• Carregando...
Tiago, El Recchia
| Foto:

Já falei do Ireno, do Paixão e do Pancho em outros posts do Salmonelas, lembram? Agora é a vez de um cartunista chamado Tiago Recchia, também conhecido como…bem, ele é conhecido geralmente como Tiago Recchia mesmo.

Nos topamos pela primeira vez há…deixe ver, uns 5 anos? Foi no Roxinho, ele estava com uma exposição de cartuns e a conversa foi tão boa que saímos do bar as 5 da matina. Lembro que tinha um sujeito por lá, que nos falava sobre “rinha de galo”, e jurava que um certo publicitário apostava carros e grana alta na coisa. Anos depois, o publicitário foi pego com o bico na botija, em mais um desses escândalos de proporções nacionais.

O Tiago não sabe, mas ele é um dos melhores desenhistas do humor brasileiro. Seu traço, econômico, é perfeito. Já viram as kombis e os cavalos que ele desenha? São apenas traços caligráficos, mas muito precisos, na proporção certa, no movimento certo. Ele desenha fácil e rápido, como se estivesse tentando fazer uma caneta funcionar. Ele simplifica uma imagem complexa com um traço muito dinâmico.

Quando alguém me pergunta o que faço da vida, respondo que sou cartunista. E meu interlocutor sempre replica “você que faz os Los 3 Inimigos?”. Não. “Você conhece o cara? Ele é demais”.

Do mesmo modo como seus desenhos, as piadas são sínteses, ele raramente usa dois quadros ou abusa dos textos. Condensa uma camada espessa de informações em uma imagem, exigindo um raciocínio rápido do leitor, no ritmo de seu desenho. E, para quem o conhece pessoalmente, as piadas ficam ainda mais engraçadas porque, pessoalmente, o Tiago é muito engraçado.
Eu sou fã do cara, mas não dá para falar isso perto dele que ele já desbaratina. Mentalmente imitando a voz do Tiago: “ãhhh…põarra, pára com essa veadagem, meu”.

Bem, não bastasse essa peculiaridade toda, tem algo mais que o distingue de todos os outros chargistas: ele é síndico de seu prédio! Qualquer coisa, chamem o Tiago Recchia! Abaixo, uma seleção das minhas charges prediletas do cara:

01


02


03


04


05


06


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]