• Carregando...
Em busca da poção mágica
| Foto:

Há quem prefira chá de sumiço. A maioria, no entanto, prefere de outros tipos. Caso do professor Afronsius, vizinho de Natureza Morta. Um entusiasta do que chama de farmácia caseira para combater quase tudo: pedra nos rins, cãibras, colesterol, diarréia, reumatismo, dores musculares, nevralgia, gripe, afta e outros males.
Beronha, um dos adeptos do chá de sumiço, quis saber se há outros dois tipos chá. Bem específicos.
– Para ganhar dinheiro e eliminar a ressaca – detalhou, explicando que não bota mais fé no tal de Epocler. Muitos menos no trabalho.
– Para isso não é chá. É poção mágica – brincou o solitário da Vila Piroquinha.

Solução caseira

Acometido de uma forte gripe, o professor Afroncius recorreu ao chá de alho e gengibre.
– Alho com gengibre? Bluargh! – reagiu nosso anti-herói de plantão, fazendo uma careta de espantar lutador de Muay Thai.
Tranquilo como Bruce Lee, o professor Afronsius passou a receita do chá de alho e gengibre: 1 pedaço pequeno de gengibre, 3 dentes de alho, 1 limão e 1 e meia xícara (chá) de água. Modo de preparar: lave bem os ingredientes. Em uma panela, coloque o gengibre picado e a água. Leve ao fogo. Deixe a coisa ferver por 5 minutos, acrescente o alho picado e apague o fogo. Adicione o limão em rodelas ou apenas o suco e abafe. Quando estiver morno, coe e beba.
Beronha:
– Se você sobreviver, estará curado.

Das origens

Tentando recolocar a conversa no caminho sério, o solitário da Vila Piroquinha explicou para Beronha que, segundo a lenda, a árvore do chá foi descoberta em 2737 a.C. O imperador chinês Shen Nung, apontado como o curandeiro divino, dava um passeio quando foi bafejado pela sorte.
À sombra de uma árvore, pediu água a um de seus serviçais. De repente, uma folha de soltou de um galho e caiu na taça de água fervida. Sem perceber, o imperador bebeu a água. E inventou o que seria a primeira chávena de chá.
Consta ainda que o tal imperador passou a testar um amplo leque de variedades de bebidas, criando a medicina natural.
Mas, a bem da verdade, segundo a seção Achados&Perdidos, exclusiva do blog, o primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a.C. O tratado de Lu Yu, com caráter técnico, escrito no século VIII, no período da dinastia Tang, colocou a China como responsável pela disseminação do chá.
Beronha:
– Bluargh… Tô precisando urgente de um Engov…

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]