• Carregando...
Goura (PDT)
Candidato do PDT à prefeitura de Curitiba em 2020, Goura defendia palanque único com o PT.| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

Único deputado estadual do PDT no Paraná, Goura Nataraj esteve, sábado (17), no comício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador Roberto Requião (PT), posando para foto com os dois candidatos petistas. A foto vazou em blogs e redes sociais e causou ruído interno no PDT, uma vez que cresceu, nas últimas semanas, a pressão petista sobre eleitores e aliados de Ciro Gomes (PDT) pelo chamado "voto útil" no primeiro turno da eleição presidencial. Goura foi, inclusive, uma das lideranças do PDT contrárias à candidatura própria do partido, defendendo uma candidatura única de oposição ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). À coluna, Goura disse que segue comprometido com as candidaturas de seu partido.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Meu candidato é Ricardo Gomyde, estamos 100% na candidatura dele ao governo, é a representação de nossas pautas, nossas lutas, o trabalhismo. Tenho um diálogo respeitoso e construtivo com Requião que não é de agora. Defendi uma frente ampla no Paraná de oposição, mas fui voto vencido e respeito a estrutura partidária estando 100% na campanha de Gomyde, com material casado, levando o 12 pra todo lugar”, disse. “No plano nacional, também sempre defendi uma construção mais ampla, entendendo o perigo que [Jair] Bolsonaro (PL) representa. Mas sou um cara de partido, minha militância é no PDT, tive convite para sair, por conta dessas posições, mas decidi ficar. Estou no PDT por escolha, mas tem posições que, respeitosamente, eu divirjo.”

Goura disse que sua presença no comício de sábado foi para, a convite do líder da oposição na Assembleia Legislativa, Arilson Chiorato, presidente do PT do Paraná, cumprimentar Lula, “o presidente que mais fez pelas questões sociais e ambientais pelo Brasil”.

Outros candidatos a deputado que estiveram no comício contaram à coluna que a organização os colocou em fila para tirar uma única foto entre Lula e Requião, não sendo possível fazer a fotografia apenas com Lula, por exemplo, o que colocou em situação constrangedora candidatos do PSB, e de outros partidos que apoiam o ex-presidente na eleição nacional, mas estão neutros ou com Ratinho Junior (PSD) na disputa local.

Goura disse, no entanto, manter seu compromisso com o PDT até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições (e da eleição para deputado). “Após 2 de outubro, se Lula for eleito, estarei no movimento para que o PDT apoie seu governo de forma construtiva. Se tiver segundo turno, entrarei de forma ativa na campanha. Minha posição não vai ser neutra”, afirmou.

Nesta quinta-feira (22), durante sabatina da Gazeta do Povo, Ricardo Gomyde foi questionado sobre a situação de Goura. “Ele foi gentilmente até o palanque de Lula cumprimentar o ex-presidente. Fizeram uma foto, não foi ele que divulgou. Mas o Goura é um quadro muito querido do PDT. Está me acompanhando na campanha, absolutamente fiel aos princípios trabalhistas e à história do PDT. No que diz respeito à minha candidatura, só tenho a agradecer. Está sempre presente na minha agenda, no meu programa do horário eleitoral, então é mais gente tentando estabelecer uma contradição onde não existe”, respondeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]