• Carregando...
Final de ‘gala’
| Foto:
Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Treino da equipe do Bairro Alto no estádio Pedro de Almeida: briga pelo bicam­peo­nato

A suburbana 2012 terá uma decisão em grande estilo hoje, com direito à presença de 24 ex-atletas profissionais nos elencos dos finalistas – além de outros na comissão técnica.

Ídolos por atacado tanto no Iguaçu como no Bairro Alto, que poderão ser revistos pelos torcedores no estádio do Trieste, em Santa Felicidade, a partir das 16 horas. Craques do passado que ainda continuam fazendo sucesso com a bola, só que desta vez pelo futebol amador curitibano.

A equipe da colônia italiana tem no elenco mais de uma dúzia de jogadores com passagens por equipes profissionais. Entre eles, antigos adversários, hoje do mesmo lado: como Luisinho Neto (ex-Atlético), Laércio e Flávio (ex-Coritiba) e Vilson, Luciano, Hideo, Emerson, Piter e Marlon (ex-Paraná). O comando está a cargo do treinador Juninho (ex-Colorado) e do preparador físico Luizinho (ex-Coritiba), que fazia parte do elenco do Coritiba na conquista do Brasileiro em 1985.

O Bairro Alto conta com a experiência de campeões brasileiros: Rogério Correa, Alex Mineiro e Marcão ajudaram a construir a campanha do título nacional do Atlético em 2001 e esta tarde tentam garantir o bicampeonato ao Bairro Alto.

Apesar de a transição natural ser dos profissionais para equipes amadoras após a aposentadoria, o inverso também acontece. Alguns dos finalistas de hoje receberam propostas para deixar a Suburbana e voltar a competir profissionalmente.

O zagueiro Flamarion, do CABA, é um deles e garante estar na mira de equipe para jogar bem mais que apenas nos fins de semana. “Estou estudando algumas propostas. O que está pesando é ficar longe da família”, contou o zagueiro, de 36 anos.

Pelo time do Iguaçu, a bola da vez é o zagueiro Douglas, de 28 anos, que jogou em clubes do interior do Paraná e voltou às suas origens no amador. “Recebi alguns convites e estou avaliando, só vou decidir após a decisão”, afirmou o jogador.

Esta mescla de amadores e ex-profissionais serve de chamariz aos olheiros na capital. Cláudio Marques, ex-zagueiro que marcou história no Coritiba e foi responsável por lançar o meia Alex no elenco principal do clube, tem a missão de observar jogadores nos campos da Suburbana. Marques é uma espécie de caça-talentos, garimpando atletas durante os jogos em Curitiba. O objetivo é abastecer o Fast Clube, de Manaus, clube que ele treinará em 2013. “O atacante Alex Mineiro, do CABA, e o zagueiro Flávio, do Iguaçu, são duas opções e a negociação com eles está bem encaminhada. Vou aguardar a decisão do amador para definir quem vai vestir a camisa do Fast Clube no próximo ano”, concluiu o treinador.

Tudo igual

A vitória do Iguaçu sobre o Bairro Alto, no último sábado, devolveu o placar de 2 a 1 da primeira partida e empurrou a decisão para o terceiro e último confronto. Ambas as equipes alvinegras não levam vantagem e em caso de empate nos 90 minutos, haverá prorrogação e, se houver nova igualdade, o título será definido nos pênaltis. O Iguaçu tenta encerrar um jejum de 20 anos na fila sem conquistar um título na competição. O Bairro Alto é o atual campeão e vai em busca do bicampeonato. O Iguaçu não poderá contar com o zagueiro Flávio, suspenso. O Bairro Alto terá o desfalque do meio-campo Orlei, expulso. O meia Massai, um dos destaques da equipe, retorna ao time após efeito suspensivo.

6 jogadores

Esse foi o pacotão de reforços que o Iguaçu contratou exatamente do rival Bairro Alto, no início da competição. Chegaram Vilson (goleiro), Douglas (zagueiro), Luizinho Netto (lateral-direito), Hideo (meia), Emerson (volante) e Franco (atacante). “Tenho um bom relacionamento com vários jogadores, firmamos uma parceria e eles vieram assinar e reforçar o elenco do Iguaçu neste ano”, explicou o técnico Juninho. Dos reforços, o goleiro Vilson foi decisivo na semifinal contra o Santa Quitéria, na casa do adversário. Após a prorrogação, o ex-goleiro do Paraná defendeu dois pênaltis levando o Iguaçu à tão sonhada final.

O Bairro Alto teve todo elenco modificado nesta edição. Restaram apenas dois atletas do ano passado: Massai e Orlei. Ainda assim, a equipe manteve o bom rendimento e busca o segundo título consecutivo.

Local da final:

Estádio Francisco Muraro, do Trieste
Endereço: Rua professor Francisco Zardo, 790. Horário: 16hs

Programação😮 evento começa às 13h30,com a preliminar entre Uberlândia e Caxias, que fazem o segundo jogo, com vantagem do empate para o Uberlândia, que venceu o jogo de ida por 4 a 3. Antes do jogo principal às 16hs, um grande show de fogos de artifício será realizado para receber os jogadores de Iguaçu e Bairro Alto ao entraremm em campo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]