• Carregando...
Pedreira, Magaivers, Iso, Mixtape, Gentileza e Defenestrando
| Foto:

Da coluna Acordes Locais, publicada toda quarta-feira na Gazeta do Povo.

As notícias me atropelam. Fim de ano e pensei que tudo estaria mais calmo, mas que nada. Como em todo este 2010, a cena musical paranaense está bombando. Então, como tem muitas coisas acontecendo, vamos direto aos assuntos.

Pedreira

Foi muito legal o show pela reabertura da Pedreira em que 11 bandas – onde estavam vocês, meus amigos do Blindagem? – se apresentaram no palco das Ruínas São Francisco. Público bom, que enfrentou sol e chuva, e dançou e cantou e se divertiu.

Jacobloco abriu as apresentações em alto estilo com seu samba de polaco com muito batuque e algazarra. Gentileza, Supercolor, Rodrigo Lemos (com um delicioso protesto ao som de “Declare Independence”, um cover de Björk), Rosie and Me e Anacrônica (com o Bruno Sguissardi arrebentando dois amplificadores e tendo de plugar a sua ensandecida guitarra em linha na mesa de som) mantiveram o pique das apresentações em alta.

O vereador Johnny Stica (PT) e os demais organizadores voluntários do protesto-festa estão de parabéns.

A nova presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira, disse a este que vos escreve, que a Pe­­dreira “é um local importante para Curitiba” e que vai conversar com o prefeito Luciano Ducci pa­­ra tratar do que precisa ser feito para a reabertura.

A gente que acompanha, mesmo de longe, os shows internacionais, sabe que nos EUA e na Europa os espetáculos começam cedo e terminam cedo. Podemos adotar também esta prática para propiciar um acordo que permita a reabertura da Pedreira Paulo Leminski sem atrapalhar tanto a vizinhança.

Porém, Curitiba não é só Pedreira e tem mais gente dormindo por aí. Em todos os lugares do mundo grandes shows acontecem também em estádios de futebol. Aqui no Brasil, o São Paulo – exemplo de administração esportiva e o clube mais rico do país – é o que mais abre seu estádio, o Morumbi, para a promoção de espetáculos. Atlético e Coritiba deveriam aprender com o time paulistano a aproveitar melhor seus espaços e lucrar com isso.

Iso Fischer

Divulgação

O pianista, compositor e médico homeopata Iso Fischer faz show de lançamento do CD Valsa da Vida no sábado. O disco resgata o show de mesmo nome que estreou em 2006 e reuniu as composições de Iso gravadas pelo irmão Tato Fischer. A gravação aconteceu em uma apresentação ao vivo no Teatro Paiol, em Curitiba, em novembro de 2007. Desde então, Iso lutou para conseguir finalizar o CD tanto na parte técnica – com delicados ajustes em imperfeições durante a captação do show – quanto na financeira. Chegou a fazer uma campanha inédita pela internet junto aos amigos e admiradores do seu trabalho, que se cotizaram pa­­ra auxiliá-lo.

Agora, finalmente, o CD chega ao público com as condições técnicas necessárias. Para o show, além dos irmãos, estará presente a cantora e atriz Ana Clara Fischer, filha de Iso, que interpretará canções mais novas compostas por Iso, com novos parceiros. Também comparecerá o flautista Henrique Grunspun, de São Paulo, que, como Iso, é médico e músico, membro da or­­questra do Hospital Albert Einstein. Os dois foram colegas no curso de Medicina, na FMUSP.

O show Valsa da Vida será no Teatro Chloris Casagrande Justen (Centro Paranaense Feminino de Cultura – Rua Visconde do Rio Branco, 1.717), (41) 3232-8123, às 20h30 do dia 18. Ingressos a R$ 20 e R$ 10.

Gentileza

Gentileza e Móveis Coloniais de Acaju são bandas irmãs. Parecidas no som e na atitude transbordante nos palcos. Pois a curitibana e a brasiliense se encontram no domingo, para dividir o mesmo palco em Curitiba. Show que promete muitas emoções. Será no Espaço Cult (Rua Dr. Claudino dos Santos, 72, Largo da Ordem), a partir das 21h30.

Defenestrando

Fim de ano, hora do balanço geral. Pedi a colaboração aqui para que apontassem os destaques do ano em bandas, shows, discos, acontecimentos etc. Mas, como não era uma eleição, a adesão foi fraca. Continuo insistindo. Mandem suas sugestões. Mas a boa notícia é que o blog Defenestrando (www.defenestrando.com) está reunindo um time bom (com a minha exceção) para eleger o lançamento e o show do ano de 2010 em Curitiba. Só vale gente de Curitiba. Se vocês estão a fim de ajudar minha memória fraca, eu tenho de entregar duas listas com cinco indicações cada até a próxima segunda-feira. Então, apressem-se com as sugestões.

Magaivers

A banda Magaivers, que lançou o quinto disco e do qual falarei aqui no futuro, acaba de acertar a primeira tour pela América do Sul, que vai rolar em fevereiro de 2011 no Uruguai e Argentina.

Mixtape

Vocês já sabem que a Mixtape vi­­rou um duo, já lançou o single “Eu Uso”, que ganhou um belo videoclipe e foi para a programação da MTV, onde elas já participaram do programa Acesso MTV. Pois Pris e Helen fazem show para mostrar esta nova fase no Era Só o Que Faltava, domingo, a partir das 18 horas. A considerar o single e a transformação para duo, o som está bem mais tecno, mas é preciso ouvir mais. Boa sorte, garotas, pois talento vocês têm.

——

Estou com a sensação de que tem alguém me seguindo: twitter.com/sobretudo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]