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Ainda por conta do tempo em Curitiba – e poderia ser diferente? -, Natureza Morta e o professor Afronsius, tendo Beronha na frisa do teatro como um convidado mais ou menos atento, conversavam os dois sobre o Aeroporto Afonso Pena e a vinda da fábrica da Volvo.

– Nos dois casos, quem fez a escolha da capital acertou na mosca.

Um “esconderijo” perfeito

O aeroporto: construído em 1944, era um aeródromo militar na então Colônia Afonso Pena, município de São José dos Pinhais. Segundo a Seção Achados&Perdidos, exclusiva do blog, a iniciativa partiu do governo norte-americano, com o apoio do então Ministério da Guerra do Brasil. Uma decisão estratégica.

Com a Segunda Guerra Mundial correndo à solta, serviria, caso necessário fosse, para que os aliados enviassem aviões para combater no Atlântico Sul. Alvo: submarinos e navios da Alemanha nazista.

Névoa espessa, “a” camuflagem

Engenheiros militares americanos escolheram a região da Colônia Afonso Pena a dedo: a constante formação de névoa servia de camuflagem contra qualquer ataque. Ou seja, militarmente perfeito na época. Já hoje, a guerra é outra…

Com ares de Gotemburgo

Quanto à escolha da Volvo, em 1977, entre os motivos da Volvo do Brasil Motores e Veículos S.A. estava, por partes, a proximidade do Porto de Paranaguá e do parque de autopeças de São Paulo, além das escolas técnicas e da mão-de-obra especializada.

Mas consta que, além disso, as características curitibanas do tempo – frio, garoa, chuva – ajudaram.

Relata um amigo do professor Afronsius, o Ângelo da Volvo, que pesou igualmente para os técnicos suecos a similitude do tempo curitibano com Gotemburgo, sede mundial da Volvo.

– Suécia? Não foi lá que levantamos o caneco da Copa do Mundo de 58? Chão abençoado como o do Bar VIP – comemorou Beronha. Ainda no embalo da conquista da Copa das Confederações, nosso anti-herói de plantão partiu para o terceiro tempo das libações. Antes, quis saber quando o Sol vai voltar.

– Tal resposta nem perguntando no posto Ipiranga – sapecou Natureza.

ENQUANTO ISSO…

2 jul 

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