• Carregando...
Só no terceiro páreo
| Foto:

Ao escrever sobre a história do Jockey Club do Paraná, o jornalista Raphael Munhoz da Rocha, que foi colunista de turfe do jornal O Estado do Paraná, imbatível inclusive no Concurso de Palpites Carlos Dietzsch, registrou uma queixa dos primeiros frequentadores do hipódromo quanto ao transporte público:

– Quem saía do centro da cidade ao meio dia só chegava ao Prado depois do segundo páreo.

O texto do Raphael está no site oficial do Jockey. Trechos:

– O jornal Diário da Tarde, em sua edição de 3 de maio de 1909, reclama da condução para o Prado: “Quem sae do centro da cidade ao meio dia vai chegar ao Prado depois do segundo páreo porque os vehículos da empreza vão numa marcha morosissima, apinhados de passageiros, como se fossem latas de sardinha, parando aqui e ali, para arrumar uma corrente que desengata, para desembaraçar um burro dos arreios, para espera de ¼ de hora no desvio, etc.”

Rumo ao Tarumã

– O Hipódromo do Guabirotuba foi inaugurado no dia 25 de junho de 1899. O tempo passou e, no dia 31 de agosto de 1950, o governador Moyses Lupion “autorizou a aquisição de área necessária, reajustando o valor da avaliação das atuais instalações e terrenos do Jockey”. Desta forma o terreno do Guabirotuba passou para o Estado e uma área no Bairro do Tarumã passou para o Jockey.

– No dia 21 de novembro de 1955 realizou-se a emocionante festa de despedida do Hipódromo do Guabirotuba, que durante 56 anos foi palco das reuniões promovidas pelo Jockey Club do Paraná.

Importação de animais

Ainda do site do Jockey:

– O turfe local atravessou uma fase sem destaque, mas a partir de 1940, na gestão do presidente Aramys Athayde, com a importação de animais argentinos e uruguaios, além da vinda de um lote de potros e potrancas de criação de Linneo de Paula Machado, melhorou muito o nível técnico das corridas do Guabirotuba.

– No dia 31 de agosto de 1950 o Governador Moyses Lupion “autorizou a aquisição de área necessária, reajustando o valor da avaliação das atuais instalações e terrenos do Jockey”. Desta forma o terreno do Guabirotuba passou para o estado e uma área no bairro do Tarumã passou para o Jockey.

No dia 21 de novembro de 1955 “realizou-se a emocionante festa de despedida do Hipódromo do Guabirotuba, que durante 56 anos foi palco das reuniões promovidas pelo Jockey Club do Paraná”.

E, no dia 10 de dezembro de 1955, às 11 horas da manhã, realizou-se a solenidade oficial com as presenças do Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, Prefeito Ney Braga, Secretário de Saúde Joaquim de Mattos Barreto, Presidente Pedro Alípio Alves de Camargo e as grandes figuras do turfe do Paraná.

ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]