| Foto:
CARREGANDO :)

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971) é um dos piores filmes de Stanley Kubrick. Na minha lista com certeza 2001 – Odisseia no Espaço (1968), Dr. Fantástico (1964), Lolita (1962), Guerra Feita de Sangue (1957) e O Iluminado (1980) entrariam na frente.

Só que é inegável, mesmo sendo inexplicável, o apelo que Laranja Mecânica tem com adolescentes em geral. É só ir em uma festinha indie para constatar: dezenas de jovens se vestem (ou tentam) como Alex, o protagonista. Alguns até andam com chapéu e, pasmem, bengala. Só falta começaram a usar as cuecas por fora da calça.

Publicidade

O filme é tão cultuado por este tipo de jovens que deu origem ao nome de pelo menos dois bares da “cena independente” em Curitiba. Não lembro de nenhum levar o nome de Rosselini, por exemplo.

Mas é fato que se trata de um bom filme. Várias cenas antológicas. Daí Malcolm McDowell cantou, sapateou, chutou e entrou na lista das melhores cenas musicais de filmes no blog. Detalhe que na relação inicial ele não aparecia. O comentário da leitora Ampélope, porém, deixou-me encafifado e repensei. Agora está aí.

Outros leitores sugeriram outras cenas:

Marie: Coloca do Antes do Pôr-do-Sol: “let me sing you, a waltz…”
Marina: No estilo “sou brega mas sou feliz”, vou de Dirty Dancing e, pensando em como se seduz uma mulher,vou de Perfume de Mulher.
Daniel: Coloca a Jeanne Moreau em Jules e Jim…
Marcos: A cena da Salma Hayek dançando com uma cobra em “Um Drink no Inferno” é inesquecível.
Gabriel: A Penelope Cruz dançando “kung-fu fightinhg” no filme Sem Notídias de Deus, acho que do Cuarón
Fabiane: Pode sugerir filme da Disney? 😉 Brincadeirinhas à parte, acho que a cena do jóquei em My Fair Lady (Ascott Gavotte) é sensacional, tanto pela música como pelo efeito visual.

E para você, quais são as melhores cenas musicais?

Publicidade