• Carregando...
Conquiste a sua vaga temporária
| Foto:

É hora de falarmos de ‘trabalho temporário’. Essa pauta faz parte do cardápio de fim de ano e consegue saboreá-lo quem primeiro se preparar para o período. Para o último trimestre deste turbulento 2020, a estimativa é que 400 mil vagas sejam criadas em todo o país com esse perfil, puxadas principalmente por postos na indústria e comércio. O levantamento é da  Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).

Para você que deseja conquistar uma dessas oportunidades, indico fazer alguns exercícios para ser assertivo em seu alvo. Se sabemos quais os setores mais vão empregar, então vamos tentar mapear quais as vagas tendem a surgir. Exemplo: entregadores de produtos, manobrista, atendente de turismo, lojas e garçons, e por aí vai.

Feito isso, faça uma busca das empresas ou estabelecimentos os quais você gostaria de trabalhar. Comece com aqueles próximos de sua casa e os quais facilitam seu acesso, evitando longos percursos nos meios de transporte. Se a empresa tiver setor de recursos humanos, foque nele. Se não tiver, tente conversar diretamente com o responsável.

Vamos para o currículo. Para o período, invista em algo mais direcionado. Demora um pouco, mas costuma ser mais eficaz. Se desejar, pode deixar explícito que você só quer prestar serviços temporários. Para tanto, informações básicas não podem faltar, como telefone, perfil na rede social e endereço. Nele ainda expresse quais as áreas e cargos os quais sua atividade pode vir a ser útil, e por fim fale de suas qualificações e aptidões. Pronto. Com ele em mãos comece imediatamente a fazer a entrega. Se não tiver retorno, sugiro insistir por uma ou duas vezes até que uma resposta positiva ou negativa você tenha daquela empresa.

Por fim, um recado para você, doméstico, que presta serviços para manutenção de casas, jardins e nos lares como diaristas. Lembrem-se o quanto o trabalho de vocês é essencial. A quarentena deste ano mostrou isso a quem não sabia. O trabalho para a manutenção de uma casa é árduo.

Como a demanda por esses serviços é alta neste período, sugiro a vocês o seguinte: monte uma tabela com as datas mais próximas das festas de fim de ano, quinze dias de antecedência do Natal é o suficiente. Na sequência, envie essa tabela para aqueles clientes esporádicos que costumam contratar seu serviço e peça para ele reservar espaço na sua agenda. E por último, não tenha receio, você pode cobrar um pouco a mais em sua diária quando comparada aos períodos comuns do ano. A demanda permite isso. É a lei da oferta de procura e todos precisamos começar a entender que a atividade doméstica é uma prestação de serviços e não um favor que o ‘patrão’ está fazendo ao ‘empregado’, dando aquela oportunidade. Da mesma forma o empregado deve entender que o seu trabalho precisa ser feito com zelo e a contento de quem o está contratando.

Siga essas dicas e fico na torcida por ótimas oportunidades a todos neste fim de 2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]