Ratinho Junior já tinha dois nomes para o Tribunal de Contas, mas só poderá indicar um.| Foto: Edilson Peruceli/TCE-PR
Ouça este conteúdo

Atual secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Paraná, o ex-deputado e ex-prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi deverá ser indicado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Zucchi ocupará a vaga aberta com a saída do conselheiro Nestor Batista, que deverá ter seu pedido de aposentadoria apreciado na próxima semana pelo pleno do Tribunal.

CARREGANDO :)

Batista antecipou seu pedido de aposentadoria em oito meses, uma vez que completará 75 anos (idade para a aposentadoria compulsória na corte de contas) em julho de 2023. A vaga aberta pela saída do conselheiro é de livre indicação do governador e o nome de Zucchi é dado como certo dentro do Palácio Iguaçu. O ex-deputado, inclusive, só teria aceitado o cardo de secretário de estado, ficando fora das eleições de outubro, com a garantia de que seria indicado para o TCE.

A antecipação da aposentadoria de Nestor Batista foi anunciada pelo próprio conselheiro, oficializando o pedido ao tribunal, na última semana, após reunião com o governador Ratinho Junior em que ficou aberta a possibilidade de Batista integrar a nova equipe de governo, no segundo mandato de Ratinho Junior.

Publicidade

A aposentadoria de Batista ocorre logo após o conselheiro Artagão de Mattos Leão deixar o cargo por completar 75 anos em outubro deste ano. Para o lugar de Artagão, eleito pela Assembleia Legislativa do Paraná, no entanto, nem o governo nem a Assembleia puderam indicar o substituto, uma vez que o Superior Tribunal de Justiça determinou a nomeação de Maurício Requião, indicado pela Assembleia durante o governo de Roberto Requião, mas que teve a nomeação revogada pelo ex-governador Beto Richa (PSDB).

A impossibilidade de indicar dois nomes para o TCE gerou, inclusive, um princípio de crise interna dentro do governo de Ratinho Junior, uma vez que os dois postos já tinham seus indicados pré-definidos e, por conta da nomeação de Maurício Requião, um deles acabou preterido. Sobrou para o atual secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega (PSD), que acompanha o governador desde o início de sua carreira política, que seria o nome indicado pela Assembleia, por orientação de Ratinho Junior.