Foto: Bigstock. | Foto:
CARREGANDO :)

Nem preciso falar o quanto eu gosto de um RONRONO. Não há nada mais gostoso que ouvir o ronrom dos bichanos enquanto fazemos carinho neles, parece até uma retribuição. Para entender melhor o que o som significa e quando ele acontece, conversei com o veterinário Guilherme Correa, do Hospital Veterinário Pró Vita.

Segundo ele, poucos dias após o nascimento os gatinhos já são capazes de ronronar e fazem isso durante a amamentação para solicitar carinho e atenção da mãe. Em retribuição, a mamãe gato também emite o som. Mas como ele acontece? “O ronrono é sinônimo de tranquilidade. Eles atingem uma frequência respiratória baixa, constante e prolongada que resulta no ronrono”, explica.

Publicidade

 

via GIPHY

Mas nem só de coisa boa vive o ronrono. O barulho também pode acontecer quando os felinos estão estressados ou querem pedir algo. “Se eles estão inquietos e balançando muito a cauda, cuidado! Pode significar que eles não estão contentes. Ronronos mais rápidos e parecidos com o choro de um bebê podem significar que eles querem comida”, comenta.

Os bichanos ronronam quando estão em contato físico com gatos ou humanos com quem tem um relacionamento amigável. Eles também podem movimentar suas patas como se estivem nos massageando. Esse movimento é o mesmo que fazem nas mães durante a amamentação e sugere um comportamento neonatal que se perpetuou na fase adulta. Eles têm a mesma função que tinham na infância, como solicitar carinho ou demonstrar contentamento. Podemos interpretar nesses casos, portanto, que as massagens e o ronronar são demonstrações de felicidade do gato.

Publicidade