| Foto:

Por conta da magia, encantamento e o imponderável do futebol, há times que conquistam novos torcedores à primeira vista. Caso do Taboão da Serra, ou Clube Atlético Taboão da Serra.

CARREGANDO :)

– E não apenas por ser Atlético e pela campanha na Copa São Paulo, 100% de aproveitamento, mas até porque nós também temos o glorioso bairro do Taboão – explicou professor Afronsius, o mais novo fã do time paulista, atento, aliás, para a partida deste sábado, contra o Santos.

É que, e não só em uma das partidas, jogadas mais do que improváveis, inconcebíveis, verdadeiras trapalhadas, resultaram em gols e mais gols. Natureza Morta e Beronha também entraram na torcida. Um futebol deveras desconcertante. Em todos os sentidos. Exemplo: becão chuta pra lateral, bola pro mato. Caprichosamente, a bola bate num companheiro e arma um contra-ataque estilo Messi/Barcelona. Inacreditável.

Publicidade

Sobe e desce

Fundado em 12 de dezembro de 1985, o Taboão da Serra virou profissional em 2004, quando disputou (e venceu) a Série B2 do Campeonato Paulista. Ganhou o direito de jogar a Série A3 do ano seguinte, mas acabou rebaixado para a Segunda Divisão. Coisas da vida. Cinco anos depois, em 2010, a equipe realizou excelente campanha e voltou a disputar a Série A3.

O CATS, isso mesmo, nunca alterou suas cores ou seu uniforme, definidos por estatuto. O vermelho, o branco e o preto seriam uma homenagem às cores da bandeira do município. Mas há outra versão, marota: os quatro prefeitos que precederam a fundação do clube não teriam feito nenhuma objeção quanto às cores. Eram torcedores fanáticos do São Paulo.

Mascote faz au-au

Já o mascote do Taboão da Serra é um simpático cachorro. Surgiu no Estádio Municipal Vereador José Ferez. De propriedade do caseiro do estádio, recebeu o nome de Gaúcho. Caiu nas graças de torcedores. Além de guardião do estádio, acompanhava todos os treinos e jogos. E, segundo jornais da época, Gaúcho atuava também como gandula. Buscava as bolas chutadas para fora do campo.

Publicidade

Quanto ao topônimo Taboão da Serra, professor Afronsius recorreu ao Taboão de Curitiba. A origem seria uma tromba d’água, embora haja quem defenda que foi uma tábua. Uma grande e encorpada tábua. Faz algum sentido: originalmente, tábua vem a ser, ou vinha a ser, “grande erva (até 3 metros) da família das tifáceas, que vive em águas paradas e rasas, com espigas grossas e compactas, com folhas que servem para tecer esteiras e cestos, e podem dar celulose para papel”. Ou seja, mais do que simples tábua, uma baita tábua, um tabuão – ou taboão.

De qualquer forma, dá-lhe Taboão. O de lá e o de cá.

ENQUANTO ISSO…