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E aí, todo mundo acompanhou os últimos lançamentos da CES? Mui­­ta televisão gigante com 2 milímetros de espessura? Eu, infelizmente, não pude vislumbrar aquelas tecnologias sensacionais que nunca chegarão ao mercado, pois tive uma semana árdua. Tudo por causa de uma pilhéria pregada pela memória. O começo da história: com um período fraco em lançamentos no mundo dos videogames, resolvi dar uma chance para Choplifter HD, uma versão em alta resolução, como o próprio nome deixa claro, de um jogo de helicóptero que fez muito sucesso em décadas passadas. Com­­prado, baixado e jogado. Por poucos mi­­nutos, afinal se tratava de um golpe. Este jogo não tinha qua­­se nada do original.

Resolvi chamar a responsabilidade e denunciar ao mundo esta fraude.

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Queria reunir argumentos suficientes para ter meus US$ 12 de volta. O posicionamento da câmera estava errado (muito próximo). Cadê aquele lindo deserto de outrora? Persona­­gens? Só lembro de pequenos pontos no cenário lançando pi­­xeis mortais. Como bom colecionador de games velhos que sou, coloquei a mão na massa (nas caixas) e comecei a desenterrar um Super Nes que recuperei há pouco tempo da­­quele local onde jazem coisas realmente importantes de qualquer homem de respeito: o de­­pósito da casa da mãe. Um mu­­seu que conta a única história que interessa, a sua.

E lá estava o aparelho. Falta­­vam algumas peças. Nada que muitas horas olhando para fios idênticos, emaranhados e sem nenhuma identificação (devo ter mais de 10 consoles antigos) não resolvessem. Precisei olhar também em outras caixas onde repousavam centenas de jogos. Lá estava a fitinha (nós chamávamos assim, beleza?) cujo ró­­tulo revelava Choplifter III – Rescue Survive.

Tudo pronto para tirar o man­­to sobre um dos maiores golpes que a indústria dos videogames já tomou se não fosse a incompatibilidade entre estes fósseis tecnológicos e minhas televisões, que têm muito mais de 2 milímetros de espessura e mesmo assim se negam a aceitar conectores antigos. Foi quan­­­­do veio a ideia genial que qualquer ser pensante teria tido desde o começo: emuladores. Tu­­do legal, afinal tenho o cartu­­cho original, certo? Pouco im­­porta quando a verdade está em jogo, literalmente.

Instalo o programa, escolho a rom e mando rodar. Amigos lei­­tores, o chão se desfez sob meus pés. O que as imagens mos­­­­travam não condizia com a realidade criada por anos em meu cérebro. O jogo antigo era muito parecido com a versão em HD. Malditos helicópteros sobrevoavam campos de guerra para resgatar prisioneiros em meio a uma chuva de balas na terra, no céu e na minha al­­ma magoada. Todos os elementos dos quais não reconhecia no novo jogo já estavam lá e, co­­mo um São Paulo tendo a re­­velação, caí do cavalo. O que sem­­pre chamei Choplifter era na verdade o concorrente direto Desert Strike (e Jungle Strike e Urban Strike). O que fazer? Juntar os cacos, jogar o antigo e o moderno Choplifter e escrever esta coluna. Mas não sem um tom de lamúria.

O lado bom é que acabei jo­­gando os dois títulos pela primeira vez. O original é sensacional, como uma espécie de Metal Slug aéreo. Visualmente e sonoramente muito superiores, aliás, que Desert Strike.

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A-do-rei, como diriam os rapazes alegres. E a nova versão? Um pouco sem personalidade. Traz gráficos atualizados, dá para escolher um monte de modelos de helicópteros e tem mais de 30 missões de resgate.

E, agora aprendi, o único fator relevante para estas versões em HD existirem: são compatíveis com qualquer televisor que tenha aparecido na CES deste ano.

* Texto publicado no caderno de tecnologia da Gazeta do Povo