i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Renan Santos

Foto de perfil de Renan Santos
Ver perfil

O vírus da revolução

As redes sociais vieram — 2013 veio — e a estabilidade passou. Vivemos uma guerra latente, ainda não convertida em convulsão social. Mas eis que o corona aterrissou por aqui…

  • PorRenan Santos
  • São Paulo
  • 22/03/2020 17:04
O vírus da revolução
| Foto:

Pipocam na internet vídeos de saques em lojas e supermercados no início da quarentena brasileira. Outros dois, também marcantes, relatam os primeiros sinais de conflito que surgem no horizonte: no primeiro, um grupo de viciados em crack ataca pessoas nas ruas do Rio de Janeiro, tal qual uma matilha; no segundo, presidiários, no interior de São Paulo, fogem do cárcere após nova política de saidinhas ser implementada — em decorrência do vírus.

Em todos os casos, o que vimos foram os primeiros sintomas sociais da pandemia do coronavírus, cujas sequelas se estenderão para muito além dos pulmões de suas vítimas.

***

O Brasil é um país cujas contradições não o permitem parar de pé. Somos um amontoado, jamais construção. Doses cavalares de ideologia, sacrifício e ignorância permitiam uma relativa estabilidade, por mascararem uma estrutura política e administrativa completamente destacadas de nossa realidade.

As redes sociais vieram — 2013 veio — e a estabilidade passou. Vivemos uma guerra latente, ainda não convertida em convulsão social. Mas eis que o corona aterrissou por aqui. Instantaneamente, privilégios como o "fundão" eleitoral e os altos salários do funcionalismo foram questionados; políticos explodem nas redes sociais pedido que esses gastos sejam direcionados à saúde.

São demandas impossíveis de ser ignoradas. A classe média, eventualmente, vencerá. Mas o cadáver do estado patrimonial continuará exposto. O problema não termina aqui

***

Surgem os primeiros casos de COVID-19 nas periferias. No Rio de Janeiro, o vírus já foi confirmado na explosiva Cidade de Deus. Não é preciso discorrer aqui sobre as condições sanitárias, a ausência de cômodos, a proximidade entre as residências. Tais locais são barris de pólvora, prestes a explodir. E como miséria pouca não é bobagem, não podemos esquecer: o acesso policial é restrito, dependendo do tráfico o toque de recolher e a obediência à quarentena.

Na baixada fluminense, o sistema de saúde já se encontra colapsado, mesmo antes do corona. Uma população enfurecida, sem trabalho nem renda, verá seus pais — por vezes seus filhos e irmãos — perecerem sem respiradores nem leitos em plena luz do sol. Vereadores e prefeitos, que construíram suas carreiras através do clientelismo no serviço público, não terão o que fazer. Tentarão se salvar primeiro. Não serão perdoados.

***

A expectativa do ministro Mandetta é de normalizar a situação só em setembro. O pico da crise é aguardado para as próximas semanas, entre abril e maio. A quarentena será longa e extenuante. Milhões de autônomos não terão como se manter. Um dos países com a menor poupança do mundo se confrontará com a necessidade batendo à porta já nos primeiros dias.

As periferias sofrerão antes — e mais. O real nível de informalidade, impossível de ser detectado, se fará percebido pela massa de cidadãos desesperados à procura de dinheiro para comer, se medicar, sobreviver. As facções criminosas, vendo o tráfico minguar, incentivarão o roubo a lojas e residências. Em algum momento, as forças policiais — já parcialmente amotinadas em muitos estados — poderão colapsar.

***

O clima entre a presidência da república e os demais entes federativos só deteriora. O presidente Bolsonaro, eternamente preso ao medo de perder o poder, insiste na infrutífera disputa com governadores. Teme — veja só! — o protagonismo de outros nomes no combate ao vírus. Foi assim com Mandetta, nomeado pelo presidente e seu amigo de longa data; é, agora, com homens que inspiram pânico em seus filhos: Wilson Witzel e João Doria.

Entre uma entrevista e outra, o presidente minimiza a crise e ataca seus adversários. Chamou João Dória de “lunático" por conta do estado avançado dos preparativos paulistas. Foi prontamente respondido. Mais: é achincalhado, diariamente, por governadores dos mais diferentes estados e posições ideológicas, inconformados com a debilidade do planalto na condução da crise.

Perdeu-se o respeito pelo presidente. Não que Jair, em algum momento, tenha se dado ao respeito. Mas já não é considerado líder ou condutor por ninguém que realmente importa. Não à toa, obriga seus ministros a tecerem loas à sua liderança nas coletivas de imprensa. Mandetta, constrangido, o chamou de “grande timoneiro”.

***

Possivelmente infectado pelo vírus, o presidente teme, acima de tudo, que seu vice assuma as rédeas durante o ápice da crise. Seria terrível para Bolsonaro ver seu eleitorado mais cativo encontrar em Mourão as qualidades que faltaram em Jair.

Brigado com o congresso — alvo de uma manifestação governista que pretendia fechá-lo — Bolsonaro mandou sondar a possibilidade de um estado de sítio durante a quarentena do corona. A hipótese foi ridicularizada pelos demais poderes. Mas passa a fazer sentido diante de um quadro de anomia que pode tomar conta do país ao longo das próximas semanas. Seria a cartada perfeita para empoderar uma presidência que rapidamente se esvaziou. Mas a questão é…alguém confia?

É o famoso se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

***

As panelas não param de cantar nas janelas da quarentena. Conforme as mortes se avolumam, a popularidade se esvai. A classe média não mais se alinha por ideologia, mas sim pela sobrevivência dos seus. Filhos de esquerda protegem pais de direita; irmãos de direita cuidam de irmãs de esquerda. Cria-se o clima para todo tipo de mudança — no sistema, nos privilégios, no âmago da própria democracia.

Pois não nos enganemos: o corona não faz distinção entre ricos e pobres. Vai levar quem puder ao longo do caminho. O Brasil que criará — que restará — ainda é incerto. Certo, apenas, é que não será o mesmo de antes. Os ingredientes aqui listados não são necessariamente bons. Mas são reais. E essa será, talvez, a primeira vez que a sociedade brasileira enfrentará, irmanada, um problema real, visceral, transformador.

Gostemos ou não — positiva ou não —, uma revolução vai surgindo no horizonte.

46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • T

    Tiago dos Reis Vieira

    ± 7 horas

    Gazeta do Povo já está na hora de rever a permanência do Renan dos Santos, ele está ofuscando a boa imagem que vocês tem no jornalismo, será que não perceberam isso?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Dória Santos

    ± 9 horas

    Renan. Vc me fez cancelar minha doação mensal ao MBL. Vc é uma vergonha

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauro Tapajós Santos

    ± 10 horas

    Na crise vemos claramente os lobos. Aqueles cujo foco é pintar um inferno bem antes e atacar quem está no comando. Sugestão: seja mais otimista e depois relate o que viu de errado. Mas faça isso depois da crise passar... Mais um para evitar ler na Gazeta...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Irineu Berestinas

    ± 12 horas

    Essa transformação que você está descobrindo não virá, certamente, por meio do Centrão e dos adeptos de Maduro e Chávez que têm bom número de cadeiras no Parlamento, não é mesmo? Ou pela reintrodução de Lula e Dilma no Poder? Você precisa de sair do comodismo genérico dessa sua "análise", e dizer com clareza onde você pretende chegar com a sua transformação...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Santana

    ± 13 horas

    Fraquíssimo articulista. É uma pena a gazeta do povo ter em seu meio gente desse nível. Pena que nem todos possam ser alexandres garcias ne jr guzzos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      MAGNUM COSTA DE OLIVEIRA

      ± 11 horas

      Para quem tinha o Caio Coppola, a substituição não foi à altura.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    giovanni durazzo neto

    ± 15 horas

    Renan Santos,. um representante da NOVA ESQUERDA

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Gustavo

    ± 16 horas

    Renan, é realmente uma pena que em um momento crítico em que carecemos de homens com estrutura e coragem para desafiar esse sensacionalismo criado em torno de uma pseudo-ameaça (outras enfermidades matam muito mais e não são destacadas pela mídia), o Sr. se sujeite a um discurso politicamente oportunista. Gazeta, reveja seus colunistas, seu público não é burro o suficiente para deixar passar batido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.

    ± 16 horas

    Esse tipo de artigo não deveria ocupar um espaço tão nobre num jornal como a Gazeta do Povo. É muito pobre de ideias, faz uma descrição muita rasa e estreita do que se passa no país. Precisamos de textos de melhor qualidade, de reflexões mais profundas e que tragam luz ao momento difícil que atravessamos. Me desculpe o articulista, mas falta bagagem para alguém sair por aí vomitando essa verborragia que qualquer um pode fazer. Se fosse para ler esse tipo de texto, não precisava fazer uma assinatura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMILL SAMUEL ESPER

    ± 16 horas

    Bla bla bla bla bla ! Já está na hora da gazeta do povo rever o contrato desse colunista ! Manda ele pra folha !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Bruno F. M. da Silva

      ± 16 horas

      Concordo 100%, esse cara so polui o quadro de colunistas, nao acrescente nada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 17 horas

    E eu que achava que EU era pessimista; talvez a diferença entre o meu pessimismo e a LOUCURA DELINQUENTE do Renan seja o meu desejo para que o Brasil DÊ CERTO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bruno F. M. da Silva

    ± 17 horas

    Que nojo esse textinho do MBL. Esse grupelho é perigosissimo, ja deixaram claro que o objetivo deles é um: puro PODER. Essa gente, que coloca o poder acima da populaçao e do bem social, sao os novos Aécios, Lulas e Cunhas. Ja vimos o que aconteceu no pais quando politicos buscavam exclusivamente poder para satisfazer sua ganancia financeira, assaltando os cofres publicos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Udo Zeviani

    ± 18 horas

    Discípulo do catastrofismo. As coisas podem mesmo não andar bem. Mas uma crise dessa monta não é fácil de resolver. Concordo que nosso país é desorganizado, mas não estamos tão perdidos assim como você sugere. Há sim um rumo. A maioria da população sabe que não quer o comunismo. Se a esquerda se apruma acreditando que está inflando, ela se ilude.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raimundo Rabelo Lucas

    ± 18 horas

    Seu Renan, perdeu a oportunidade de ficar calado. Que tanta besteira. Vai estudar um pouco mais. Quem sabe você não melhora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose Afonso de Oliveira

    ± 18 horas

    Esse Ranan é da turma do quanto pior melhor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 18 horas

    E os batedores de panela leia se funcionarios ptebas, pedindo o reajustes atrasados de salarios e entre outras imorais, pois perderam a eleição e querem retomar as tetas. Doria fazendo jogo do poder visa eleição e a globo e a band ofendidinhos fazem jogo dos ptoides

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diogo

    ± 20 horas

    Texto apocalíptico não ajuda em nada neste momento. É hora de união e busca por soluções rápidas. É lamentável se aproveitar do momento de exceção vivido pelo mundo todo para obter vantagens politicas. Se toca guri.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E F Pereira

    ± 20 horas

    A alternativa ao Bolsonaro é o PT e seus aliados? É o Doria? É a Venezuela? Obrigado, prefiro continuar com Bolsonaro e seus ministros...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    OT

    ± 21 horas

    Tudo ia bem, ate achar o mote para atacar o Presidente. Dizer que o Presidente não tem o apoio de mais ninguém que "importa", foi o fim da picada. esse Renan precisa amadurecer antes tentar passar-se por comentarista adulto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 21 horas

    Narrativa ia bem até chegar no Governo Federal. Só pra tua cara de Cascão, Renan, que o presidente fica enciumado com protagonismo de ministro. Isso seria o mesmo que o Tite se recusar a escalar o Neymar porquê ele chama muito a atenção... Se toca, rapaz. Pare de mentir! Um pouco mais de honestidade, por favor. Weissphuder!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 21 horas

    Artigo tendencioso de quem virou órfão. Esse mentiroso torce e estimula para que alguma confusão o coloque na frente de algum bando de loucos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    ± 21 horas

    Revolução no horizonte ? Faz me rir babacão. Use o MBL aí para tentar convocar uma passeata contra Bolsonaro para se enterrar de vez sua visão distorcida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    ± 21 horas

    Vamos fazer um ajuntado das mentiras: 1) presidente suspeito de estar infectado - fez os 2 exames de protocolo e NÃO ESTÁ COM O VÍRUS. 2) Perdendo apoio entre seus eleitores - veja na mídia alternativa o apoio que ele recebe. Ele tem mais apoio do que nunca. 3) manifestação governista que pretendia fechar o congresso ? - sim o povo está de **** cheio das palhaçadas do congresso porque são absurdas mesmo - mas o governo NÃO TEM NADA A VER COM A MANIFESTAÇÃO DO POVO. O presidente já disse em entrevista que manifestações fazer parte da democracia. Bem, acho que ficou claro. Para caroneiros traidores como você, resta chupar o dedinho perante a popularidade do presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 22 horas

    Otimo texto Renan. A direita nao precisa do Bolsonaro que e um inapto para a funcao. Seria bem interessante o Mourao assumir o posto e liderar com o mesmo time, porem com um vies ideologico menor. O Gov seria mais racional, nao ciraria suas proprias crises e iria provar que o time e bom, mas o tecnico e pessimo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Bruno F. M. da Silva

      ± 17 horas

      Militante do MBL infiltrado. Chega a fazer rir esse grupo, usa as mesmas taticas do PT.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 23 horas

    É um comentário infeliz. No momento de tanta crise que o Bolsonaro herdou e está tentando sair temos um Legislativo e Judiciário viciado desde a era Fernando Henrique, Lula e seus sucessores. Pelo que li parece que o autor acha interessante que a PTzada estaria melhor no comando !? O momento é de união nacional e não importa que partido político, raça ou cor. É vida ou morte. Conta outra !!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fábio

    ± 1 dias

    Concordo com o Renan, políticos continuam amarrados ao jogo e escorregam frente ao que deveria ser a verdadeira prioridade. Mas não creio que a sociedade brasileira vá se desesperar tão facilmente a ponto de começar uma revolta violenta, apesar de ser bem capaz de usar a pandemia como pretexto para saques e vandalismos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco Velloso

    ± 1 dias

    Boa análise da conjuntura neste momento,vale como retrato deste início de crise.Mas até o final muita coisa vai acontecer e dúvido alguém acertar onde estaremos nos próximos 2 meses ,o número de variáveis é imenso

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • T

      TIAGO SILVA

      ± 23 horas

      Muuuu

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando Cavalcante

      ± 1 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo OL

    ± 1 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Patrick

    ± 1 dias

    Meu maior receio é com relação a essa possível desordem social devida a uma periferia em desespero.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Fernando Cavalcante

      ± 1 dias

      Receio de que, filhote? E você tem lá responsabilidade sobre alguma coisa? "Desordem social" é o nome científico de favela. "Periferia em desespero", diz o boneco. Acha que eles alguma vez esperaram por alguma coisa? Se não esperam, não se desesperam. Cresce e sai da bolha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 1 dias

    Texto realista, é exatamente o que vai acontecer , Bolsonaro passa a ser ridicularizado e o que ele fala pouco importa, até porque ele fala apenas para seu público. A questão é , até quando o país consegue viver sem liderança. Durante a crise não vejo problemas , o Ministro da Saúde faz a gestão nacional e os governadores estão mostrando competência em seus estados. E depois... O país que teremos depois desta pandemia ninguém sabe como será .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 1 dias

      Continuo firme no apoio ao Bolsonaro, parece ser a melhor aposta contra a esquerda truculenta, fanática e vingativa. E o que nos separa do caos social. E em cado de necessidade, espero que as Forças Armadas enquadrem os extremistas revolucionários e os criminosos, como fizeram em 1964. O Brasil não precisa de revolução, mas de ordem, progresso, mais mercado e menos estado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando Cavalcante

      ± 1 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plínio

    ± 1 dias

    O baixo padrão moral que confere ao presidente é exatamente o seu. Um olhar no espelho apenas. Diferente de Dória que assume o protagonismo do palco, Bolsonaro delega aos seus ministros as ações de combate a crise. Liderar é isso. Comandar e confiar em seus comandados. E como alegar ética de um grupo que se aproveitou do movimento Bolsonaro para eleger seus membros e depois o apunhalou? Na minha concepção é covardia. E covardia não é atributo de homens dignos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Cavalcante

    ± 1 dias

    Olha o fascistóide de volta aí, gente! Este pil@ntra não se satisfaz em aplicar 171 sobre o seu gado do MBL e ainda sonha em ser reconhecido como colunista. Vá procurar sua turma, marginal. A esquerda não te aceita, a direita te expulsa e o centro não existe. Centrão é corrupção, é esquerda disfarçada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Moraes

    ± 1 dias

    Texto infeliz. A Gazeta já foi melhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    ± 1 dias

    Contorcionismo intelectual e prestidigitação de sobra. Equilíbrio de análise nenhum. Como dar atenção a alguém que baseia sua argumentação na babel das "redes sociais"? Como disse o Gustavo aí embaixo, o MBL perdeu o bonde da história.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 2 dias

    Cara, vc é um demente. Gazeta dar voz a um delinquente moral - pra ser redundante - É IMORAL. Esse cara não têm estofo intelectual/moral pra escrever neste jornal, hein Gazeta?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 1 dias

      Gazeta abriu as pernas pro alexandre borges e seus miquinhos adestrados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO_RJ_70

    ± 2 dias

    o texto ia bem até o ponto absurdo "" O presidente Bolsonaro, eternamente preso ao medo de perder o poder, insiste na infrutífera disputa com governadores. Teme — veja só! — o protagonismo de outros nomes no combate ao vírus." Por isso ganha um "Não ligo". Teu MBL perdeu o bonde da história, aliás pegou o bonde do Bolsonaro, assim como o Dória e outros. Hipocrisia , traição . Vem com a revolução que defenderemos o país, viu seu new left !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Fernando Cavalcante

      ± 1 dias

      Cara, nunca leio ou ouço nada deste Renan. O cara é totalmente doente e corrompido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.