| Foto: Shutterstock
Ouça este conteúdo

Gestores da área de recursos humanos, bem como lideranças em diferentes níveis, necessitam lidar com desafios contemporâneos. Esta é, aliás, uma prerrogativa para quem está à frente desses postos. Com o advento da pandemia, diria eu que um dos pontos que é preciso ficar atento junto à equipe, nos dias de hoje, é a presença da ansiedade na vida das pessoas.

CARREGANDO :)

Recentemente li um artigo que traz dados bastante preocupantes em relação ao tema. Segundo informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), existe uma estimativa de que o transtorno de ansiedade atinja diariamente mais de 70% dos colaboradores de uma empresa.

Quem já identificou por si só que sofre de ansiedade sabe o quanto é difícil lidar com o transtorno. Os reflexos são muitos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. E é claro que isso tende a impactar no rendimento, produtividade e até na qualidade do trabalho desenvolvido.

Publicidade

Se temos um tema delicado em mãos, então, fica o alerta às empresas para que comecem a jogar luz sobre este assunto: como está a saúde mental de sua equipe, principalmente neste período de pandemia? Soma-se a isso o fato de que em algumas companhias o trabalho segue sendo realizado a distância, o que dificulta mais a identificação do problema. Cabe aos profissionais de recursos humanos ajudarem a buscar essas respostas, bem como sugerirem um caminho a ser trilhado conforme a cultura da empresa.

Encontrada a linha mestra, é momento de formar gestores para que também consigam identificar casos em suas equipes e a orientá-las na forma de agir - lembrando que a própria liderança não está livre de sofrer deste mal.

Dependendo do grau que se identifique a ansiedade ou o transtorno mental de colaboradores, o ideal é ter o apoio de profissionais especializados neste assunto. Eles poderão ajudar as pessoas de forma técnica, pautada na saúde. Porém, outros programas internos também podem contribuir para incentivar as pessoas a se automonitorarem e a se perceberem envoltas em ansiedade.

Esse é um tema contemporâneo que deve estar na agenda de todas as empresas que valorizam suas equipes. Pessoas saudáveis trabalham mais felizes e vibram com os resultados junto a suas equipes e companhias. Pense nisso!