sua retórica. Conforme esperado, tão logo eleito, o discurso chocou-se com a realidade, e o verdadeiro Bolsonaro aflorou: protegeu militares, defendeu privilégios, sabotou a reforma administrativa e aliou-se ao centrão.

Pragmático, voltou os olhos para 2022, tendo na proteção dos filhos e Michele o calcanhar de Aquiles exposto; através desta fragilidade, negociou suas promessas na bacia das almas, entregando-se ao sistema que jurou combater. Naturalmente, o casamento com o fisiologismo tem lá sua lógica; a noiva se atrai por gastos públicos e obras — entregues ou não — em seu reduto eleitoral. Assistencialismo, quando compartilhado com aliados, também é bem vindo. Em resumo, o novo Bolsonaro que surge é mera repetição de velhas fórmulas, com tempero à moda militar, inspirado no velho Geisel.

O auxílio-emergencial é a ponta do iceberg: turbina a aprovação no nordeste e abre espaço para que Bolsonaro faça escolhas. Escolher, para o presidente, é um luxo; este mesmo Bolsonaro se via sem caminho meses atrás, no início da pandemia. Perdia seu eleitorado nos grandes centros urbanos e via o impeachment se aproximar. Caminhar por entre os miseráveis, com gibão de couro e chapéu de cangaceiro, é dádiva dos céus; o Renda Brasil será chuva (de votos) no sertão.

Nesta nova configuração, Guedes é alegoria de um tempo que se foi. Serve, quando muito, para propor malabarismo orçamentário que não será levado a sério. E veja, ele sabe disso. Tal proposição — taxar quem nele acreditou — é manobra desesperada de alguém que ainda procura razões para justificar a própria permanência. De tão absurda, nem Bolsonaro (o presidente cloroquina) aceitou.

Desprestigiado, o vaidoso Paulo Guedes pode ao menos chamar a medida de profética. Ela antecipou, desajeitada, a lógica econômica dos próximos dois anos de governo federal. Será dinheiro no nordeste — a todo custo — e derrama no centro-sul. E ai se reclamar, comunista! Será traidor da pátria e aliado eterno do PT...

34 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 34 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Marcos Higasi

    ± 0 minutos

    Bem fraquinho esse texto. Não tenho nada contra movimentos populares, muito pelo contrário, acho fundamentais para o avanço da democracia. Mas o texto não traz qualquer fundamentação técnica, informações embasadas em alguma lógica econômica, científica, ou que acrescente algo ao leitor interessado no debate político. O colunista transmite raiva, animosidade, repulsa ao ministro, que bem merece críticas, mas também merece elogios. Não entendo o que esse rapaz esta fazendo na equipe de colunistas da Gazeta do Povo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eduardo coelho

    29/08/2020 10:15:15

    Renam Mulambento só quem te escuta são teus amigos sem cérebro. Passei aqui só para escrever que você é o que a minha geração chama de Zé Roela.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Roberto da Costa Brandão

    27/08/2020 2:40:32

    Não entendi porque esse rapaz foi colocado como colunista da Gazeta do Povo. Eu acompanhava seus vídeos no YouTube e no início do Governo Bolsonaro, vi que ele fazia vídeos elogiando as posições do presidente. Um bom exemplo é um vídeo de 19 de novembro de 2018, em que ele defende a escolha de Ernesto Araujo para Chanceler. Em 16 de maio de 2019 ele já dizia que o governo estava "se destruindo". Em 29 de julho de 2019 ele fez um "mea culpa" dizendo que o MBL tinha exagerado em sua crítica aos partidos de esquerda e a partir daí ele entrou em uma cruzada anti-bolsonaro tão radical quanto o apoio que dava anteriormente. Resumindo, um sujeito que toma posições políticas sem nenhuma coerência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gerson Stringari

    27/08/2020 2:15:35

    Gazeta do Povo Este colunista não tem pedigree nem para passar perto deste jornal. Tomara que seja a última.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    27/08/2020 1:52:48

    Renan quem votou em Bolsonaro, não votou pensando que ele fosse o tão sonhado administrador. Votou porque ele é quem tinha chances de derrotar o pt e com isso tentar estancar a roubalheira. Se vamos conseguir? Não sei. Pode ser que ele roube tanto quanto lula. Já vcs do MBL estão iguais ao Lindenberg Farias que apareceu no impeachment de Collor como um cara pintada. Se elegeu e deu no que deu. Mais um larápio como os outros. Vcs estão iguais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • P

      Paulo

      27/08/2020 1:55:57

      Bolsa família.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo

      27/08/2020 1:55:40

      Bolsa família

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo

      27/08/2020 1:55:03

      Aliás o vsa família era maravilhoso. Não caia na conta do povo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André de Souza Moreira

    27/08/2020 1:43:29

    Vou cancelar minha assinatura agora!!!! Colunista e matéria ridículos. Não é pra ver um militante de esquerda escrever um monte de asneira que pago uma assinatura.. Gazeta, vocês deveriam retirar esse cidadão de seus quadros urgente pois correm o risco de ter uma debandada de assinaturas. LAMENTÁVEL

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Schwinden

    27/08/2020 1:29:27

    Guedes é um valente. Poucos aguentariam o que ele e o PR aguentam sem sucumbir ao desânimo, ao cansaço, pessimismo. Falar e escrever é fácil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Maurício

    27/08/2020 1:23:27

    Você é um **** , Renan! Ninguém cai nessa conversinha sua.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    27/08/2020 1:18:58

    Espero que o colunista esteja errado mas os sinais são mais ou menos como os descritos. As medidas do governo até então são no coro da classe média.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco G. Junior

    27/08/2020 1:01:03

    Queria saber quem ainda dá crédito ao Zé Dirceu do MBL.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sujunior

    27/08/2020 1:00:12

    Esse Renan Santos do decadente MBL tem uma mente doentia, é um elemento desprezível, não tem o mínimo de sensatez, o sujeito é visivelmente movido a ódio, suas matérias são pífias, carregadas de rancor, travestidas de factoide, não contém uma crítica construtiva nem informação confiável, não sei o que esse sujeito está fazendo nesse jornal. Suas matérias destilam puro ódio, só desinformam e excitam a mente de alienados . Em suma é uma mosca asquerosa no meio de uma nata de renomados colunistas da Gazeta. Hora de dar um chute em seu traseiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JULIANO RIBAS DEA

    26/08/2020 23:33:59

    E cai a máscara do Guedes

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PT NUNCA MAIS

    26/08/2020 23:16:38

    Dirzeuzinho insignificante será colunista até quando, esse é o ponto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Cesar

    26/08/2020 23:06:07

    Vamos falar do Luciano Ayan?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RICARDO MARTINS DA SILVA

    26/08/2020 22:51:07

    Fiquei decepcionado após assinar a Gazeta do Povo por me deparar com esse cidadão sem o mínimo credibilidade, nem mesmo para comentar postagem de Twitter. Como pode? No próprio canal do MBL quando fui inscrito ouvi muitas falácias desse rapaz. Esse ai engana idiotas. Pensando aqui em cancelar minha assinatura. Pois um jornal deve procurar, ainda que de posições contrárias, alguém com um mínimo de credibilidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    26/08/2020 22:28:16

    Colunista revela má fé em seus argumentos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago Souza

    26/08/2020 21:32:14

    Vamos falar do Luciano Ayan? Meu irmão, que ponto a Gazeta do Povo chega a ter Renan Santos como colunista... Vejo meu dinheiro descendo pela privada depois de uma C@@$@ numa diarréia bem severa! Não pode ver uma vergonha que já quer passar!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Carlos Dallacqua Lopes

    26/08/2020 21:14:54

    Não dá para esperar muito de quem veio. Hoje ser líder do MBL é um atributo negativo. Deveria ter olhado melhor a GP antes de assinar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos de Albuquerque Regina

    26/08/2020 20:54:10

    Colunista cansativo. E bobinho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    27/08/2020 0:53:56

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    26/08/2020 20:46:06

    Como se o colunista e seu famigerado MBL fossem a solução para alguma coisa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzalvo

    26/08/2020 20:42:46

    Zzzzzzzzzzzz sono, Renan Santos, vc dá sono... vou dormir, tchau.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    26/08/2020 20:23:03

    Renan, pague os impostos, sobre o dinheiro arrecadado nas doações e outras transações nas empresas da família. Vc é um grande energumeno, animador de carro de som.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    26/08/2020 20:22:35

    Não vi, não li, vim só clicar em "não ligo".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    26/08/2020 20:18:15

    Mais um colunista se apropriando de informações dispersas e juntando tudo em uma história que se alinha a sua própria visão e ideologia. Há alguma evidência concreta de qualquer uma das interpretações que o colunista faz? Isso é jornalismo ou um desfile de opiniões pessoais que podemos expressar em botecos? Mais Flavio Gordons, Cristina Graemls e menos Renans....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José

    26/08/2020 20:09:56

    É duro ler um artigo de um analista que não entende nada da vida real. Na minha rua tinha um rapaz que vendi água de coco. A fiscalização da Prefeitura proibiu o ambulante de trabalhar. Encontrei com ele várias vezes e perguntava como estava. Ele respondia que estava passando por dificuldade mas o auxílio do Governo pelo menos dava para fazer a feira. Se meu imposto for gasto para socorrer gente como Marciel, eu acho muito bem gasto. Com certeza, gente como Marciel não fazem parte da vida do senhor Renan.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stephano Zibetti

    26/08/2020 20:07:02

    Aguardando Renanzinho escrever algo do seu Amigo Ayan, gosta de cocaína e pornografia infantil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Dias

      26/08/2020 20:23:07

      E sobre a maconha e os R$ 400.000.000,00 tabém.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Fernandes

    27/08/2020 0:18:54

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Miguel

      26/08/2020 23:32:48

      Nunca, jamais sentou-se na cadeira presidencial, na história desse país, alguém mais despreparado, energúmeno e estupido do que Dilma Rousseff.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nikoski.M.A

    26/08/2020 19:45:43

    Estou comentando pois fiquei com peninha dele.... só por isso, largado as traças .....kkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.