• Carregando...
Dose de vacina da Covid-19
Confundir o significado das palavras necessariamente leva a ver a realidade de forma distorcida.| Foto: MLADEN ANTONOV/AFP

Confundir o significado das palavras necessariamente leva a ver a realidade de forma distorcida. Parece haver, atualmente, uma confusão entre o sentido das palavras "obrigatório" e "forçado". O uso do cinto de segurança é obrigatório, mas não é forçado. Ninguém é amarrado ao cinto à força, mas é punido se não o usar. Estar sóbrio para poder dirigir é obrigatório, mas ninguém é forçado a não beber. Parar no sinal vermelho é obrigatório, mas ninguém é amarrado até o sinal ficar verde.

Todas estas medidas restringem as liberdades individuais? Sem dúvida. E por que, ainda assim, são adotadas se liberdades individuais são um valor tão precioso? Porque elas melhoram a vida para todos em sociedade, estimulando que pessoas não tomem decisões que poderiam preferir individualmente, mas que colocariam a vida de outros em risco.

Vacinação contra Covid-19 ou qualquer outra doença deveria ser forçada? Alguém deveria ser levado à força para ser vacinado? Claro que não. Vacinação deveria ser obrigatória? Acredito que sim.

Sem vacinação de todos, não erradicamos as doenças. Sem erradicá-las, vírus continuam sendo transmitidos e passando por mutações. Dependendo das mutações, mesmo quem se vacinou pode ser colocado em risco.

Da mesma forma que ninguém deve ser forçado a tomar nenhuma vacina, não é justo expor quem optou por se proteger e proteger a sociedade aos riscos causados por quem preferiu não fazê-lo. Você pode beber, mas se beber não deve dirigir. Da mesma forma, você pode optar por não se vacinar, mas neste caso, não deveria circular e transmitir a doença.

"Ricardo, mas no caso da vacina contra Covid-19, ela não é confiável, não houve tempo para testá-la." Eu tinha esta mesma preocupação até conversar com vários especialistas do setor que me explicaram que, desta vez, pelo esforço concentrado que foi feito, mais gente foi testada em muito menos tempo e a quantidade de pessoas testadas é o parâmetro mais importante dos testes.

Outro ponto é que, mesmo se as vacinas não fossem ou não forem ideais, o que representa mais risco: as vacinas ou a doença? Talvez as mais de 1,6 milhão de mortes de Covid-19 no mundo só nos últimos 9 meses - muito mais do que o total de pessoas que morreram tomando todas as vacinas já inventadas em toda a História da humanidade, desde que as vacinas surgiram no século XVIII - possa dar uma pista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]