i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Rolmops e Catchup

Ver perfil

A cerveja do cacildis

  • PorFrancisco Camargo
  • 06/08/2013 20:05

Depois de participar (como mero degustador, ou melhor, mero observador) do Encontro Nacional das ACervas (Associações dos Cervejeiros Artesanais), em junho, na fábrica da Way Beer, em Pinhais, RM de Curitiba, Natureza Morta não tinha mais dúvida: a cerveja artesanal emplacou.

Agora, lendo matéria de Darlan Alvarenga, do G1, em São Paulo, ficou sabendo mais: 19 anos após a sua morte, Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum dos Trapalhões, vai estar presente também em rótulos e tampinhas de uma cerveja artesanal. É a Biritis, criação de um dos quatro filhos do humorista, o empresário Sandro Gomes, 36 anos, com os sócios e amigos de infância Diogo Mello e Leonardo Costa.

E quando vem pra cá?

Segundo o G1, o lançamento da Biritis vai ocorrer no próximo dia 19. Inicialmente, será vendida em garrafas de 600 ml apenas em bares e restaurantes de venda selecionados em São Paulo e no Rio, incluindo, é claro, a loja da quadra da Mangueira, escola de samba de Mussum.

Sobre a relação da família com a cerveja, Sandro disse, brincando, que aprendeu com o pai a ser fã da bebida “desde a primeira beiçada”.

– Como eu era o caçula, acabava sendo o escudeiro dele. Ele me chamava e dizia: Pega a biritis lá para o papai.

Mas Sandro fez questão de destacar que o pai era rígido com os filhos.

– Ele era sempre muito responsável quando estava com a gente.

Contribuição do Chico

Sobre o inesquecível jeito de falar de Mussum, popularizando as terminações “is” ou “évis”, o filho contou ao G1 que foi uma criação de Chico Anysio. Surgiu ainda quando o humorista começou no programa do Chico. “Ele achou o meu pai muito engraçado e foi ele que pediu para colocar o ‘is’ no final das palavras”.

Já a biritis, o filho acredita que tenha surgido na Mangueira. “Ele sempre criava coisas novas e isso saia com uma naturalidade impressionante”, relembrou.

Segundo os fabricantes, a cerveja Biritis, “uma exclusiva Vienna Lager”, de baixa fermentação, feita com malte importado, com cor alaranjada, será vendida a partir de R$ 15.

Beronha ficou espantado:

– 15 pilas? Ou… pilis?

E não resistiu:

– Cacildis!

ENQUANTO ISSO…

7 agos

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.