Não é de hoje, por supuesto, que o brasileiro bate no peito achando que sabe e conhece tudo de futebol. Será mesmo? Vai daí que uma notícia da Agência Brasil, em matéria de Camila Boehm, chamou a atenção: o Museu do Futebol, em São Paulo. Quem conhece ou já ouviu falar?
Localizado no estádio do Pacaembu, o MF terá entrada gratuita de 20 a 30 de dezembro e uma programação especial com oficinas para o público durante o período de férias escolares. O museu apresenta uma exposição permanente e uma temporária, sobre o futebol nas Olimpíadas, que termina no dia 30.
Na exposição permanente, o espaço apresenta a história brasileira relacionada ao futebol no século 20, evidenciando o esporte como uma das manifestações culturais do país, por meio de vídeos, fotografias, áudios, objetos, com destaque para a interatividade, que propicia a troca de histórias e memórias com os visitantes. O passeio sensorial é dividido em três partes principais: História, Emoção e Diversão.
Aí, Beronha quis saber:
– E o Atleticon, tá lá?
Sim, e com o devido destaque. E não é de agora.
Em outubro de 2008, por exemplo, o site furacao.com registrava que a torcida do Atlético Paranaense é nacionalmente conhecida por ser uma das mais vibrantes e fanáticas do país. “Tal feito foi reconhecido no Museu do Futebol, inaugurado há poucas semanas nas dependências do Estádio do Pacaembu, em São Paulo. No setor Exaltação é possível sentir a vibração dos gritos e comemorações das diversas torcidas no coração das arquibancadas do Pacaembu. São mais de 30 cantos e gritos de incentivo que se completam com imagens de cenas emocionantes das mais famosas torcidas de clubes de futebol do país”.
Mais: “Enquanto a maior parte das torcidas é mostrada por apenas alguns segundos, a do Atlético aparece em diversos telões por mais de um minuto, contagiando e impressionando até mesmo os visitantes torcedores de outras equipes. O grito “A-TLÉ-TI-CO”, aliado às imagens da Arena da Baixada, é contagiante e cria uma atmosfera que poucas torcidas conseguem reproduzir”.
E há coisas bem mais recentes:
– Depois de conquistar o inédito Ouro Olímpico pela Seleção Brasileira e ser o personagem principal da conquista, agora o goleiro Weverton terá a camisa exposta no Museu do Futebol. A peça fará parte da exposição temporária nomeada de O Futebol nas Olimpíadas. Além da camisa, o número 1 da Seleção do técnico Rogério Micale também concedeu a bola da cobrança do último pênalti e as luvas usadas na ocasião. Para quem quiser conferir, os objetos ficarão no museu até o dia 30 deste mês.
O Museu do Futebol fica na Praça Charles Miller, Estádio do Pacaembu. São Paulo – (55) 11 3664-3848. – contato@museudofutebol.org.br
ENQUANTO ISSO…
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Cientistas brasileiros avançam em diagnóstico de Alzheimer a partir de exames de sangue