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Os usuários do portátil PSP e fãs de jogos de corridas tiveram que esperar por quase cinco anos para poder colocar as mãos na primeira aparição da popular série Gran Turismo, que chegou ao mercado no início do mês, no videogame. O título é uma das apostas da Sony para reaquecer as vendas de seu console, que já soma mais de 50 milhões de unidades vendidas, mas ainda precisa vender o dobro para chegar perto de seu único concorrente, o Nintendo DS.

O PSP passou por uma reformulação de hardware recentemente para melhorar sua posição no mercado. Além da mudança de design, ficou menor e mais leve, o fim da entrada para jogos físicos (na chamada mídia UMD) foi, certamente, o movimento mais ousado do ano em toda indústria. Com isso, a Sony tornou o portátil incompatível com o catálogo já lançado. O objetivo é que os jogadores passem a consumir diretamente na loja online da empresa através de uma conexão wi-fi. Para amenizar as perdas de quem já tinha comprados jogos e gostaria de ter o novo modelo, foi criada uma “promoção” que permitirá ter descontos em novas compras ou mesmo baixar gratuitamente um jogo caso seja comprovada a compra no antigo formato.

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Ainda em campanha de lançamento, a Sony informou que as vendas totais do PSP teriam aumentado 120 % logo após o anúncio do novo modelo, que chegou às prateleiras no dia 1º de outubro. As lojas, contudo, não confirmam o aumento. Na Europa, por exemplo, a rede ShopTo classificou como “morna” a chegada do PSPgo (o nome também mudou). “Estou 99% certo que ele irá falhar miseravelmente”, considerou Don McCabe, diretor administrativo do grupo Chips, maior rede de lojas especializada em jogos, em entrevista ao site GamesIndustry.biz.

Aí entra Gran Turismo que, junto com franquias de peso como FIFA, Need for Speed e Litlle Big Planet, tentará incentivar o consumidor a adotar como hábito comprar diretamente pela loja da Sony. Os jogos, no entanto, também estarão disponíveis no formato físico e com distribuição tradicional num primeiro momento.

Já na apresentação, a desenvolvedora Polyphony Digital deixa claro o motivo pelo qual Gran Turismo é considerado uma das melhores séries de automobilismo já feita. O vídeo de apresentação usa de maneira soberba um dos principais atrativos do portátil: a tela grande em formato widescreen. Carros reproduzidos fielmente, diversas pistas e física realística estão presentes. São mais de 800 modelos de veículos disponíveis das principais marcas automobilísticas, número maior do que qualquer versão anterior do jogo para os consoles de mesa. Alguns carros, inclusive, foram desenvolvidos especialmente para o game.

É a melhor experiência para os amantes de velocidade sobre quatro rodas que se pode ter em um portátil. O jogo impressiona por trazer 35 pistas nos mais diferentes tipos de terrenos, como asfalto, cascalho e gelo. Enquanto realiza um test-drive, no fundo da tela são apresentados cenários ambientados em circuitos de corrida da Alema­nha, Estados Unidos e Japão. Há três modos de jogo. Pode-se correr sozinho para faturar alguns troféus e dinheiro ou participar de campeonatos. Em “Driving Challenges”, há uma série de desafios propostos para melhorar o desempenho. Por último, está disponível a opção de desafios contra outros jogadores, por wi-fi ou via internet.

Um dos pontos fracos é a ausência do fator “danos”. Ou seja, quando o carro se envolve em um acidente não sofre deformações. Esta é uma das principais reclamações dos jogadores mais experientes, pois afasta um pouco o realismo de uma corrida de verdade. Outro ponto negativo foi os produtores não terem incluído um modo carreira, no qual poderia se desenvolver um personagem de maneira mais detalhada.

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Gran Turismo faz a diferença na biblioteca do PSP por oferecer um jogo com um bom acabamento gráfico e um acervo de carros impressionante. Porém, ainda não é o título que fará a Sony virar a mesa no mercado e turbinar as vendas.

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