• Carregando...

 No passado, a percepção era de que um funcionário devia entrar numa empresa e permanecer nela pelo máximo de tempo, até se aposentar. Essa era uma ambição comum. Hoje as pessoas têm mais informação, as práticas de gestão são conhecidas além das fronteiras, a comunicação é instantânea e quase global. Diante disso, é natural que os profissionais queiram estar em empresas melhores, mais modernas e que proporcionem mais vantagens.

Se antes, ao longo de uma vida profissional de 30 anos, uma pessoa tinha em média dois a três empregos – o que conferia uma aura de estabilidade e de lealdade organizacional – hoje as mudanças são necessárias e, inclusive, desejáveis. O ciclo mais comum atualmente é de cinco anos, sendo que normalmente o profissional leva cerca de três anos para atingir todo o potencial num cargo.

Não há como negar que um funcionário estável custa menos para a empresa. O turn over representa gastos com recrutamento, com treinamentos e com eventuais erros que o novo colaborador possa cometer. Porém, a maioria dos empregadores considera razoável profissionais que trocam de emprego a cada três a cinco anos. Há, inclusive, aqueles que preferem a troca. São as que não buscam experiência, mas o potencial do colaborador.  Especialmente em áreas em que é preciso sempre apresentar novas visões, procedimentos ou criações, o turn over é bem grande. Veja o caso de agências de publicidade e marketing.

Existem, é claro, caso extremos, de pessoas que trocam de emprego a cada seis meses ou um ano. As empresas, em sua maioria, vêem esse profissional com certa relutância, como alguém inconstante ou que não quer assumir responsabilidades. A esses profissionais, minha recomendação é que procurem empresas que considerem isso um valor cultural ou mesmo uma vantagem. Onde a inquietação seja valorizada, bem como a busca por desafios e a renovação constante do pessoal. Há sempre uma possibilidade, só é preciso procurar no lugar certo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]