• Carregando...
Sinewave Festival volta a Curitiba nesta sexta
| Foto:

Chegou em cima da hora e eu estou sem tempo. Então vai aí o material de divulgação para a imprensa que recebi. Assim no bruto mesmo:


VI SINEWAVE FESTIVAL
O CONTEXTO E O BARULHO

Está na Wikipedia: “No senso comum, a palavra ruído significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. (…) Na Teoria da informação, o ruído é considerado como portador de informação”. Faz sentido. Da mesma forma que o silêncio é informação dentro de um contexto sonoro, o ruído pode ser considerado uma subversão desse mesmo contexto que se convencionou a chamar de “certo”. O ruído é nada mais que um manifesto estético – o “errado”, o contrário, o desafio.

Daí que o Sinewave Festival, já na sua sexta edição, desembarca novamente em Curitiba com parte do seu ruidoso casting. Em janeiro deste ano, quando o Jokers recebeu as locais This Lonely Crowd e Black Sea, as paulistanas Herod Layne e Duelectrum e os gaúchos do Loomer, havia eletricidade no ar, o suficiente para te jogar contra a parede.

Novamente no palco do Jokers, sobem o lavalsa (PR) mostrando seu indie-shoegaze de refrãos ganchudos e assobiáveis, o This Lonely Crowd (PR) mostrando seu arsenal pronto para uma eventual guerra de guitarras, o Herod Layne (SP) alternando introspecção com caos, e o ruído/mm (PR), cujo nome de batismo já carrega literalmente o manifesto sonoro.

Quatro bandas portando informação em diversas formas e volumes. Música feita a partir do barulho, ou o barulho em forma de música. Porque tudo, afinal, é contexto.

ruidopormilimetro.com/
RUÍDO/MM Uma das principais bandas de post-rock do país. Com influências que vão das trilhas sonoras de Morricone até mariachis, o ruído/mm (assim mesmo, em minúsculas) apresenta seu recém-lançado álbum Introdução à Cortina do Sótão, provável figurinha fácil nas listas de melhores do ano.

Formação:
André Ramiro (guitarra), Giovani Farina (bateria), Rafael Panke (baixo), Ricardo Pill (guitarra), Sergio Liblik (piano, escaleta)

Discografia:
– Introdução à Cortina do Sótão (2011)
– A Praia (2008)
– Série Cinza (2004)

herodlayne.bandcamp.com
HEROD LAYNE Cria direta de Mogwai, Godspeed You! Black Emperor, Explosions in the Sky e Sonic Youth, o agora quarteto é figura certa e manjada nos porões barulhentos da capital paulista. A experiência internacional, adquirida em uma miniexcursão pelo Canadá em 2009, fez da Herod um dos shows mais bem azeitados do subterrâneo paulista.

Formação:
Sachalf (guitarras), Elson Barbosa (baixo), Lippaus (guitarras), Johnny (bateria)

Discografia:
– Absentia (2010)
– Sealand Fire (EP, 2009)
– In Between Dust Conditions (2008)
– Walking the Valley (EP, 2008)

myspace.com/thislonelycrowd
THIS LONELY CROWD Redemoinhos de guitarras varrem canções sobre contos de fadas com lascas de lisergia. As referências do pós-rock e do shoegaze rasgam os autofalantes nos álbuns lançados pela banda. Alguém já os classificou como Slowdive + Smashing Pumpkins. Aguarde e confira. Os codinomes dos integrantes foram extraídos de histórias de Lewis Carroll.

Formação:
Tweedledum (guitarra), Tweedledee (guitarra), Humpty Dumpty (guitarra, voz), Jabberwock (bateria), Red Queen (baixo, voz)

Discografia:
– Some Kind of Pareidolia (2011)
– Entangled Chaos (EP, 2010)
– EPhemeris (EP, 2010)
– An Endless Moment Everyday All the Time (EP, 2010)

myspace.com/lavalsa
LAVALSA Com influências de indie rock, shoegaze e de guitar bands clássicas dos anos 90, o lavalsa (outra banda grafada em minúsculas) é uma das principais promessas do andar de baixo do rock curitibano. Apenas um EP no currículo? Quem disse que isso é problema? Espere um set sangrento, com refrãos ganchudos e um maremoto de guitarradas no talo.

Formação:
Luís (voz, baixo), Aline (guitarra) Paulo (guitarra), Ricardo (bateria)

Discografia:
– lavalsa (EP, 2011)

Ouça: “She Floats”

SERVIÇO

VI SINEWAVE FESTIVAL
02 de dezembro de 2011
À partir das 21h
ruído/mm, Herod Layne, This Lonely Crowd, lavalsa
Discotecagem: Karen Koltrane Radio

JOKERS
Rua São Francisco, 360, Centro, Curitiba, PR
R$ 15 (antecipado) e R$ 20 (na porta)

Ingressos antecipados:

Itiban Comic Shop – Av. Silva Jardim, 845, Curitiba-PR. Tel (41) 3232-5367

Galeria Lúdica – Rua Inácio Lustosa, 367, São Francisco (próx. ao Shopping Muller) Curitiba-PR. Tel (41) 3024 8114

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]