• Carregando...

O fim do ano está chegando e muita gente já programou suas férias. Nas empresas, isso implica em planejamento e organização.

Primeiro, quero lembrar que as férias são necessárias não apenas para a saúde do trabalhador, mas também para seu desempenho. Quem está cansado, estressado, não pode render todo seu potencial. Há profissionais que temem as férias, pensando que podem ser substituídos no período. Infelizmente, isso acontece em alguns lugares. As empresas aproveitam a saída do funcionário para testar opções e descobrir novos talentos. Tem certa lógica, mas claro que não é justo. Adotar essa prática vai muito dos valores da companhia e das chefias. Por outro lado, quem trabalha não pode perder o merecido descanso por conta disso. Então, o melhor é confiar no seu trabalho e ir em frente com as férias.

Na hora de deixar o trabalho temporariamente, são necessários certos cuidados. Veja então algumas dicas

1 – Faça uma lista das suas prioridades antes das férias. Tudo o que precisa ser resolvido e encaminhado. Dedique-se a isso

2 – Prepare seu substituto, informando as rotinas do trabalho. Convém deixar uma planilha com procedimentos necessários no período, ações em andamento, prazos e contatos daqueles que precisam estar a par dessas atividades.

3 – Em seu e-mail empresarial, coloque um aviso automático informando sobre as férias e com quem é possível resolver as questões na sua ausência.

4 – De vez em quando, acesse seu e-mail e a internet durante as férias e veja se há alguma novidade relevante no mercado ou na empresa. Assim quando voltar você não vai ficar surpreso ou parecer desatualizado.

5 – Para que o retorno seja mais tranquilo, elabore antes de sair uma lista de ações para a primeira semana depois das férias. Assim, você não perde tempo, pois todo mundo demora um pouco para “entrar no clima” do trabalho depois dos dias de folga.

Principalmente, aproveite suas férias e tenha bons momentos. Isso vai recarregar suas energias para mais um ano de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]