| Foto:

Da coluna Acordes Locais, publicada toda quarta-feira na Gazeta do Povo:

CARREGANDO :)

O “gente boa da melhor qualidade” Caio Marques (http://caiomarques.com/), ex-Bad Folks, lança um novo trabalho-solo neste mês, em Curitiba. Por enquanto, duas músicas já podem ser ouvidas no MySpace (http://www.myspace.com/caiomarques) ou no Trama Virtual). É o segundo disco do músico e compositor. O primeiro, lançado em 2006, leva apenas o nome do autor e foi todo feito pelo próprio artista, desde as composições até a execução das músicas. No primeiro, ele tem um jeito falado de cantar que destaca bem as boas letras, que funcionam como crônicas do cotidiano, mais para a prosa do que para a poesia. Neste segundo trabalho, pelas duas músicas que foram ofertadas na internet, as letras continuam com a mesma característica. Na faixa-título, há mais intervenções eletrônicas, mas sempre com um violão destacado e bem tocado, que se evidencia na segunda faixa, “Na Casa Não Mora Ninguém”.

Publicidade

O lançamento oficial do EP Cidade Vazia está marcado para o dia 23 de abril no James, em parceria com a Maamute Produções. Caio avisa que vai tocar acompanhado do velho parceiro DJ e baterista Felipe Akel e de Rafael Martins (Wandula, Bad Folks), tocando não a guitarra com a qual estamos acostumados, mas o baixo, com participação do guitarrista Kinho (Fox & Lady), em algumas músicas.

Curitiba, no entanto, não será a primeira a receber o novo trabalho. Perdeu para Nova Iorque. Lá, a rádio East Village (http://www.eastvillageradio.com) transmitiu, em fevereiro, no programa Sonzera Pura um pré-lançamento do novo álbum-solo de Caio Marques. O programa, como informa o próprio Caio, “é produzido pelos brasileiros Artur Raton, Fred Vannucci e Joel Stones, dono da loja de discos Tropicalia in Furs. O programa está no ar há mais de um ano e é dedicado a diversos gêneros da música brasileira, do samba à bossa nova, clássicos, beats obscuros dos anos 1970 e até lançamentos de artistas independentes”.

Waltel em partituras

Em novembro passado foi lançado um livro de partituras com os trabalhos de composição do violonista, arranjador, compositor e maestro paranaense Waltel Branco. A obra organizada pelo produtor cultural Alvaro Colaço e pelo músico Claudio Menandro. Reuniu 44 músicas de Waltel.

Publicidade

O livro foi enviado a dezenas de professores de violão e instrumentistas brasileiros e já começa a ter frutos colhidos. Colaço recebeu dezenas de agradecimentos daqueles que tiveram o livro em mãos. Os professores afirmam que repassarão as músicas para os alunos. Alguns intrumentistas garantem que vão colocar as músicas em seu repertório. O livro, portanto, cumpre a sua missão, de difundir a música de Waltel Branco pelo Brasil.