i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Talento em Pauta

Foto de perfil de Talento em Pauta
Ver perfil

Home office em tempos de epidemia

    • 09/04/2020 14:55
    Home office em tempos de epidemia
    | Foto:

    Muitas vezes abordei aqui nesta coluna a questão do trabalho ‘Home Office’, ou o trabalho feito de casa. Chegamos até a falar que o termo já havia evoluído nos últimos tempos, e evoluiu é claro, para ‘Trabalho à Distância’, porque não necessariamente você precisa fazê-lo de casa, mas executá-lo de onde quer que esteja.

    Porém, com o advento da pandemia do coronavírus, o mercado de trabalho virou de pernas para o ar. Muitas empresas e empregados que nunca pensaram em trabalhar diretamente de casa e agora o estão, precisarão entrar em uma rotina.

    Como o momento exige, quero na coluna de hoje, relembrar dicas importantes para você que  está  vivendo esta situação, trabalhando em casa. Antes disso, primeiramente, vamos recapitular no perfil dos profissionais que trabalham em casa, por opção, e que já vinham fazendo suas atividades mesmo antes do aparecimento da COVID-19.

    Quem faz Home Office, geralmente, é um profissional com grande capacidade de autogerenciamento de suas atividades. Essa pessoa tem  uma aptidão para realizar trabalhos de rotina solitariamente – sem a presença de colegas ao lado. Outro ponto a se destacar é que esse colaborador tem grande grau de concentração, não se importando com o que acontece ao seu redor durante a execução de suas atividades. E, por fim, esse profissional precisa ser seguro e altamente capacitado tecnicamente.

    Obviamente, as empresas não poderão exigir que todos que estão em home nos dias de hoje tenham todas essas características em seu currículo. Contudo podem orientar seus colaboradores a seguirem essas regras de ouro, e passado esse período, estar com a rotina da empresa em dia, ou pelo menos encaminhada ou organizada.

    Dicas

    - Planejar o dia de trabalho, buscando definir uma rotina diária daquilo que é preciso fazer;

    - Prepare-se para ir ao trabalho. Nada de pijama, bermuda ou qualquer outra roupa que não seja do seu dia a dia, ou ao menos próximo daquilo que você usa;

    - A rotina de higiene pessoal, barba, banho, cabelo. Tudo aquilo que você faz, continue a fazer. Até porque, convenhamos, você pode vir a fazer um vídeo, conversar com clientes pelos aplicativos e não pode mostrar uma imagem de desleixo, se isso ocorrer seu trabalho pode soar desleixo da mesma forma;

    - Planeje intervalos a cada duas horas. Isso é importante para arejar, recuperar as energias e também a capacidade de concentração e criatividade;

    - Comece seu dia de trabalho sempre pelas tarefas mais complexas, pois na medida que o dia vai se desenrolando, seu pique vai diminuindo e se deixar para traz aquilo que já é difícil, ficará ainda mais árduo ao final do expediente;

    - Cada casa é uma casa, mas tente encontrar um espaço que seja confortável para você, em que exista pouco barulho, boa luminosidade e bons móveis ergonomicamente falando;

    - Combine os horários com toda a família e tenha muito foco naquilo que deseja produzir.

    São dicas básicas, mas que ajudarão o profissional a passar com mais tranquilidade esse momento de isolamento social. Boa leitura!

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.