• Carregando...
Ainda os tempos bicudos
| Foto:

Atendendo a determinação superior…
Não, é brincadeira do Natureza. Atendendo, isso sim, solicitação de um leitor (quem diria, nós os temos), voltamos às ordens da censura à imprensa durante o regime militar. Ainda nas disposições gerais, temos mais uma “aula de jornalismo” sob a batuta do ministro da Justiça.
– Quanto à missão Rockefeller –
1) Não publicar ou divulgar, por qualquer forma, notícia sobre atos hostis ao ilustre visitante, em qualquer país da América Latina, ou referente ao adiamento ou cancelamento da visita.
2) Não estampar qualquer fotografia de manifestações que lhe sejam hostis.
3) Colaborar para que se crie um clima favorável à estada entre nós do representante do governo norte-americano, em sua viagem de boa vontade.

E os costumes?

Depois de proibir manchetes, títulos ou estampar fotografias de assaltos a “estabelecimentos de crédito ou financiamento, comerciais ou industriais”, a determinação do sr. ministro da Justiça Alfredo Buzaid quanto aos costumes:
– Não publicar manchetes ou títulos que chamem a atenção do público, referentes a crimes, nem estampar fotografias que despertem a concupiscência (o S foi acrescentado com caneta) ou atentem contra a moralidade da família brasileira, sem obcenas (sic) ou deprimentes, inclusive de comentários de atividades teatrais, cinematográficas, boates, circos ou estabelecimentos congêneres. É vedada a descrição (estava escrito discrição e o I recebeu seguidas batidas da tecla E) minuciosa do modo de comentimento (sic) dos delitos.

E tem (tinha) mais

Outra proibição: Não divulgar notícia, comentários, manifestos ou declarações contra atos do Governo Federal relacionados com a cassaçlão de mandatos, suspensão de direitos políticos ou com a decretação de demissão, aposentadoria, disponibilidade, reforma ou transferência para a reserva de funcionário público civil ou militar, devendo limitar-se à reprodução dos atos oficiais.
– Não divulgar qualquer notícia que crie animosidade entre autoridades ou que possa intrigá-las (sic).

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]