• Carregando...
Uma tortura doméstica
| Foto:

Devidamente convocado – ou intimado – pela patroa, Natureza Morta viu-se envolvido na tal faxina semanal. E, como lhe coube manusear o, segundo ele, malfadado aspirador de pó, concluiu a tarefa jogado às cordas, atordoado. Pelo irritante barulho do aparelho.

Ao reclamar do aspirador de pó (“prefiro encarar uma britadeira”), ficou sabendo que o dito cujo pintou na parada no final do século XIX. Em 1869, Ives McGaffey inventou o primeiro aspirador – acionado por uma manivela. Os demais, com um tubo e um bocal quase idêntico ao dos dias de hoje, faziam com que o pó fosse sugado manualmente, para dentro de um pequeno compartimento, por supuesto.

Um sucesso mundial

Somente em 1907, consta, chegou ao mercado o primeiro aspirador elétrico, invenção do americano Murray Spangler, funcionário da empresa Hoover, que adquiriu os direitos de fabricação do invento em 1908. Um sucesso em todo o mundo. E surgiram os mais variados modelos, “mas sem grandes alterações nas características gerais do produto”, segundo a Seção Achados&Perdidos, exclusiva do blog.

Natureza agradeceu pelas informações e enalteceu o engenho e arte dos inventores e dos que aperfeiçoaram o aspirador. Mas, lamentou, o pilantra do aspirador continua chato, barulhento, desengonçado, uma espécie de “máquina de fazer doido”, como a TV. Ou os celulares de hoje.

– Falta, ainda, criar um aspirador totalmente silencioso, e não um trambolho. O inventor ganharia facilmente o Prêmio Nobel. Em todas as categorias, começando pela da paz.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]