O que as empresas precisam, gostam e exigem atualmente de seus colaboradores? Não tenha dúvidas de que buscam por indivíduos independentes, capazes de inovar e com análise crítica.

CARREGANDO :)

Mas, de certa forma, isso pode ser um paradoxo. As empresas são organizações e necessitam de regras, padrões e fluxos, e a independência, normalmente, faz com que o indivíduo não seja dependente de ordens, de sistemas e rotinas.

Publicidade

É fato que uma empresa exige processos, não importa se a produção for intelectual, de bens e serviços, alimentos. Os métodos devem ser bem definidos e eficientes. Então, como um indivíduo independente consegue permanecer em uma organização?  Este que é o grande segredo: como sair da rotina e ao mesmo tempo se manter e trabalhar nela.  O cidadão apto a realizar este desafio, habitualmente, tem um grande sucesso.

As pessoas que têm esta capacidade de se manter independentes para analisar, revisar processos e cumprir  também as rotinas, são aquelas que também terão a maior demanda do mercado.

A independência é exatamente o inverso da dependência que se tem em relação ao seu subordinado, e muitos indivíduos não são promovidos porque o chefe não abre mão daquele funcionário. Essa dependência, às vezes, ocorre nas duas direções do chefe em relação ao subordinado. Ou, na maioria das vezes é o inverso, pois é o subordinado que depende inteiramente do gestor, que neste caso pode ser muito centralizador e não permite que a pessoa tenha liberdade para se expressar.

O mercado busca profissionais que trabalham com a chamada independência relativa, ou seja, pessoas ao mesmo tempo inovadoras e que conseguem manter a rotina, muitas vezes não gostando, mas seguem firmes nos processos. É isso que leva a organização a se reinventar, enfrentar o mercado, os concorrentes.

Profissionais com este perfil são pró ativos, efetivamente se engajam na função e no trabalho e se apropriam da organização.  Esta independência o leva a pensar como empresário, como se fosse o dono da empresa. E ele como proprietário, age e trabalha da forma como gostaria que aquele negócio fosse.

Publicidade

Esses indivíduos também têm absoluta consciência de que é necessário manter os fluxos, os quais não poderão ser alterados. Muitas vezes é possível inovar sem modificar um processo. Estas contribuições são altamente positivas nas organizações.