• Carregando...
Vale a pena visitar
| Foto:

Percorrendo o Brasil do lado de fora do carro. Caldas da Imperatriz, muita gente conhece, mas Águas Formosas? Fica em Minas Gerais, conforme a placa de um veículo que chamou a atenção do professor Afronsius, em Curitiba. Daí, ele acionou o  seu teste mental sobre gentílicos. Quem nasce em Águas Formosas, o que é?

– Quem nasce naquela cidade é águasformosense.

Com belas montanhas, tem uma paisagem impressionante. A cidade conta ainda com tremendas cachoeiras, destacando-se a da Zuada.

Já em casa, professor Afronsius tratou de colher mais informações. Segundo a prefeitura local, os índios Machacalis foram os primitivos habitantes da região pastoril de Nanuque, onde hoje se situa o município de Águas Formosas, região nordeste do Estado. Foi a partir de 1891 que se deu a exploração do Vale do Pampã. Entre 1890 e 1899, chegaram à região os primeiros moradores fugindo da seca do Nordeste do país e, também, em busca da planta medicinal poaia, que abundava nas matas do Vale do Pampã.

O primeiro núcleo surgiu junto à foz do Córrego Águas Belas, afluente esquerdo do Rio Pampã, daí o povoado ganhar o nome, que, posteriormente, mudou para Águas Formosas. Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o então distrito de Pampã (ou Pampan) passou a ser chamado de Águas Belas.

Águas Formosas, porém, foi fundada em 1938, por Cesario Matias de Almeida.

Merece uma visita nas férias de julho.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]