• Carregando...
Adelino Ribeiro deixará cargo na prefeitura de Cascavel para voltar à Assembleia
| Foto: Arquivo / Alep

Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Cascavel, a convite de seu ex-colega de parlamento Leonaldo Paranhos (PSC), Adelino Ribeiro terá que deixar o cargo para assumir um novo mandato na Assembleia Legislativa do Paraná, onde esteve por duas legislaturas (entre 2011 e 2019), antes de não ser reeleito em 2018. Primeiro suplente da coligação PRP/PRTB, Ribeiro será um dos quatro suplentes de deputado beneficiados pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral que cassou o mandato de Fernando Francischini (PSL). Como a Justiça Eleitoral passará a considerar nulos todos os 427 mil votos recebidos por Francischini, outros três deputados eleitos pelo PSL também perderão mandato, abrindo uma das vagas para Adelino.

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Foi uma surpresa. Sabíamos que existia esse processo, mas não tínhamos ideia sobre quando ele ia entrar na pauta e, muito menos, sobre o resultado, uma vez que o TRE absolveu o deputado Francischini. É uma decisão polêmica, não torcemos para nada dar errado para ninguém, mas estamos prontos para assumir o mandato”, disse. “Fizemos uma votação expressiva, quase 40 mil votos, mas, pela coligação, não conseguimos uma segunda cadeira”, lamentou o deputado, lembrando que, por conta da votação de Francischini, Subtenente Everton acabou eleito com apenas 13 mil votos.

Apesar do curto tempo de mandato, Adelino se disse entusiasmado. “São quinze meses [a posse dos novos deputados, geralmente ocorre em fevereiro], dá para fazer um bom trabalho, porque temos conhecimento do funcionamento do Legislativo, cumprimos oito anos de mandato, estamos preparados”, disse.

Sem elencar pautas específicas, Adelino Ribeiro afirmou ser um deputado de plenário: “de discursos e posições firmes e atuação nas principais votações. É assim que vejo o parlamento”. Para o deputado, a volta à Assembleia pode ser fundamental na construção da candidatura em 2022. “Fizemos uma ótima votação em 2018, mas, por detalhe, não foi suficiente. Apesar de as pessoas saberem que temos condições de voltar, tem outros deputados atuando na região e potencializando votos. Então, estar no mandato dá um gás novo. Chegar a uma cidade como deputado nos permite uma penetração diferente. Além disso, teremos mais poder para ajudar os municípios da base e fazer algumas indicações de recursos”, concluiu.

Depois das eleições de 2018, Adelino Ribeiro trocou o PRP (que foi incorporado pelo Patriota) pelo PSC de Paranhos, situação que pode levar a um novo processo na Justiça Eleitoral, com o partido reivindicando sua cadeira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]