• Carregando...

Atualização profissional é um tema recorrente quando se fala de carreira. Isso porque o mercado atual é competitivo e muda rapidamente, assim como as exigências das organizações. Os profissionais têm se preocupado cada vez mais em estar atualizados e procurado as ferramentas mais adequadas para atingir o nível desejado de atualização diante do mercado. Mas o que precisamos aprender? O que o mercado quer de nós nessa enxurrada de informações e que tempo temos disponível para esse aprendizado? É aí que chegamos à seguinte conclusão: para se atualizar é preciso aprender constantemente. Aliás, mais que isso: aprender a aprender.

Aprender a aprender é encontrar a melhor maneira de entender algo novo. Foto: Shutterstock

Aprender a aprender é encontrar a melhor maneira de entender algo novo. Foto: Shutterstock

 

Aprender a aprender vai além do simples entender algo sobre o qual não se sabia nada antes. É encontrar a melhor maneira, para si próprio, de entender algo novo. Para que isso ocorra, é preciso que cada qual encontre sua maneira de adquirir entendimento e conteúdo e isso depende de autoconhecimento. Duas mesmas pessoas podem fazer o mesmo roteiro turístico, cada qual tirará seu próprio aprendizado, pois os desejos, motivações, ambições e necessidades de cada indivíduo, bem como sua personalidade, influenciam no processo de aprendizagem.

O mundo é mais ágil, as redes de como as informações fluem são outras, por isso, mais do que nunca precisamos aprender a aprender, ter o olhar atento a situações triviais que podem nos remeter a algumas novas soluções. Explico isso porque muitas vezes os profissionais se batem com a falta de tempo para ampliar seus conhecimentos por meio de ensino formal, mas perdem a oportunidade de aprender em uma reunião, uma viagem, um filme, uma peça de teatro, enfim, no dia a dia que está inclusive ao alcance de sua agenda diária.

Precisamos valorizar esse tipo de aprendizado. No atual contexto de nosso mundo globalizado, aprender deixou de ser próprio de uma época de vida escolar para passar a ser um processo permanente de aprendizagem, pois aprender supõe desenvolver novas formas de enxergar um mesmo problema e desenvolver novas respostas e oportunidades para a vida. Trocando em miúdos, precisamos na vida adulta nunca deixar de ser curiosos como éramos quando criança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]