Ciro Gomes no palanque com Goura| Foto: Divulgação / PDT
Ouça este conteúdo

Candidato a presidente da República em 2018 e já em pré-campanha para 2022, o vice-presidente nacional do PDT Ciro Gomes esteve em Curitiba, nesta terça-feira (10), para evento de campanha do candidato do partido à prefeitura da capital paranaense, Goura Nataraj. Em entrevista à Gazeta do Povo, ele analisou o cenário das eleições municipais do próximo domingo (15) e fez projeções para o quadro de 2022.

CARREGANDO :)

Estamos vendo, nas pesquisas eleitorais nas capitais brasileiras, que as candidaturas bolsonaristas estão tendo dificuldade, mas não são as candidaturas de esquerda que estão crescendo. Essa eleição vai consagrar o centro?

É preciso que a gente entenda os dois motivos do voto do eleitor brasileiro. O primeiro é uma aguda preocupação com o cotidiano: questão de emprego, moradia, saúde, educação. Você não pode considerar que o DEM está liderando em Salvador por conta de centrão ou ideologia. Está liderando porque o prefeito entregou políticas públicas muito importantes para a cidade. Estamos liderando em Fortaleza por ter uma administração bem avaliada, e é outro campo político. O segundo motivo do voto, e nisso você tem razão, é um fenômeno que nós ainda vamos ter que entender. Parece que a essa altura, ainda é muito cedo, falta uma semana, o povo brasileiro está banindo os extremos. Se você reparar, o bolsonarismo boçal está perdendo feio em todos os cantos, mas o lulopetismo corrompido também parece que está sendo expulso das grandes cidades brasileiras. E isso cria um novo campo. Ele está organizado? Não, não está. Ele precisa ser organizado, os oportunistas vão tentar chamar que isso é uma vitória do centro, mas ainda é preciso entender melhor esse fenômeno.

Publicidade

E o quanto isso será determinante para a sua estratégia política para 2022? A aliança com a esquerda será o melhor caminho ou vai ter que buscar esse caminho do centro?

No momento em que lhe falo, e eu tenho um livro sobre isso, e é ciência política para além da militância, o Brasil precisa de um novo projeto nacional de desenvolvimento que precisa passar por mudanças estruturais muito arriscadas, muito difíceis de serem feitas politicamente. Isso nos obriga a desenhar um arco político de forças que reúne do centro à esquerda moderada. O que é o centro? É o mundo da produção. É o agronegócio moderno, que não escraviza, que não deteriora o meio ambiente, que sabe que do jeito que as coisas estão indo o Brasil sofrerá prejuízos muito graves. O centro é o médio empresário, o grande empresário nacional, que fatura em real. E o que é a esquerda? É organizar a classe média, os profissionais liberais, o mundo do trabalho, para a gente deixar de ser a sociedade mais desigual do planeta. Ensinando aquele outro lado que o capitalismo moderno se afirma no consumo de massa e o consumo de massa se afirma na renda. E nós estamos destruindo a renda do povo, destruindo o crédito popular e, por isso, o comércio está quebrando a indústria está destruída.

Há poucos dias, tivemos em Curitiba, o encontro de Sergio Moro com Luciano Huck. Eles também já se aproximaram de Mandetta. O grupo de centro-direita está largando na frente?

Essa é a coalizão dos cornos do Bolsonaro, se o curitibano me permite brincar com coisa séria. Todos eles ajudaram o Bolsonaro e, agora, estão agindo como ratos. Eles estão vendo que o barco vai afundar feio. A derrota do Donald Trump nos Estados Unidos revela que o Bolsonaro é o bocado comido que vai ser esquecido e olhe lá se ele termina o mandato. Então, o que eles estão querendo fazer? Estão querendo assumir o espólio da tragédia, da derrota, da destruição do bolsonarismo boçal. Quem faz isso, o Moro, para mim, é um malandro. Porque ele era um juiz que vendeu a toga, colocou o adversário político na cadeia, tirou os direitos políticos do adversário, eu nem faço juízo de valor se a decisão é justa ou não, mas o que ele não poderia fazer era ser ministro do que ganhou. Isso faz dele uma pessoa malandra, sem ética, sem pudor. Depois passou dois anos com Bolsonaro, acobertando as mazelas, a roubalheira, as pequenices, as corrupções de um presidente corrupto que corrompeu as esposas e os filhos. Eu fui contemporâneo dele na Câmara, eu conheci Bolsonaro roubando as miudezas, dinheiro de gasolina do gabinete. O Moro está lá, estava com ele. E, agora, vem se apresentar como centro?

Publicidade

O senhor também teve, recentemente, uma conversa com o ex-presidente Lula. Fizeram as pazes?

Eu diria a você que sim, sob o ponto de vista dos protocolos de relacionamento. Foi uma conversa muito franca, demorada, mais de quatro horas. Lavamos a roupa suja praticamente toda. Mas o que eu pensava sobre o que aconteceu no Brasil e o papel do lulopetismo no Brasil de hoje e do futuro, eu saí pensando a mesma coisa. E acredito que ele vivido como é, continua pensando a mesma coisa sobre o passado e sobre o futuro. Mas eu acho que com a responsabilidade que eu tenho, restaurar o diálogo, mostrar para o povo brasileiro que eu sou capaz de superar qualquer tipo de idiossincrasia, de sentimento menor, conversar, seja com quem for sobre a tragédia que o povo está passando e o futuro, eu fiquei feliz.

Pavimentou-se um caminho para que em 2022 vocês se apresentem de forma diferente na eleição para enfrentar o presidente Bolsonaro?

Ah, eu não tenho dúvida de que o Brasil vai encontrar um caminho novo. É muito cedo para se fazer projeções, mas acho que esse universo bolsonarista vai se espatifar, na desmoralização. Daqui a muito pouco, camaradas como esses Sergio Moro, Luciano Huck, Mandetta, Dória, vão se desmoralizar, porque todos estavam lá. E eles têm uma suposição, eles acham que nós todos somos um bando de burros, de abestados, de idiotas. E eu vou mostrar para eles que eles estão errados. Que o povo brasileiro, se votou no Bolsonaro, era porque estava muito machucado com a crise econômica e com a traição moral que o PT produziu do governo. Mas isso foi superado. Foi um gesto de protesto que eu compreendo com muita calma, com muita humildade, embora tenha sido um grosseiro equívoco, pelo qual o Brasil e o brasileiro estão pagando muito caro. Mas, no futuro, acho que vai ser bem diferente. Então acho que o bolsonarismo boçal não estará presente no debate político, embora tenha seus 18% de eleitorado fiel. Teremos ali o grupo da direita neoliberal, com Dória, Mandetta, esse Moro acho que é uma invenção, mas Huck pode ter força, por ser da TV, da popularidade, mas nenhum deles tem nenhuma ideia sobre o Brasil. Aqui embaixo, creio que minha aliança PDT, PSB, Rede e PV está batendo um bolão. Vai ser muito bonito o que vai acontecer. Vai ficar muito claro que teremos um caminho, novo, progressista, mas com capacidade de dialogar com o centro político, com o mundo econômico mais conservador, mas com bases concretas, mostrando como tirar o Brasil da tragédia social e econômica na qual nos encontramos. E acho que é da natureza do PT apresentar seu candidato. Mas, se não houver a fraude de que o Lula é candidato, como aconteceu no passado, está tudo certo, eles têm direito de ter candidato e nós temos o papel de buscar no povo e não numa reunião de gabinete, a definição de quem vai representar o campo progressista em um eventual segundo turno.

  • A coluna procurou Sergio Moro, que não quis comentar as declarações de Ciro Gomes
Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]