• Carregando...
Comitiva de 2021 reuniu número recorde de 150 integrantes e foi a segunda maior do mundo a participar do Smart City World Congress em Barcelona.
Comitiva de 2021 reuniu número recorde de 150 integrantes e foi a segunda maior do mundo a participar do Smart City World Congress em Barcelona.| Foto:

De 14 a 18 deste mês de novembro, profissionais, gestores e entusiastas brasileiros do ecossistema global de cidades inteligentes estarão reunidos pela quinta vez na capital mundial das smart cities, na Espanha. Eles participam da Smart City Week – Comitiva Barcelona 2022, organizada pela Global Business, La Salle Technova Barcelona e pelo iCities, hub de negócios que representa o consórcio Fira Barcelona no Brasil.

Além de integrar a programação do Smart City Expo World Congress, maior evento mundial em cidades inteligentes, entre os dias 15 e 17, na capital da Catalunha, a comitiva participa de uma intensa semana de conhecimento, experiências e contato com o futuro das cidades.

“Temos uma parceria com três instituições importantes, cada uma com sua parcela de liderança do segmento, que vem trazendo resultados significativos: o iCities organiza a comitiva, tem a chancela da Fira Barcelona no Brasil e lidera diversas frentes. A La Salle Technova participa por meio de seu presidente, Josep Piqué, oferecendo a certificação do parque de inovação aos participantes da comitiva”, explica Carlos Olsen, CEO da Global Business.

Caio Castro, sócio diretor do iCities, explica que os participantes da comitiva são imersos em uma programação intensa, com visita ao Smart City Expo World Congress, que reúne em Barcelona cases de maior destaque no mundo, além de fazer networking entre os integrantes, que vêm de todo o país, com eventos noturnos de confraternização, além de uma programação exclusiva e específica da comitiva.

"Há eventos com a La Salle, visitas técnicas exclusivas com representantes do bairro 22@ (antiga zona industrial convertida em polo de inovação), em centros de inovação, multinacionais e cases de sucesso de Barcelona, como o sistema de gestão de resíduos e o sistema integrado de transportes urbanos. São possibilidades de ter contato com todos os cases debatidos no mesmo painel, em uma imersão fantástica”, enfatiza Caio.

Em 2021, em conjunto com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina), a comitiva teve número recorde de 150 participantes, entre autoridades, empresários e empreendedores. Foi a segunda maior do evento, atrás apenas da comitiva de Israel. A imersão originou ainda a “Carta 22@ Barcelona – Somos as cidades que fazemos”, assinada por autoridades, especialistas, instituições brasileiras e espanholas. O documento estabelece o chamado a um Brasil mais humano, justo e sustentável a partir de soluções smart cities.

Visitas e programação

Pela primeira vez, haverá tradução simultânea aos participantes da comitiva. A programação começa na segunda-feira (14) com evento de recepção por Josep Piqué, apresentações da Cisco Networking Academy, da Giga (iniciativa conjunta lançada pela Unicef para conectar escolas à internet e jovens à informação) e do iCities, seguida de visita ao Cisco Innovation Center e encontro com o diretor geral da Cisco na Espanha. O primeiro dia se encerra na Câmara de Comércio Brasil – Catalunha (CCBC), em evento sobre desafios e oportunidades em smart cities no Brasil, com a presença do cônsul geral do Brasil em Barcelona, Clemente Soares, além da comitiva de prefeitos da FNP e de empresários catalães.

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, os participantes da comitiva passarão as manhãs no Smart City Expo World Congress, assistindo ao congresso e visitando os estandes. No dia 15, à tarde, haverá uma visita ao Barcelona Supercomputing Center (Centro Nacional de Supercomputação) e ao computador MareNostrum 4, um dos datacenters mais bonitos do mundo, localizado na capela desativada Torre Girona na Universidade Politécnica da Catalunha. Também haverá opção de visita à Indra Minsait, uma das maiores empresas espanholas de tecnologia. Na sequência, a comitiva irá ao Barcelona Centre de Disseny (BCD), que trabalha o design como fator de transformação para a sociedade por meio da sustentabilidade e competitividade.

A tarde do dia 16 terá a emblemática visita ao distrito de inovação 22@, com Josep Piqué acompanhando a comitiva. Os participantes também vão conhecer o Media-TIC, que reúne espaços para empresas, pesquisa e treinamento numa área de 14 mil m². O dia se encerra com visita à Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), com tecnologias inovadoras que ampliam a satisfação dos usuários de metrô e ônibus urbano. Já na quinta-feira (17), a programação da tarde inclui visita à empresa pública Tersa, de tratamento e seleção de resíduos, seguida da DFactory, hub de criação que impulsiona a indústria 4.0, administrado pelo Consórcio Zona Franca de Barcelona.

No dia 18, último dia de comitiva, haverá visita marítima ao Porto de Barcelona, que integra o Smart Ports ao lado dos portos de Antuérpia, Hamburgo, Los Angeles, Montreal e Roterdã, com projetos inovadores em sustentabilidade ambiental, social e econômica, além da digitalização e mobilidade. A comitiva também poderá conhecer a empresa ferroviária FGC, que investe em mobilidade sustentável, ou visitar a Tech Barcelona (entidade privada que faz a gestão do ecossistema de startups), seguida de almoço de networking e encerramento da programação.

O iCitiesO iCities – The Smart Cities Hub é um hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada de forma pioneira em 2011, a empresa fomenta o ecossistema de smart cities pelo Brasil, conectando profissionais, empresas e poder público, promovendo a abertura de novos negócios e desenvolvendo projetos especiais. Também atua na capacitação de profissionais e gestores na área de cidades inteligentes. Além disso, o iCities é representante exclusivo da Fira Barcelona no Brasil e organiza o Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de soluções inteligentes para cidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]