• Carregando...
Do cinema para o campo
| Foto:

Ainda um (assumido) neófito em matéria de futebol americano, apesar das lições do Flávio Stege, do Luzitano com Z, um cabôco de Curitiba ficou meio intrigado em setembro passado. Ao acompanhar pela TV uma cerimônia quando da partida entre Cleveland Browns e Baltimore Ravens, teve um branco de memória:

– Eu conheço esse cara de outro lugar… E não era do futebol.

Referia-se a Jim Brown, na verdade James Nathaniel, alvo de homenagem no FirstEnergy Stadium, em Cleveland, Ohio. Com a inauguração de uma estátua, a sua. De fato: antes de brilhar no futebol, ele foi ator de cinema, com igual sucesso, principalmente pelo filme Os Doze Condenados (The Dirty Dozen), 1967, dirigido por Robert Aldrich.

O maior de todos os tempos

No entanto, apesar da força do cinema, James Nathaniel (St. Simons, 17 de fevereiro de 1936) ficou mais conhecido pelas aparições nos estádios – recordista por 9 anos como fullback (corredor) para os Cleveland Browns de 1957 a 1965. Em 2002, foi eleito pelo Sporting News “o maior jogador de todos os tempos”.

Aos 80 anos, o lendário jogador na NFL participou da cerimônia e aceitou humildemente a homenagem. Quanto ao cinema, também marcou presença de modo positivo em 18 filmes, incluído o já citado Os Doze Condenados.

Em tempo – e para os demais neófitos: em sua forma atual, o futebol americano surgiu em 1867, logo após a Guerra Civil Americana, ou Guerra de Secessão, que dividiu o país entre 1861 e 1865. Era um dos caminhos para reunificar o país. E ganhou forma com o resultado de uma série de três jogos entre as universidades de Harvard e McGill, de Montreal. O rugby como grande inspirador e ponto de partida.

ENQUANTO ISSO…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]