• Carregando...
De Bibi Ferreira a Ivete Sangalo, Francis Hime recria maravilhas
| Foto:
GUILHERME VIOTTI/DIVULGAÇÃO

PARA “ÁLBUM MUSICAL 2”, O MAESTRO E COMPOSITOR FRANCIS HIME CONVOCOU 15 INTÉRPRETES PARA RELER MÚSICAS MENOS CONHECIDAS DE SUA OBRA: PLURALIDADE E BOM GOSTO

Ora, vejam só! Às vezes uma boa lição de casa faz Ivete Sangalo sair da vulnerabilidade artística e surpreender. Foi o que recomendou Francis Hime ao convidar a baiana para cantar “Quadrilha” (leve sotaque forrozeiro fruto da parceria com Chico Buarque, em 1976) em seu “Álbum musical 2”, continuação do songbook lançado há 11 anos.

Daí que a iaiazinha do arerê percorreu a melodia com extrema competência que seria leviano dizer ser ela a estranha no ninho entre tantos convidados da fina flor da MPB. Até Simone, a rainha do andamento arrastado e melífluo, se saiu bem em “Maravilha” (co-parceria com Buarque), ao deitar seu timbre quente na delicada homenagem a Cuba, em 1977.

Pois bem, “Álbum musical 2” (gravadora Biscoito Fino) recria canções de Francis Hime e parceiros em 15 faixas. “É a síntese de um período importante na minha carreira pois reúne minhas canções mais representantativas, de 1963 à década de 80, mas priorizando as menos conhecidas, o lado B”, comenta Francis Hime no material de divulgação.

“Escolhi os intérpretes em função das músicas, quase como se tivesse composto aquelas canções para cada um deles. Uma coisa meio premonitória”, complementa o maestro e um dos mais sofisticados melodistas brasileiros aos 45 anos de carreira e 69 de idade. Então, tá!

O elenco do disco é tão plural quanto estelar. Nem por isso cabem estabelecer comparações com o álbum original, de 1997, em que foram convocados medalhões como Chico Buarque, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Beth Carvalho, só para citar alguns.

GUILHERME VIOTTI/DIVULGAÇÃO
FRANCIS:”ESCOLHI OS INTÉRPRETES EM FUNÇÃO DAS MÚSICAS, QUASE COMO SE TIVESSE COMPOSTO AQUELAS CANÇÕES PARA CADA UM DELES”

Projeto memorável sim, mas “Álbum musical 2” tem a seu favor releituras de canções menos conhecidas, como Francis mesmo admite, através de intérpretes de naipes e intenções estéticas diferentes.

Renato Braz dá sua versão melancolicamente bela a “Grão de Milho” (em parceria com o poeta Cacaso, 1980) enquanto Olivia Byington suaviza ainda – para o bem, como sempre – “O tempo e a flor” (com Vinicius de Moraes, 1967) e Ed Motta resolveu com perfeição, só ao piano, “À meia-luz” (com Ruy Guerra, 1973). Momentos intimistas em que canções e letras podem ser apreciadas lentamente.

Pagodinho e a grande senhora dos palcos – As intérpretes prevalecem. Mônica Salmaso dispensa comentários – onde essa mulher coloca a voz, amém – foi conclamada para “Mariposa” (com Olívia Hime, 1982).

GUILHERME VIOTTI/ DIVULGAÇÃO
LUIZ MELODIA EMPRESTA O SUINGUE PARTICULAR A “O REI DE RAMOS”, TRILHA CENTRAL DO ESPETÁCULO HOMÔNIMO DE DIAS GOMES: UM DOS MELHORES MOMENTOS DO DISCO

Adriana Calcanhotto mostra tanta intimidade que deveria cantar em shows “Saudade de amar” (1965). Mart´nália, com dicção ótima, ficou com a incumbência de defender “Pau-Brasil” (com Geraldinho Carneiro). Nessa última, justiça seja feita: a gravação original de Francis é insuperável! E uma macã é uma maçã é uma maçã é uma maçã, minha menina, minha cunha!

Teresa Cristina… Jesus, o que é isso? “Promessas, promessas” tornou-se uma das faixas mais bonitas do “Álbum musical 2” na voz da sambista carioca. Luiz Melodia, maravilhoso, vem com todo o suingue que o Estácio lhe deu na deliciosa “O rei de ramos” (com Buarque e Dias Gomes, aliás o samba era tema central do musical homônimo de Dias Gomes), Lenine contém-se em “Um carro de boi dourado” (com Gilberto Gil, 1984) enquanto Moska dá o que pode na quase desconhecida “Lindalva” (com Paulo César Pinheiro, 1977).

Deixei para o final dois intérpretes. O primeiro, Zeca Pagodinho que – olha só que novidade, puxa!! – participa de mais um projeto coletivo. Chamou ele vai, assim como sua colega Zélia Duncan que a-do-ra estar em todas – só não esteve em no segundo volume de “Álbum musical” por ter participado do primeiro. Deve ter estar roendo unhas…

Bem, Zeca, né? Cantou legal “Amor barato” (com Chico Buarque, 1981) e até recebeu elogio de Francis. “Sinto que o samba encontrou seu intérprete ideal. Com direito, inclusive, a uma modificação na melodia no trecho `que dá mais que maria-sem-vergonha` e que gostei tanto que a partir de agora vou oficializar”, escreveu o maestro, que assinou todos os arranjos. Zeca Pagodinho cansa um pouco, verdade seja dita.

GUILHERME VIOTTI/ DIVULGAÇÃO

BIBI FERREIRA INTERPRETA “VIAJANTE DAS ALMAS”, TEXTO DE FERNANDA MONTENEGRO MUSICADO POR HIME: ELEGIA A QUEM SOBE AO PALCO PARA EXERCER UM OFÍCIO “LENTO E FUGIDIO”

Agora, com licença porque vou bater cabeça para Bibi Ferreira. Que, além de ser a grande senhora dos palcos, canta e canta e canta. Ela encerra “Álbum musical 2” com “Viajante das almas”, bonito texto de Fernanda Montenegro organizado em forma de letra por Herbert Richers Júnior e musicado por Francis Hime. Elegia ao ofício do artista que sobe ao palco ser a face, o jeito e o tempo de outra criatura.

A letra: “É um ofício lento, fugidio/ buscar o outro, confundir-se com o outro/ morrer sob um rosto que não é seu / É um ofício lento e fugidio/ lentamente percorrer os séculos/ e os espíritos imitando o homem/ como pode ser, tal como é/ É um ofício lento e fugidio/ ofício de visionários, de loucos/ pousados na lucidez/ de viajantes do tempo/viajantes das almas/ é um ofício lento e fugidio/ absoluta tolerância/ nenhuma negligência/ ah, o nosso ofício é nossa festa/ o suor do nosso rosto / o nosso prêmio”.

Quem senão Bibi para interpretar a letra de Fernanda Montenegro? Que sempre considerou a colega de ofício lento e fugidio como a mais completa de todas.

Por esse momento tão comovente “Álbum musical 2” já merece ser ouvido. Acontece que o projeto todo é excelente. Vem do Francis, né?
…………………………………….

Sugestão para comentários: Francis compôs, em especial com Chico Buarque, vários clássicos da MPB, como “Atrás da Porta”.Qual a canção mais marcante dele na sua opinião?
…………………………………….

Mais informações sobre Francis Hime através do site www.francishime.com.br
…………………………………….

MÚSICAS E INTÉRPRETES

Amor Barato (Francis hime- Chico Buarque): Zeca Pagodinho

Quadrilha (Francis Hime – Chico Buarque): Ivete Sangalo

Um Carro de Boi Dourado (Francis Hime – Gilberto Gil): Lenine

Saudade de Amar (Francis Hime – Vinicius de Moraes): Adriana Calcanhotto

Maravilha (Francis Hime – Chico Buarque ): Simone

Coração do Brasil (Francis Hime- Olivia Hime): Joyce

Lindalva (Francis Hime – Paulo César Pinheiro): Paulinho Moska

Promessas, Promessas (Francis Hime – Abel Silva): Teresa Cristina

Reprodução capa CD

Mariposa (Francis Hime – Olivia hime) : Mônica Salmaso

Grão de Milho (Francis Hime – Cacaso): Renato Braz

O Tempo da Flor (Francis Hime – Vinicius de Moraes ) : Olivia Byington

À Meia Luz (Francis Hime – Ruy Guerra) : Ed Motta

O Rei de Ramos (Francis Hime – Chico Buarque – Dias Gomes): Luiz Melodia

Pau-Brasil (Francis Hime – Geraldo Carneiro ): Mart’nália

Viajante das Almas (Francis Hime – Fernanda Montenegro –Herbert Riches Junior) : Bibi Ferreira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]