CARREGANDO :)

Primeiro, faça um trabalho muito bom, acima da média, e esteja disponível para aprender e fazer ainda mais. Segundo: mantenha um bom relacionamento com seus pares, subordinados, superiores e, externamente, com clientes e fornecedores da empresa, de acordo com a área em que ela atua. Pessoas que reúnem essas duas qualidades – ótima produtividade e ótimo relacionamento – são geralmente as últimas a serem demitidas.

Além disso, fique atento a detalhes. Chegue no horário, se possível fique depois. Mostre-se, assim, interessando em contribuir. Motive seus colegas de trabalho a pensar melhor e diferente, a serem mais produtivos e proativos. Assuma assim o papel de líder – mesmo que informalmente – demonstrando vontade de modificar a situação difícil pela qual pode estar passando a empresa.

Publicidade

Há situações, porém, que não podem ser modificadas, como, por exemplo, se a empresa falir. Ou se a crise apertar. Esteja preparado. Na pior das hipóteses, se você perder seu emprego, deixe as portas abertas. Peça cartas de recomendação e não fale mal de onde trabalhou, isso não pega nada bem. Não desanime e não se deixe contaminar pelo clima de desânimo em que estão mergulhados muitos trabalhadores e empresários. Faça o inverso. Pense com otimismo. Não quero dizer para deixar de perceber o que acontece, mas sim ver a realidade pelo melhor ângulo. Otimismo é fundamental para ir em frente e conquistar um novo espaço no mercado de trabalho.